CGI ou efeito prático? Como as criaturas da série live-action de Avatar estão sendo feitas

Capa da Publicação

CGI ou efeito prático? Como as criaturas da série live-action de Avatar estão sendo feitas

Por Gus Fiaux

Recentemente, tivemos a notícia de que as filmagens da série live-action inspirada em Avatar: A Lenda de Aang haviam chegado ao fim. A produção será lançada pela Netflix e terá um dos maiores orçamentos da história da plataforma, com direito a muitos efeitos visuais para criar as “dobras”. No entanto, há outro detalhe que traz uma certa desconfiança por parte dos fãs: afinal, como serão feitos os animais do mundo de Avatar?

De acordo com o Avatar News, os animais vistos em A Lenda de Aang serão criados usando uma mistura de efeito prático e computação gráfica. Basicamente, havia versões animatrônicas ou esculturas dessas criaturas no set de filmagens, e agora serão colocados alguns retoques finais na pós-produção da série.

Isso é bem similar ao que outras produções têm feito nos últimos anos e o melhor exemplo disso é Grogu, o “Bebê Yoda” de The Mandalorian, que é criado quase que inteiramente com efeitos práticos e animatrônicos, mas tem alguns detalhes criados em CGI para potencializar o efeito realista.

Como muitos sabem, os animais são parte bem importante do universo de Avatar.

Ainda não sabemos exatamente quais são os animais que aparecerão em A Lenda de Aang, mas pelo menos duas figuras já devem ter um destaque: Appa, o bisão voador que Aang e seus amigos usam como meio de transporte; e Momo, um lêmure alado que eles encontram em uma visita ao antigo lar dos Nômades do Ar.

Porém, se formos levar em conta todos os eventos do Livro Um: Água (a primeira temporada da animação), nós temos uma vasta participação de criaturas, como os pinguins-lontra, os ursos-ornitorrincos, rinocerontes de komodo e até mesmo dragões, que aparecem nos flashbacks do Avatar Roku.

Com isso, já podemos ficar um pouco mais tranquilos, uma vez que a fusão entre efeitos práticos e efeitos digitais é quase sempre um sinal positivo. Afinal, você ainda é capaz de fazer coisas maravilhosas com a computação gráfica, mas nunca perde o realismo de um animatrônico.

Ainda não há previsão de lançamento para a série live-action de Avatar: A Lenda de Aang.

Abaixo, confira também: