Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: Qual a conexão do filme com o Fanático dos X-Men?

Capa da Publicação

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: Qual a conexão do filme com o Fanático dos X-Men?

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Não é segredo para ninguém que os filmes da Marvel são carregados de easter eggs, referências ocultas e elementos para deixar os fãs com uma pulguinha atrás da orelha. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura segue essa mesma linha e Sam Raimi continuou essa tradição com personagens, demônios e criaturas que deram uma palhinha em seu filme. Cyttorak é um ótimo exemplo e sua presença pode abrir portas para um personagem do núcleo dos X-Men (via Collider).

Uma das primeiras cenas da sequência de Doutor Estranho já nos apresenta uma criatura de faixas vermelhas e pretas que persegue America Chavez e o Doutor Estranho Defensor. Esse ser é ninguém menos que Cyttorak, um demônio que é um ser imparável e tem conexões interessantes quadrinhos.

Nos cinemas, o nome do demônio é citado em Vingadores: Guerra Infinita, quando o próprio Doutor Estranho utiliza um feitiço chamado Bandas de Cyttorak ao lutar contra Thanos. Já nas HQs, o demônio tem uma conexão significativa com um dos personagens de X-Men, o que pode ser mais uma conexão para a entrada dos mutantes no MCU.

Cyttorak nos quadrinhos.

Nos quadrinhos, Cain Marko, o Fanático, tem uma ligação muito forte com Cyttorak. Isso porque a criatura é, na realidade, a fonte de energia do meio-irmão de Charles Xavier.

Ainda que seja forte o suficiente para enfrentar em pé de igualdade nomes como Colossus e Hulk, a história do Fanático também se destaca ao colocá-lo no papel de vilão, por conta de seu ressentimento contra os X-Men. principalmente seu meio-irmão. Inclusive, seu visual com o imenso capacete é justamente para impedir a telepatia do Professor X de afetá-lo, ficando imune a suas habilidades.

Com a ligação clara entre Cyttorak e Fanático, pode ser que a presença do demônio no MCU abra as portas para a chegada do vilão. Anteriormente, ele já fez duas aparições em filmes, mas infelizmente nenhuma delas foi muito aproveitada.

Fanático nos quadrinhos,

A primeira aparição ocorreu em X- Men 3: O Confronto Final, interpretado por Vinnie Jones e a segunda em Deadpool 2, com um personagem de CGI dublado por Ryan Reynolds. O primeiro foi criticado por parecer fraco e bobo demais, além do figurino não ter agradado o público. O segundo por não refletir a essência do personagem, já que Cain é mais calado e bruto, mas o filme o transformou em um vilão falador.

Não é certo que a aparição de Cyttorak neste longa leve diretamente a aparição de Fanático em um projeto futuro de X-Men, podendo nem explorar tanto as ramificações e conexões com outros universos e núcleos de personagens. Ainda assim, a presença desse demônio em específico pode ser mais um elemento explorado no futuro, quando os mutantes finalmente chegarem de modo completo no MCU.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura está atualmente em cartaz nos cinemas.

Confira também: