Capa da Publicação

Fruits Basket: Qual o significado por trás do título do anime?

Por Nick Narukame

Apesar de seu remake ter sido recente, Fruits Basket é originalmente um mangá de 1998 que é tido por muitos como um dos clássicos dos shoujos. Mas, você já parou para se perguntar qual o significado por trás do título da obra? A metáfora por trás dele é bastante profunda!

Obviamente, o título não se refere a um “cesto de frutas” literal. O nome faz referência a uma brincadeira jogada pela protagonista Tohru em sua infância e que é muito popular no Japão.

No jogo, os participantes recebem nomes de frutas e o jogador no centro da roda deve chamar dois nomes de frutas para a brincadeira. Na história, Tohru recebeu para si o nome de “onigiri”, um bolinho de arroz japonês que, obviamente não é uma fruta. Dessa forma ela nunca era chamada e nunca participava da brincadeira.

Tohru, a protagonista e Yuki Sohma.

O destaque dado a essa brincadeira no nome da série simboliza o quão solitária Tohru era durante toda a sua vida e como ela nunca poderia fazer parte da família Sohma efetivamente. Pode-se notar que cada um dos membros do clã marcado pelos signos do zodíaco chinês possuía sua representação animal bem marcada nas páginas da obra, enquanto Tohru seguiu sempre representada pelo onigiri rejeitado.

Dessa forma, “Fruits Basket” (ou apenas Furuba, como é conhecido pelos fãs), significa muito mais que “cesto de frutas”. Representa um estado de exclusão pelo qual a protagonista passa e todo o seu esforço para, ainda assim, fazer parte do cesto, mesmo sendo sempre um onigiri entre frutas.

Mas e você? Sabia dessa curiosidade? Divida com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Nick Narukame

Graduada em Letras pela UFF, moradora do fim do mundo, escritora amadora e cosplayer sem talento. Dotada com o superpoder de fazer as piadas mais sem graça da face da terra. Se quiser alimentar, dê chocolate. || @narukamenick