Por que o Charizard não é considerado um Pokémon do tipo dragão?

Capa da Publicação

Por que o Charizard não é considerado um Pokémon do tipo dragão?

Por Junno Sena

Parece fácil definir o tipo e inspirações de alguns pokémons. Squirtle, por exemplo, é uma espécie de tartaruga do tipo água,  já Bulbasauro é um sapo do tipo grama, enquanto Charmander é um dragão, certo…? Bom, não é bem assim. Enquanto Charizard parece ser do tipo dragão, a verdade é que ele passa longe dessa categoria e se mantém apenas no “tipo fogo” e “tipo voador”.

Para explicar isso, é preciso se aprofundar em duas teorias: a do meta-jogo, em que pressupõe que pokémons iniciais precisam ser balanceados, e a teoria do universo de Pokémon que parte do princípio que as características do tipo dragão de Charmander estão adormecidas até a sua evolução para Mega Charizard X.

A teoria do meta-jogo

Charizard e Dragonite antes de uma luta

A primeira das duas se baseia em no suposto balanceamento entre os monstros de bolso iniciais. Isso significa que todos os jogadores iniciam a sua jornada em pé de igualdade, pois nenhum dos três pokémons terá um diferencial que trará vantagem absurda para o usuário.

Em outras palavras, se Charmander fosse do tipo fogo, voador e dragão, significa que ele poderia aprender habilidades do tipo dragão, o que tonaria uma batalha mais difícil para alguém que iniciou com um Bulbasauro ou Squirtle.

Além disso, essa teoria se apoia no equilíbrio da trindade formada pelos iniciais. Enquanto existem tipos fada e fantasma, por exemplo, os três primeiro Pokémons que conhecemos em qualquer jogo da franquia são: grama, água e fogo.

Isso por que grama tem vantagem sobre água, que tem sobre fogo e este último, sobre grama. Já um tipo dragão tem uma defesa maior que a de um Pokémon de outros tipos. Uma evidência disso é Dragonite, Pokémon do tipo dragão, que é visto como uma espécie poderosa no anime.

A teoria do universo de Pokémon

Charizard ao lado de Ash e Pikachu

A segunda teoria leva em consideração todo o mundo de Pokémon, desde seus jogos até o anime e outros materiais adjacentes. E ela também tenta englobar outros personagens que não são do tipo dragão, mas possuem similaridades com um, como Gyarados e Aerodactyl.

De acordo com o Mestre Pokémon do tipo dragão, Lance, o que diferencia essa espécie de outros é que ele “transborda força vital”. Essa teoria ainda explica que Charizard não se encaixa nesse tipo, pois seus genes do tipo dragão estão adormecidos até chegar na sua Mega Evolução, o Mega Charizard X.

Aproveite e continue lendo: