Por que o Dia da Toalha é comemorado na “data errada”?

Capa da Publicação

Por que o Dia da Toalha é comemorado na “data errada”?

Por Gus Fiaux

25 de maio. Este é o dia que é comemorado o Dia do Orgulho Nerd na cultura pop – também conhecido como o Dia da Toalha. Porém, você sabia como essa data foi escolhida? Tudo tem a ver com uma popular série literária de ficção científica, mas em teoria, celebramos o evento em um dia “errado”.

Tudo começou com O Guia do Mochileiro das Galáxias, a popular série de livros escrita por Douglas Adams e que inclusive ganhou uma adaptação cinematográfica em 2005, estrelada por Martin Freeman. A saga introduz vários conceitos famosos na cultura pop, como o número 42 (a resposta de tudo) e a tal da toalha.

Contudo, Adams faleceu em 11 de maio de 2001, deixando para trás um importante legado e uma legião de fãs. Esses admiradores da obra começaram a pensar em formas de comemorar a carreira do autor. A ideia originalmente era celebrar a data 42 dias após a morte do escritor, o que aconteceria no dia 22 de junho.

Porém, ninguém cumpriu com o combinado. Ao perceberem que estava demorando demais e que isso poderia tirar o foco da celebração, os fãs decidiram agir rapidamente e marcaram outra data: 25 de maio, apenas duas semanas após o falecimento de Adams. E a partir daí, a data passou a ser celebrada pelos fãs de O Guia.

Data originalmente foi escolhida pelos fãs de O Guia do Mochileiro das Galáxias (Créditos da imagem: Superinteressante)

Contudo, passados alguns anos, muitos fãs de outras franquias começaram a perceber como essa data era oportuna. 25 de maio de 1977 foi a data da primeira exibição de Star Wars: Uma Nova Esperança nos cinemas, o que deu origem a uma das franquias nerds mais conhecidas e adoradas de todos os tempos.

Assim, a data que originalmente era usada para celebrar a vida e obra de Douglas Adams foi transformada no Dia do Orgulho Nerd que conhecemos até hoje. De lá para cá, a data se tornou um verdadeiro evento comemorado não só por fãs de franquias populares, mas também por empresas e lojas que aproveitam a celebração para lucrar mais.

Contudo, existe uma página oficial dos organizadores do Dia da Toalha, e lá há uma justificativa bem interessante: “Como o universo que Douglas Adams criou era repleto de absurdos e acasos, essa talvez tenha sido a escolha certa, no fim das contas“.

Fonte: Superinteressante

O que você vai fazer para celebrar este Dia da Toalha? Deixe nos comentários!

Abaixo, confira também: