Capa da Publicação

Dragon Ball Super: Mangá pode ter transformado GT em cânon mas poucos fãs notaram

Por Flávia Pedro

A discussão entre os fãs sobre Dragon Ball GT pertencer ou não ao cânone se estende desde seu lançamento, afinal essa é uma série que não possui um mangá, apenas anime. Porém Dragon Ball Super pode ter deixado uma brecha que tornaria o GT uma continuação canônica… Entenda o porquê!

Como foi um projeto feito por fora, Dragon Ball GT não é visto como canônico e desde que Dragon Ball Super fez sua estreia, os fãs têm ignorado a série cada vez mais. Uma pena, já que nela Goku alcança uma de suas melhores transformações: a de Super Saiyajin 4, que trás a tona toda a animosidade da espécie Saiyajin em um design incrível.

Porém, muitos fãs não repararam em um pequeno detalhe criado em Dragon Ball Super e que pode tornar o GT uma continuação 100% oficial: os Anéis do Tempo. DBS hoje em dia já está em seu capítulo 84, mas o artefato aparece no capítulo 16 durante o treinamento de Zamasu para se tornar o futuro Supremo Kai.

Goku Black utilizando o Ane do Tempo no anime Dragon Ball Super

Na cena em questão nós vemos Gowasu passando todos os valores de um Supremo Kai para Zamasu, explicando que a função desse cargo é monitorar o universo para que ele funcione em harmonia, mas sem interferir diretamente na progressão natural da vida. Enquanto passava esses ensinamentos, Gowasu decide dar uma lição em Zamasu, o levando para ver uma raça primitiva de algum planeta no universo.

Como Zamasu não aprendeu muita coisa com essa dinâmica de observar grupos primitivos, seu mestre decide lhe mostrar um artefato que lhe permite fazer uma progressão temporal e observar a evolução dessa espécie em um certo espaço de tempo no futuro. Para conseguir realizar essa progressão, ele utilizou o Anel do Tempo daquele universo, que fica dentro de uma caixa ao lado de mais 4 anéis.

Os anéis do Tempo no mangá de Dragon Ball Super

Porém, esses 4 anéis não são Anéis do Tempo como aquele. Gowasu explica que na verdade cada um daqueles anéis é criado após uma linha do tempo ser distorcida por alguém que adulterou o passado. Isso acaba criando uma linha do tempo alternativa e, consequentemente, um novo anel que permite visitar essa linha.

Então, esses anéis nada mais são que portais para realidades paralelas à linha do tempo principal de Dragon Ball. Nada foi explicado sobre para onde cada um daqueles anéis levava, e segundo o site Screenrant, há a possibilidade de que um deles leva direto à realidade alternativa de Dragon Ball GT, o que finalmente acabaria com as discussões sobre o assunto.

Até agora a única linha do tempo alternativa que tivemos acesso foi a de Trunks do Futuro, que retorna para pedir ajuda aos Guerreiros Z para derrotar Goku Black. Mas e você, acha que há a possibilidade de algum daqueles anéis nos levar direto para uma linha referente a Dragon Ball GT? Divide sua opinião com a gente nos comentários!

Confira também:

Imagem de perfil
Flávia Pedro

Historiadora formada pela UFF e apaixonada por cultura japonesa, animes, mangás, filmes... Criadora de conteúdo no instagram Anime Dicria, viciada em café e leitora de fanfics ruins nas horas vagas. Instagram: fllavia_pedro