Eternos: Thanos sabia da emergência celestial em Guerra Infinita?

Capa da Publicação

Eternos: Thanos sabia da emergência celestial em Guerra Infinita?

Por Gus Fiaux

Recém-lançado no Disney+Eternos talvez tenha sido o filme mais polêmico e controverso da história do Universo Cinematográfico da Marvel. Dirigido por Chloé Zhao, o longa se propõe a desconstruir a figura dos super-heróis e retratar a vida de seres superpoderosos que sempre estiveram escondidos entre a humanidade, defendendo a Terra dos Deviantes em seu serviço eterno pelos Celestiais.

O filme acabou criando uma forte mitologia para o MCU, ao mesmo tempo em que cria conexões surpreendentes ao que veio antes – em especial, Vingadores: Guerra Infinita Ultimato, sobretudo por conta de Thanos. Para os fãs, o Titã Louco sabia do grande plano dos Celestiais e isso motivou suas ações – mas será que isso é verdade? No artigo, falaremos sobre todas as ligações de Thanos com a Emergência Celestial!

Em Eternos, sabemos mais de uma das raças mais poderosas da Marvel, os Celestiais.

O que é a Emergência Celestial?

Em Eternos, conhecemos a raça homônima de seres sobre-humanos que defende a Terra desde os primórdios da humanidade como conhecemos. Eles são enviados pelos Celestiais para proteger os seres humanos dos Deviantes – uma raça também criada pelos Celestiais, que vieram originalmente para “expurgar os predadores que colocavam em risco a sobrevivência da humanidade”, mas que eventualmente se tornaram os predadores alfa.

Contudo, aos poucos o filme revela o plano real dos Celestiais: eles defendem a Terra – e todos os outros planetas no universo – porque inseriram no núcleo do globo um “ovo celestial”, que vai chocar e destruir o planeta para dar vida a outro Celestial, e assim dar continuidade ao ciclo da vida no universo. Poucos Eternos sabem disso – e geralmente, só os Eternos Primordiais, como Ajak, que lidera a expedição de seu grupo à Terra.

Para que o ovo seja chocado, cada planeta onde essa semente é abrigada precisa ter um mínimo de vidas inteligentes, que serão consumidas no processo. Assim, Sersi e seus demais aliados precisam se unir para impedir o nascimento de Tiamut, o Celestial “chocado” na Terra. Essa é a chamada Emergência Celestial, que é retardada por Thanos em Guerra Infinita, ao matar metade da população – mas os Vingadores revivem os que partiram e a Emergência é posta em prática novamente.

As ações de Thanos podem ser vistas como uma reação à Emergência Celestial…

Thanos sabia da Emergência Celestial?

Desde que o filme saiu, no ano passado, surgiram várias teorias a respeito da possibilidade de Thanos saber ou não sobre a Emergência Celestial. Nos quadrinhos, o vilão é um Eterno que mora em Titã, uma das luas de Saturno, ao lado de sua família. Ele inclusive é primo de Thena, uma vez que seu pai é irmão do pai da Eterna e foi morar em Titã, realizando uma grande diáspora de uma parcela dos Eternos para a lua.

Claro que, no Universo Cinematográfico da Marvel, as coisas são um pouco diferentes. Primeiro que Titã não parece ser uma lua, mas sim um planeta à parte em um recanto muito distinto do universo. Segundo que, até então, nunca tivemos detalhes sobre a origem de Thanos e sua ligação com os Eternos da Terra. E depois, descobrimos também que os Eternos são robôs enviados para vários planetas para fazer o ciclo da Emergência, e depois possuem as suas memórias “apagadas” e são enviados para outros lugares.

Então fica a questão: será que Thanos sabia da Emergência Celestial e sua missão, ao eliminar metade do universo, era retardar esse evento e salvar todos os planetas? A resposta, pelo que já temos até agora, é incerta. Sim, Thanos consegue atrasar a Emergência em vários lugares – inclusive na Terra – mas ele ainda é um vilão que não se importa com as “formigas” que vê pelo caminho, reles mortais que não são páreo para ele.

Caso fosse realmente um plano do Titã Louco, muito provavelmente ele poderia ter feito algo diferente aqui – talvez, usado as Joias do Infinito para exterminar as sementes de Celestiais, ou até mesmo derrotar os Celestiais já vivos, para que isso não acontecesse novamente. Porém, ele não parece muito preocupado com isso. E apesar de sua pompa e arrogância, é de se imaginar que ele teria tentado conversar com os heróis em algum momento para retardar as Emergências, ainda mais depois de vê-los em ação.

Eternos apresenta Eros, o irmão de Thanos.

Outras conexões importantes

Porém, a cena pós-créditos de Eternos insere um elemento que pode mudar todo o jogo para o Titã Louco e toda a dinâmica do Universo Cinematográfico da MarvelEros (ou Starfox), o irmão de Thanos, que é interpretado pelo músico e ator Harry Styles. Apresentado na primeira sequência pós-créditos, o personagem chega já falando sobre como sabe das Emergências Celestiais e como pretende se unir a ThenaMakkari Druig para avisar os outros Eternos espalhados pelo universo.

Se Eros sabia disso tudo e já estava andando por aí tentando encontrar outros Eternos para se juntarem à sua causa, é provável que Thanos também soubesse do que estava acontecendo. Porém, caso o MCU siga os quadrinhos, é bem importante lembrar que Thanos Eros nunca se deram bem, e que eles mal se falavam – exceto quando lutavam um com o outro. É possível que o Eros do MCU tenha descoberto sobre a Emergência bem depois que Thanos saiu de Titã para se tornar um déspota intergaláctico.

Claro que esse é o tipo de coisa que só será realmente desenvolvido quando tivermos outro filme dos Eternos – isto é, se tivermos, levando em conta a recepção negativa do primeiro. Porém, é pouco provável que a Marvel Studios, depois de ter construído Thanos como o vilão mais perigoso de todo o universo, desconstrua a imagem do Titã Louco para transformá-lo em um herói incompreendido. Por ora, a maior possibilidade é a seguinte: Ou Thanos sequer fazia ideia da Emergência Celestial, ou ele sabia e simplesmente não se importava. 

Eternos está disponível no Disney+.

Abaixo, confira também: