CCXP22 terá 484 artistas na Artists’ Valley

Capa da Publicação

CCXP22 terá 484 artistas na Artists’ Valley

Por Chris Rantin

Considerado por muitos como o coração do evento, a Artists’ Alley da CCXP cresceu! Neste ano, serão 484 artistas que poderão expor seu conteúdo para os fãs, motivo pelo qual o nome desta sessão foi modificado para Artist’s Valley.

Ivan Costa, cofundador da CCXP e curador do Artists’ Valley, falou sobre esta atualização:

“O Artists’ Valley by Chiaroscuro Studios é um espaço apaixonante para quem vai ao evento porque conecta e aproxima artistas e fãs. É também um espaço marcado pela diversidade e pela representatividade. Temos mais de 110 artistas fora do sudeste, com destaque para 47 do norte e nordeste. Nesse retorno ao evento presencial, procuramos manter a visibilidade e oportunidade necessária aos artistas presentes visando fortalecer o cenário dos quadrinhos e principalmente na captação de novos leitores. O espaço ainda conta com um palco central para esses artistas se apresentarem, alcançando assim um público ainda mais amplo entre os visitantes da CCXP22. Por tudo isso, a área deixou o nome tradicionalmente usado em outros eventos – Artists’ Alley (beco) – para adotar o nome Artists’ Valley (vale), que traduz melhor a importância e a grandeza dessa área que é o coração da CCXP e que é uma plataforma importante para quadrinistas brasileiros”

Apostando mais uma vez na diversidade, a CCXP informa que 38% dos artistas confirmados se identificam como parte do movimento LGBTQIAPN+ e 13,6% se identificam como transgêneros, não-binários, gender fluid, agênero e travestis. Outro ponto que chama a atenção é que 32% dos artistas se identificam como negros, pardos e indígenas e que, nesta edição, houve um aumento na participação de mulheres que são 32% da Artist’s Valley.

Artist’s Valley terá mais de 480 artistas na CCXP22

Na temática dos trabalhos dos artistas que serão parte da CCXP22, obras independentes e alternativas ficam em primeiro lugar (14,5%), fantasia aparece em segundo (10,8%) e aventura em terceiro (9,1%). Histórias LGBTQIAPN+ (5,7%) são mais presentes do que super-heróis (3,6%), mostrando o interesse nas novas narrativas e representatividade.

Entre os nomes confirmados, teremos mesas com grandes nomes como Mark Waid, Jim Starlin, Fabien Toulmé, Aimée de Jongh, Laerte, Germana Viana, Julian Totino Tedesco, Jim Cheung, Marcello Quintanilha, André Dahmer, Quinho, Ilustralu, Dan Mora, Vitor Cafaggi, Lucas Werneck, Tony Harris e Olivier Coipel.

A CCXP22 acontece nos dias 1 a 4 de dezembro na São Paulo Expo.

Confira a lista completa dos artistas confirmados abaixo: