Duna: Josh Brolin critica Oscar por esnobar Denis Villeneuve

Capa da Publicação

Duna: Josh Brolin critica Oscar por esnobar Denis Villeneuve

Por Arthur Eloi

O Oscar 2022 divulgou sua lista de indicados, e uma das ausências que mais chamou a atenção foi a de Denis Villeneuve na categoria de Melhor Direção – ainda mais surpreendente pelo fato de que seu filme, Duna, é um dos mais elogiados da edição, com total de 10 indicações.

A esnobada não agradou muita gente na internet, e também no elenco do filme. Josh Brolin, que viveu Gurney Halleck no longa, criticou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas por não ter colocado o cineasta na lista.

Em seu Instagram, Brolin publicou um vídeo comemorando o sucesso do filme na premiação, mas em dado momento acaba soltando o verbo sobre a esnobada de Villeneuve:

É inacreditável, quase atordoante e desconcertante Denis Villeneuve não ter sido indicado para Melhor Direção. É uma das coisas que te deixa em dúvida. Não sei como é possível ganhar 10 indicações, aí o cara que fez o impossível com o livro fica de fora. Tudo é incrível, mas depois deixa aquela sensação de é uma situação burra para c*ralho.

Os sentimentos de Josh Brolin dificilmente são únicos, e foram ecoados por muitos fãs nas redes sociais. Acontece que a organização do Oscar opera de jeitos misteriosos, e frequentemente é possível reparar que há algum tipo de “compensação” nos indicados e vencedores. É comum, por exemplo, que um diretor vença na categoria de Melhor Direção, mas perca em Melhor Filme.

Apesar de Duna ter conseguido 10 indicações, Denis Villeneuve ficou de fora da categoria de Melhor Direção

Em 2013, inclusive, houve uma situação muito parecida com a de Villeneuve. Argo (2012), filme de Ben Affleck, recebeu sete indicações na noite, mas o diretor foi deixado de fora da lista de Melhor Direção. Como “compensação”, a obra se consagrou em Melhor Filme, e Affleck não voltou para casa de mãos vazias.

De qualquer forma, Denis Villeneuve terá uma segunda chance no Oscar 2024, já que Duna: Parte Dois chega aos cinemas em 2023. Antes disso, a Parte Um já está disponível no catálogo da HBO Max.

Sem Villeneuve mas com muito Duna, a cerimônia do Oscar 2022 acontece em 27 de março.

Aproveite e confira: