Dragon Ball: Afinal, qual é a melhor transformação de Goku?

Capa da Publicação

Dragon Ball: Afinal, qual é a melhor transformação de Goku?

Por Flávia Pedro

Dragon Ball se tornou referência quando o assunto são transformações de personagens para aumentar seus níveis de poder. Diversos deles passaram por mudanças e aumento de força para enfrentar inimigos poderosos e Goku não ficou de fora dessa, na verdade ele foi o que mais adquiriu transformações ao longo da franquia. Mas qual delas é a melhor forma do Goku?

Desde que chegou ao planeta Terra ainda bebê, Goku passou por inúmeras mudanças de visual. Se você acompanha Dragon Ball desde o Clássico, viu Goku crescer passando por sua infância, pré-adolescência, adolescência, vida adulta e até mesmo um Goku “idoso” — em termos de idade, mas não de aparência — lá em Dragon Ball GT.

 

Se em sua forma humana ele já mudou tanto, não poderia ser diferente em sua forma Saiyajin! Desde sua primeira transformação na luta contra Freeza, Goku já passou por inúmeros aumentos de potência de seu próprio corpo, sempre com muito treinamento pesado. Super Saiyajin 1, 2, 3, 4, fora as transformações que trocaram os números por nomes em Dragon Ball Super e, claro, as fusões.

Atualmente é indiscutível que a melhor transformação de Kakaroto em nível de potencial e evolução é o Instinto Superior. Essa nova forma nos foi apresentada em Dragon Ball Super e é a transformação mais poderosa que Goku alcançou até hoje, sendo inclusive a que ele escolheu para enfrentar Gas, seu inimigo atual.

Goku Super Saiyajin 4

Contudo, apesar de ser a mais poderosa de todas, muitas outras chamaram a atenção e marcaram a franquia na mente e coração dos fãs. Uma das mais citadas como preferidas é Goku Super Saiyajin 4, principalmente por promover uma mudança completa no personagem e ser algo bem diferente das que estávamos acompanhando anteriormente.

O Super Saiyajin 4 surge quando Goku ganha a forma do Oozaru Dourado e consegue assumir o controle de suas ações, passando à sua forma humanoide repleta de pelos pelo corpo, detalhes vermelhos ao redor dos olhos, um cabelo maior em tom preto e, claro, sua cauda Saiyajin. Você pode até não gostar de Dragon Ball GT, mas não pode negar que essa é uma das formas mais memoráveis do personagem!

Goku Super Saiyajin 3

Outra que não pode deixar de ser citada é a Super Saiyajin 3. Entre as formas 1 e 2 existem poucas mudanças visualmente falando: enquanto no Super Saiyajin 1 algumas mechas de cabelo loiro ficam para baixo, na forma Super Saiyajin 2 apenas uma dessas mechas fica caída e todo o resto do cabelo levanta (além de alguns raios como se fossem elétricos que fluem do ki).

Mas a Super Saiyajin 3 chega para mudar completamente o design dessas formas loiras. Com uma feição muito mais ameaçadora, longos cabelos loiros e um aumento considerável de poder, ela conquistou a grande maioria dos fãs em Dragon Ball Z. Apesar de Majin Boo ter achado Goku feio nesta forma, ela se tornou uma das mais memoráveis e queridinhas do público.

Com o fim de Dragon Ball Z e a aclamação do público por uma continuação, Dragon Ball Super retornou com a franquia de sucesso, mas dessa vez com um ponto diferente: as transformações Saiyajins não seguiriam mais o padrão “número e cabelo loiro”… Agora cada uma receberia um nome próprio e o cabelo mudaria sua cor.

Instinto Superior

E assim surgiram a Deus Super Saiyajin, Super Saiyajin Rosé, Super Saiyajin Blue, Super Saiyajin Blue com o Kaioken, e o Instinto Superior. Como já foi dito, dentre essa nova fase, a mais mais popular é a Instinto Superior justamente por ocupar o topo da lista de poder, principalmente após Goku ter conseguido controlar com maestria essa nova forma.

A melhor transformação pode até ser a mais recente, mas não significa que essa é uma decisão unânime para o público. Tantas outras formas de Goku marcaram os fãs, seja por sua aparência, momento crucial em que elas aconteceram ou até mesmo a luta que veio a partir dela. Sendo assim, é mais que normal que cada um tenha a sua transformação preferida (apesar de saber qual é a mais poderosa no cânone da história).

Mas e você, qual é a sua versão preferida do Goku? Quais são os motivos que te fazem preferir ela e não outra? Tem alguma transformação que ainda não aconteceu, mas que você sempre quis ver na franquia? Divide com a gente nos comentários!

Confira também: