Encanto: Teoria apresenta razão para Mirabel não ter poderes no filme

Capa da Publicação

Encanto: Teoria apresenta razão para Mirabel não ter poderes no filme

Por Melissa de Viveiros

Encanto é o mais recente lançamento da Disney, e chegou à plataforma de streaming do estúdio no natal do ano passado. Na trama, o público é apresentado à família Madrigal, que vive em uma casa mágica e dá dons especiais a cada um integrante da família quando eles atingem uma certa idade. A protagonista Mirabel, porém, é diferente, já que nunca recebeu um poder. A razão disso não é necessariamente explorada no filme, mas um fã apresenta uma teoria sobre o motivo para isso baseada na narrativa do longa.

O grande foco da trama de Encanto é o modo como a pressão familiar pode afetar a todos dentro de uma família, algo que exige esforço de ambas as partes para ser superado, independente da dedicação que alguém demonstre. Isso porque todos os Madrigal se sentem pressionados pelas expectativas e exigências da Abuela Alma, que parece sempre mais preocupada com manter o milagre de sua família vivo do que com a própria família.

Ainda que não tenha poderes, Mirabel faz de tudo para ajudar sua família, mas é sempre deixada de lado por sua avó. Conforme a pressão sobre os outros membros começa a crescer e se tornar pesada demais, problemas começam a aparecer na Casita dos Madrigal, enquanto alguns, como a irmã de Mirabel, Luisa, começam a perder seus poderes. A teoria apresentada por Ishdakitty no Reddit indica que a protagonista não ter recebido um dom pode estar conectado diretamente às imposições da matriarca dos Madrigal.

Para o fã, é possível que Mirabel tenha nascido por causa da pressão imposta por sua Abuela para que sua família crescesse e adquirisse mais dons. Esse desejo da matriarca é mostrado no próprio filme, já que ela deseja casar Isabela, a outra irmã de Mirabel, com Mariano, outro personagem da vila onde eles vivem, simplesmente para que a família Madrigal continue crescendo. O problema é que Isabela não queria isso, e quase acaba se casando contra sua vontade apenas para não decepcionar a avó.

A teoria aponta que a personagem principal também pode ter nascido por causa dessa pressão em fazer a família crescer, já que ela é a terceira filha. Já tendo duas filhas, o redditor defende que talvez os pais dela não quisessem mais filhos, mas acabaram cedendo à pressão de Abuela Alma, que queria mais integrantes da família que pudessem ter mais dons. Isso não significaria que eles não amam sua filha mais nova, e sim que a decisão de tê-la não foi espontânea como deveria ter sido.

Como resultado, a Casita teria se recusado a dar um dom a Mirabel quando chegou a hora. Isso seria um meio de não recompensar o que a Abuela Alma estava fazendo com a família, já que ela estava os manipulando e usando seu poder como matriarca para conseguir o que queria, ao invés de apoiar e amar o restante de sua família. Para ensinar uma lição a ela e apontar seus erros, a porta de Mirabel surgiu — mas, ao invés de dar um dom a ela, simplesmente desapareceu.

A Casita dos Madrigal teria deixado de dar um dom para Mirabel por causa das ações de Abuela Alma.

O objetivo seria tirá-la desse caminho pautado pelo medo de perder o que conseguiu, fazendo com que ela percebesse que sua família e o amor dos Madrigal uns pelos outros era o que realmente importava. Amar Mirabel mesmo ela não tendo um poder seria algo que testaria Abuela Alma.

No fim, independente do motivo para Mirabel não possuir um poder, foi essa diferença que a tornou a única capaz de manter sua família unida, já que elas o via por quem eram e os amava sem se importar com os poderes que eles tinham. Desse modo, a protagonista ganhou as coisas mais importantes: empatia e amor, que fizeram toda a diferença para que a história dos Madrigal tivesse um final feliz.

Encanto está disponível no Disney+.

Fique com:

Imagem de perfil
sobre o autor Melissa de Viveiros

Editora. Graduanda em Letras na UFMG. Elfa noturna em Azeroth, Au'Ra em Eorzea, apoiadora da Casa Martell em Westeros, LoLzeira noxiana e grisha etherealki. Fã de coisas demais e sempre hiperfocada em algo diferente. || @windrunning_