Como seria o filme cancelado do Batman com Ben Affleck?

Capa da Publicação

Como seria o filme cancelado do Batman com Ben Affleck?

Por Junno Sena

Cancelado antes mesmo de poder ter um filme solo, o Batman de Ben Affleck teve uma participação importante na formação do Universo Cinematográfico da DC. Agora, com o lançamento próximo da adaptação protagonizada por Robert Pattinson e Zoë Kravitz, além do retorno de Michael Keaton em The Flash, os fãs se perguntam como seria o desenvolvimento dessa versão do Homem Morcego de Zack Snyder, apresentada em Batman v Superman e Liga da Justiça.

Uma breve linha do tempo

Ben Afleck em Batman v Superman

E essa história deu início com dúvida. Entre o elenco apresentado inicialmente para compor o universo da DC, Ben Affleck foi o que carregou maiores questionamentos da comunidade. Desde seu porte físico até sua carreira foram motivos para ficarem com um pé atrás com sua performance. Mas, com problemas de roteiro, direção e produção à parte, a inserção do ator no universo dos heróis foi bem recebida.

Tanto que um filme solo do Batfleck, carinhosamente apelidado, havia sido anunciado em 2016 pelo então CEO da Warner Bros. Kevin Tsujihara. Nesse meio tempo, Affleck reprisou seu papel em Esquadrão Suicida, dirigido por David Ayer e após isso, o ator e diretor iria dirigir, estrelar e co-escrever, com Geoff Johns, um novo filme solo de Bruce Wayne.

Mas, a saída de Snyder do projeto da Liga da Justiça, somada a entrada de Joss Whedon e sua recepção negativa no cinema mudaram a perspectiva de um futuro filme do Batfleck. Durante dois anos, as dúvidas do que seria feito com o personagem pairaram na mente dos fãs e, em 2019, foi anunciado que Robert Pattinson daria vida a um novo Bruce Wayne no cinema.

O motivo de Affleck deixar o projeto

Imagem promocional do Snydercut

Isso tudo enquanto Affleck já possuía um rascunho inicial do roteiro em mãos. Ao mostrar para sua equipe, o ator se deparou com duas coisas: (1) de fato, era um roteiro bom e (2) que a pressão em ser o Batman novamente, junto do trabalho intenso que havia sido vivê-lo em Liga da Justiça era demais para ele.

“Eu mostrei para algumas pessoas o roteiro de The Batman”, explicou para o The New York Times. “E eles disseram, ‘Acho que é um bom roteiro, mas também acho que você vai acabar se matando se passar novamente por tudo isso de novo'”.

Como seria o filme?

Com a adaptação da Liga se tornando um dos principais motivos para deixar o projeto para trás, quem acabou dando alguns relatos sobre como seria o filme solo de Bruce não foi Affleck, mas Joe Manganiello, que daria vida a Deathstroke no filme. Estando em uma das cenas pós-creditos do Snyder Cut, o ator deu um breve resumo de como o longa seguiria com a história do Batman:

“Seria um filme bem sombria em que Deathstroke seria como um vilão de filme de terror, tentando virar a vida de Bruce de cabeça para baixo”, disse Manganiello para o Yahoo! Enteratinment. “Seria mais ou menos assim: ele mataria todos próximos de Bruce e destruiria sua vida para tentar fazê-lo sofrer, isso por que Deathstroke responsabilizava o herói por algo que aconteceu com ele”.

O motivo descrito por Manganiello é a morte de seu filho. Na sequência original em que traz Lex Luthor e Deathstroke, o principal vilão do Superman confrontaria o mercenário, dando mais informações sobre a morte de seu filho.

Além desse enredo inicial, o filme teria referências a Liga dos Assassinos, ao Arkham Asylum e pretendia se aprofundar no homem que está por baixo da máscara do herói.

Fanart de @georgeevangelista

“A ideia era que os dois teriam sido treinados na Liga dos Assassinos e que seguiram caminhos distintos. E eu realmente acho que essa seria uma ótima relação para vermos no cinema”, explicou.

Porém, mesmo parecendo que tudo parecia pronto para filmar, não era bem assim. O roteiro, nas palavras de Robert Richardson, que estava na produção do filme, era “bom, mas não algo para se amar. Ainda havia muito trabalho que ele estava fazendo e ele iria tentar mudar essas coisas”.

E essa opinião não é muito diferente da do diretor do novo Batman, Matt Reeves. Descrevendo o roteiro como um estilo “James Bond com muita ação”, o longa pretendia trazer outros grandes heróis da DC e:

“Era um caminho muito válido para se tomar”, explicou. “Eu só não achava que era o cara para o projeto, por que enquanto eu lia, pensei: ‘Não acho que consigo seguir com o meu lado emocional com essa versão’. Sem contar que não era bom, eu não saberia onde colocar a câmera, o que dizer para os atores fazerem por que eu não sabia como fazer ser pessoal para mim”.

Mesmo com essa quebra de expectativa para o Bataflleck, o ator ainda irá retornar para o DCEU. Além de Michael Keaton, The Flash irá contar com uma participação do ator, prometendo três versões do Batman no cinema em 2022.

Mas, por enquanto, só podemos esperar o lançamento de Pattinson no dia 3 de março.

Aproveite e leia também: