Chris Hemsworth anuncia pausa na carreira após descobrir predisposição para o Alzheimer

Capa da Publicação

Chris Hemsworth anuncia pausa na carreira após descobrir predisposição para o Alzheimer

Por Chris Rantin

Depois de estrelar Thor: Amor e Trovão, seu filme mais recente no Universo Cinematográfico da MarvelChris Hemsworth está pronto para pegar mais leve com sua carreira. O ator anunciou uma pausa em sua carreira após descobrir, durante as filmagens da série Limitless, do Disney+, que ele possuí predisposição para o Alzheimer.

Em Limitless, Hemsworth acompanha novas pesquisas científicas que expandem a compreensão sobre o corpo humano, trazendo a ideia de que é possível superar os limites pré-estabelecidos e conseguir “superpoderes” para enfrentar doenças ou lidar com o envelhecimento. No centro disso tudo temos o ator conhecido por seu físico invejável, mas que almeja melhorar ainda mais sua saúde, força e intelecto com o auxílio da ciência.

Acontece, porém, que no quinto episódio de Limitless, Hemsworth descobriu que possui duas cópias do gene APOE4, algo que herdou tanto da sua mãe quanto do seu pai. De acordo com estudos, esse gene é indicativo do aumento do risco de Alzheimer, transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que deteriora a cognição e memória.

No seriado, é dito apenas 2% ou 3% da população mundial possui duas cópias do APOE4. Ainda que isso não seja um diagnóstico oficial, a Vanity Fair aponta que as chances do ator desenvolver Alzheimer aumentaram em oito ou dez vezes.

Descoberta estimulou uma pausa na carreira do ator.

A notícia pegou o ator de surpresa e o abalou seriamente, especialmente porque o avô de Hemsworth possuí o transtorno neurodegenerativo e está enfrentando perdas sérias de memória. Diante disso, Chris decidiu dar uma pausa em sua carreira.

“Isso engatilhou algo em mim, me fazendo querer dar uma pausa. E já que finalizamos a série, eu estive completando as coisas com as quais já havia um contrato,” revelou Hemsworth em uma entrevista para a Vanity Fair. “Agora, quando eu finalizar essa turnê [de divulgação da série] essa semana, eu vou para casa e vou passar um bom tempo fora e apenas simplificar [a vida]. Estar com meus filhos e com minha esposa.” 

O ator reforça, porém, que isso não é um anúncio de aposentadoria, apenas que ele vai tentar pegar mais leve com sua carreira — que vem sendo bem intensa por mais de 10 anos, desde sua estreia como Thor no MCU.

Segundo o ator, a Disney ofereceu que o diagnóstico fosse cortado da série Limitless, mas ele insistiu em manter isso no programa.

“Olha, se isso pode servir para motivar as pessoas a cuidarem melhor delas mesmas e, também, a entender quais são os passos que você pode tomar [para se cuidar], então isso é fantástico,” justificou. “Minha preocupação é que eu não queria manipular [o assunto] ou deixar muito dramático, e fazer isso ser uma espécie de busca por empatia ou algo do tipo em nome do entretenimento.” 

Para o ator, essa pausa na carreira vai servir para que ele cuide da sua saúde e tente prevenir a condição de Alzheimer, cuidando da sua saúde física e mental.

“Pra mim, a coisa positiva foi tipo, ‘certo, eu não sabia dessa informação [sobre o Alzheimer], eu não teria feito as mudanças que fiz’. Eu só não fazia ideia de nada disso, então agora eu me sinto grato por ter em meu arsenal o tipo de ferramenta que pode me preparar melhor ou prevenir as coisas de acontecerem dessa forma.”

Thor: Amor e Trovão está disponível no Disney+.

Abaixo, confira também: