Dragon Ball: Por que o Dr. Gero tinha medo de acordar o Androide 16?

Capa da Publicação

Dragon Ball: Por que o Dr. Gero tinha medo de acordar o Androide 16?

Por Nick Narukame

Durante o arco dos Androides na saga Z de Dragon Ball, o vilão Dr Gero parecia ter apenas um único medo: que despertassem sua criação, o Andróide 16. Apesar de dizer aos androides 17 e 18 que não despertaria 16 por sua programação estar incompleta, o motivo pode ser um pouco mais profundo que esse (via CBR).

Dr Gero criou várias máquinas de combate que se tornaram uma grande ameaça para Goku e sua turma, mas uma delas, o Androide 16, nunca foi ativado. Por conta de sua personalidade amável quando em teste, Gero o considerou uma falha e o deixou adormecido, dizendo que, além de sua programação estar incompleta, ele poderia acabar destruindo o mundo se acordasse.

Na história Andróide 16 é morto por Cell, também criação de Dr. Gero.

Porém, essa explicação pode esconder as verdadeiras preocupações do antagonista, uma vez que ele poderia facilmente se livrar de suas criações caso elas saíssem de seu controle. Ele fez o ser artificial de número 16 baseado no filho, Gebo, morto em combate, então seu medo, na verdade, seria o de perdê-lo uma segunda vez caso algo acontecesse ao Andróide 16.

Apesar de ser um personagem cruel, megalomaníaco e por vezes frio, esse traço mostra que Dr Gero ainda possuía alguns sentimentos humanos, especialmente sobre seu filho perdido e Androide 16. Infelizmente, o ódio irracional de Gero por Goku acabou não apenas destruindo Androide 16 futuramente, como ele próprio.

Uma verdadeira pena que ele não tenha conseguido uma redenção através de seu amor por seu filho, não acha? Divida sua opinião sobre o caso com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: