Capa da Publicação

E3 promete retornar com edição presencial e virtual em 2023

Por Gabriel Mattos

E3 é a maior feira de jogos do mundo, reunindo milhares de fãs e jornalistas para conhecer as novidades mais bombásticos sobre o futuro da Nintendo, Xbox e PlayStation. Entretanto, devido a pandemia, os organizadores não conseguiram realizar um evento presencial desde 2019. Felizmente, isso deve mudar em breve: em entrevista ao The Washington Post, Stan Pierre-Louis anunciou os planos para a edição de 2023.

Pierre-Louis é presidente e CEO da ESA, responsável por organizar o evento. Em declaração, ele revelou que a ideia é manter o aspecto presencial da feira como complemento ao evento digital.

“Estamos animados em voltar em 2023 tanto com o evento digital quanto o presencial,” comenta, “Por mais que a gente ame esses eventos digitais, por mais que eles alcancem pessoas e nós queremos esse alcance global, nós também sabem que existe um forte desejo para as pessoas se encontrarem — para se conectarem pessoalmente e ver uns aos outros e falar sobre o que torna os games incríveis.”

PlayStation costumava ser o auge da conferência

Se antes as conferências presenciais eram a forma mais popular de trazer novidades ao público, o isolamento social forçou as empresas a procurarem soluções, impulsionando a adesão de eventos virtuais online. Hoje, eles são maioria no mercado e ganham poder com a ascensão do Summer Game Fest, rival direto da E3 que traz nova edição nesta quinta (8).

Neste novo cenário, havia grande especulação sobre o futuro da E3 — ainda há espaço para eventos neste formato? Mas as palavras de Pierre-Louis mostram que os organizadores estão cientes da necessidade de mudanças e dispostos a trazer um novo formato que contemple a todos.

“E eu acho que há espaço para um espetáculo físico; acho que tem uma importância em ter alcance digital. Combinando estes dois, acho que existe um elemento crítico no que nós achamos que a E3 consegue entregar,” conclui o presidente.

Geralmente, a data da próxima conferência é anunciada nesta época do ano. Apesar disso, ainda não temos uma confirmação de quando a E3 2023 vai acontecer.

Fique com:

Imagem de perfil
Gabriel Mattos

Editor, repórter correspondente de Wakanda, caçando Pokémon por onde eu vou! Sempre nas lives da Legião! • @gabeverse