CCXP22: Cosplayers veteranos dão dicas valiosas a quem quer iniciar no hobby

Capa da Publicação

CCXP22: Cosplayers veteranos dão dicas valiosas a quem quer iniciar no hobby

Por Nick Narukame

Os cosplayers são a alma dos eventos. Sejam aquelas convenções locais e mais simples ou até mesmo as maiores e repletas de convidados internacionais, os fãs que se vestem como seus personagens favoritos dão um show à parte e podem ser consideradas atrações tão grandes quanto quaisquer outras.

Quando chegamos à um evento pela primeira vez e nos deparamos com tantos cosplayers ao mesmo tempo, é quase impossível não sentir aquele desejozinho de começar a montar nossas próprias fantasias também. Porém, por onde começar? O que fazer exatamente para ingressar no universo do cosplay? Durante painéis realizados na CCXP22 no palco Bentō esse foi um dos maiores focos e os veteranos Akemy, Kim, Kelvin, William Souza, Kiki Belico e Sirius foram convocados para cumprir a missão de ajudar os novatos nesse caminho tão trabalhoso quanto gratificante!

Como começou o cosplay?

Apesar do que muitos podem vir a pensar, o hobby de se vestir como seus personagens favoritos não se originou no Japão. A prática se popularizou nos Estados Unidos para convenções de ficção científica. O termo japonês “kosupre” (pronuncia nipônica para “cosplay”) só veio a ser empregado mais tarde, em 1984.

Foi durante a World Science Fiction Convection de 1939 que Myrtle Rebecca Nolan usou o primeiro cosplay de que se tem registro na história. Sua fantasia foi confeccionada por ela mesma e baseada em uma revista Pulp, revistas fabricadas com papel barato – fabricado a partir de polpa de celulose – e que eram muito populares entre 1920 e 1940.

Cosplayers de obras de ficção científica

O cosplay começou nos Estados Unidos em eventos de fãs de ficção científica.

De lá para cá muita coisa mudou entre os praticantes de cosplay. O costume se popularizou entre os mais diversos cantos do planeta, deixando de ser algo “feito por gente esquisita” para se tornar algo admirado e até mesmo rentável para quem deseja se profissionalizar na área.

Fazer cosplay é caro?

Uma das dúvidas mais frequentes de quem ainda não fez cosplay, mas deseja começar é sobre a quantidade de dinheiro gasta para isso. Sobre isso, Kelvin, um dos convidados para o painel que ocorreu na quinta (01), tranquiliza: segundo ele, seu cosplay do personagem Electro não lhe custou mais do que 60 reais de investimento.

Boa parte dos itens utilizados na composição da fantasia o artista já possuía em casa e, no fim, o trabalho ficou tão perfeito que várias pessoas no evento aplaudiram sua fantasia. Akemy, sugere que o iniciante tente encontrar personagens que tenham características físicas parecidas com as próprias, como um cabelo da mesma cor, por exemplo. Assim o dinheiro da peruca pode ser poupado.

Cosplayer da personagem Yae Miko.

nana.cos_ trajando seu cosplay de Yae Miko na CCXP22.

Outro ponto que foi bastante frisado pelos convidados do primeiro dia e também do segundo foi a utilização de materiais recicláveis para confeccionar os detalhes das roupas. Tampas de garrafa, folhas de E.V.A. e restos de diversos materiais que, em um primeiro momento podem parecer inúteis, podem ser uma mão na roda se usados com criatividade e ainda te tornará um cosplayer sustentável!

O YouTube pode ser o seu melhor amigo

Se você está se perguntando o que raios fazer com tanta tralha amontoada, o YouTube pode ter a resposta para você! Montar acessórios de roupas ou até de armas utilizadas por um personagem vai exigir de você paciência, mas provavelmente já deve ter algum vídeo na plataforma que responda a qualquer dúvida que se venha a ter no processo.

Materiais recicláveis.

Acessórios incríveis podem ser feitos com materiais recicláveis.

Ideias para maquiagens e formas de se modelar perucas também podem ser vistas por lá, sempre da forma mais didática possível.

Qual a primeira coisa que se deve comprar para fazer um cosplay?

Agora, se você deseja comprar um cosplay já pronto, a melhor coisa para o seu bolso é fazer isso aos poucos. Mas, então, qual parte da fantasia seria melhor comprar primeiro? Os cosplayers convidados são unânimes ao recomendar que a peruca e as lentes do personagem sejam a prioridade.

Isso porque, uma vez que esteja com esses itens em mãos, a pessoa poderá combiná-los com peças de roupa do próprio armário para fazer versões casuais do personagem. Só procurar coisas que combinem com a personalidade dele e soltar a criatividade! Isso serve até para que o iniciante no hobby tenha uma ideia se é realmente isso que ele deseja fazer ou não e ter um pouco da sensação de dar vida a seu personagem favorito por um dia.

Kim ressalta para que as compras sejam sempre feitas em sites seguros, observando a reputação das lojas, fotos reais dos produtos e comentários de quem já os comprou. Todo cuidado é pouco para não se levar um calote por aí!

A sensação que vestir um cosplay traz para cada um

Interpretar um personagem é o ponto alto da experiência para todos os palestrantes. Há uma infinidade de ferramentas hoje em dia que maximizam essa sensação, como os áudios das redes sociais Tik Tok e Instagram, mas nada se compara à sensação de ser reconhecido como o personagem que tanto ama ao caminhar por um evento.

Imagem do desfile no segundo dia da CCXP22.

Cosplayers que participaram do desfile no segundo dia da CCXP22.

Akemy ainda acrescenta que fazer cosplay foi de suma importância para sua timidez que, embora ainda exista, diminuiu consideravelmente após o ingresso no hobby. Realizar ensaios e lives fantasiada também ajudou a cosplayer com questões referentes a sua auto estima e pode ser que funcione com você também!

Quem pode fazer cosplay?

Afinal de contas, qualquer um pode fazer cosplay! Não importa a idade, a etnia, o tipo físico, nada! Tudo o que se precisa para começar a fazer cosplay é literalmente começar. Não se comparar com os outros, uma vez que cada um tem seu próprio ritmo de desenvolvimento pessoal e focar na diversão é algo essencial. Ser cosplayer não é ser sósia de um personagem. Ser cosplayer é gostar tanto de um personagem que homenageá-lo é o foco! Seja com versões casuais, fantasias não tão completas ou que não tenham sido confeccionadas por você!

Quer ver um pouco dos cosplayers que encontramos pelas CCXP22 para se inspirar? Confira na galeria abaixo Mariana como Cruella, Lucas como Chopper, Rafaella como Anya, Luana como Macrofalo, Lívia como Kaguya, Camilla como Todoroki Shoto, Paola como Princesa Zelda, Eve como Mavis, Mateus como Johnny, Matheus como Super Choque e Luísa como Wandinha: