Após recusa inicial, Framboesa de Ouro decide remover prêmio que criticava Bruce Willis

Capa da Publicação

Após recusa inicial, Framboesa de Ouro decide remover prêmio que criticava Bruce Willis

Por Chris Rantin

Os fãs de Bruce Willis foram surpreendidos com a triste notícia da aposentadoria do ator, diagnosticado com afasia — transtorno que dificulta a comunicação. A princípio, a Framboesa de Ouro, premiação zoeira que celebra o pior do Cinema, se recusou a remover o prêmio que criticava Willis. Mas nesta quinta (31), a organização decidiu voltar atrás e anular a categoria.

Em 2021, Willis lançou oito filmes, nenhum deles sendo elogiado pelos críticos ou fãs. Segundo especulações, a performance do ator já estava sendo afetada pela afasia, o que explicaria suas escolhas de projetos. Entretanto, por conta da quantidade de filmes que o ator apareceu, a Framboesa de Ouro decidiu criar uma nova categoria chamada de Pior Atuação de Bruce Willis em 2021.

Após a notícia sobre a condição de Willis, o perfil oficial da premiação disse:

“A Framboesa realmente sente muito pelo diagnóstico de Bruce Willis. Talvez isso explique porque ele queria terminar tudo com um estouro em 2021. Nossos sentimentos para Bruce e sua família.” 

Em seguida, após inúmeras críticas dos fãs pela insensibilidade do prêmio, os organizadores explicaram que a categoria foi feita especificamente para 2021, sem a intenção de continuar nos outros anos. Eles ressaltaram, inclusive, que o prêmio foi dado antes que a situação de Bruce Willis fosse exposta ao público.

Bruce Willis em Cosmic Sin, filme que venceu o Framboesa de Ouro.

Diante das críticas, especialmente ao trecho que dizia que Willis queria “terminar tudo com um estouro“, o perfil oficial do Framboesa de Ouro não recuou e optou por não deletar a postagem original.

Falando com o The Wrap, a organização do prêmio tentou se justificar novamente, criticando mais uma vez os filmes que o ator participou em 2021:

“Quem cuida dos projetos de Willis provavelmente não deveria ter permitido que ele fizesse tantos trabalhos em tão pouco tempo, especialmente se eles estivavam cientes da sua situação. Em defesa de Willis, seus representantes deveriam ter ficado de olho no seu legado.”

Porém, a postura da organização mudou drasticamente nesta quinta, após uma enxurrada de críticas nas redes sociais. O grupo foi ao The Wrap mais uma vez anunciar que, após refletir sobre a situação, o Framboesa de Ouro retiraria a categoria e o infame prêmio de Bruce Willis.

“Depois de muito refletir e considerar, a Framboesa de Ouro tomou a decisão de rescindir o prêmio dado ao Bruce Willis, devido ao seu diagnóstico recentemente divulgado,” declara um comunicado pelos co-fundadores John Wilson e Mo Murphy. “Se a condição médica de alguém afeta suas decisões e/ou sua performance, nós reconhecemos que não é adequado premiá-los com um Framboesa de Ouro.”

Veja também: