Por que o Cavaleiro da Lua não é o Batman da Marvel? Entenda as comparações

Capa da Publicação

Por que o Cavaleiro da Lua não é o Batman da Marvel? Entenda as comparações

Por Gus Fiaux

Em 2022, dois vigilantes de peso ganharão adaptações e reconquistarão os fãs de super-heróis. De um lado, temos o Batman, que receberá um novo filme, dando início a uma nova franquia com sua mitologia reinterpretada à parte do Universo Estendido da DC. Do outro, o Cavaleiro da Lua fará sua primeira aparição no Universo Cinematográfico da Marvel, trazendo consigo muitas novidades e uma trama repleta de histeria e loucura.

Porém, há anos alguns fãs insistem em dizer que Marc Spector nada mais é que uma versão de Bruce Wayne criada pela Marvel – o que levanta vários questionamentos a respeito de qual é a essência desses dois personagens, bem como suas intersecções e pontos de ruptura. Aqui, explicamos um pouco sobre a piada do Cavaleiro da Lua ser o “Batman da Casa das Ideias” – e daremos a resposta definitiva para esse debate!

Trajes, riqueza, heróis urbanos… os dois personagens já foram bem comparados pelos fãs!

O que eles têm em comum?

À primeira vista, especialmente para fãs mais leigos que não conhecem muito dos quadrinhos, é fácil aceitar que o Cavaleiro da Lua é uma versão copiada do Batman pela Marvel. Os dois possuem algumas semelhanças palpáveis, e até possuem pontos em comum em suas personalidades. Para começar, ambos são heróis urbanos que agem à noite – sempre com histórias mais sombrias e vilões insanos que os levam ao limite de suas experiências e habilidades.

Além disso, existe a questão dos trajes. Embora exista uma diferença crucial aqui (o traje do Batman é preto, o do Cavaleiro da Lua é branco), os dois são até parecidos em seu conceito: capas esvoaçantes, capuzes que escondem as respectivas identidades civis dos heróis, cintos de utilidades e até a insígnia larga estampada no peito de cada um deles, deixando claro a que vieram. E é importante lembrar também que os dois possuem gadgets e dispositivos especiais usados para lutar contra o crime – O Batman possui o batarangue, enquanto o Cavaleiro da Lua usa dardos afiados em formato de lua crescente.

Tudo isso, inclusive, é financiado com a riqueza desses personagens. Como já sabemos, Bruce Wayne é um playboy milionário que herdou a fortuna de sua família, construindo para si um império e dando seguimento às operações das Indústrias Wayne. E Marc Spector também possui, entre suas múltiplas personalidades, uma identidade chamada Steven Grant, que nas HQs é um famoso astro de cinema que também possui muita grana acumulada – usada primariamente para construir todos os equipamentos do Cavaleiro da Lua.

Poderíamos falar por horas, mas existem outros elementos aqui que também comprovam essas “semelhanças” – coisas pequenas, mas que atraem a atenção dos fãs. Por exemplo, os dois costumam usar armas de ganchos retráteis para se balançar por prédios e escalar obstáculos, além de usarem veículos aéreos estilizados para se locomoverem: o Batman possui o Batwing, e o Cavaleiro da Lua tem seu “Luamóvel“, um drone aéreo que tem o formato de uma lua. Os dois são especialistas em combate corpo-a-corpo e também já tiveram posições de destaque em grandes equipes de super-heróis, seja a Liga da Justiça ou os Vingadores.

Se Bruce Wayne é um simples humano sem poderes, Marc Spector possui uma gama de habilidades conectadas à mitologia egípcia.

O que eles têm de diferente?

Porém, pode-se argumentar que essas “semelhanças” são compartilhadas por vários personagens de quadrinhos – e não é mentira. Quantos heróis não são milionários, usam veículos aéreos ou dependem de dispositivos tecnológicos para lutar contra o crime? E quanto a capas, mantos e combate corpo-a-corpo, esse é basicamente o pack padrão para qualquer super-herói que se preze nos quadrinhos, ainda mais os que possuem aventuras mais urbanas e “sombrias”. O que mais nos interessa aqui é analisar as diferenças entre o Cavaleiro da Lua e o Batman – que não são poucas.

Começando pelo Cruzado Encapuzado, Bruce Wayne é um humano normal que construiu sua carreira heroica para vingar seus pais, mortos na sarjeta de um beco perigoso de Gotham City. Para isso, ele passou anos treinando, com o plano de salvar sua cidade de toda a corrupção e criminalidade, recrutando os fiéis sidekicks para sua causa e formulando uma “Batfamília”. Embora passe a ideia de um herói solitário e soturno, a verdade é que o Batman sempre está rodeado de aliados e ajudantes. Ele não possui superpoderes e é um detetive excelente, mas sabe que não precisa de dons especiais para salvar o mundo.

Quanto a Marc Spector, temos um personagem cheio de complexidades e nuances bem curiosas. Para começo de conversa, ele é uma pessoa que sofre de transtorno de múltiplas identidades, o que faz com que desenvolva três (às vezes mais) personalidades distintas: além de sua “base”, ele também tem o taxista Jake Lockley e o ricaço Steven Grant. E essas personalidades estão sempre em estado de conflito, ainda que se “ajudem” de vez em quando para resolver casos e crimes específicos.

Mas em sua origem, Marc era um mercenário que foi traído por seu parceiro em uma missão no Egito. Ele foi deixado para morrer aos pés de uma estátua do deus egípcio da lua e da vingança, Khonshu, e supostamente teria sido ressuscitado com um novo propósito: se vingar de quem lhe traiu e trazer uma maré de morte e devastação para a divindade ancestral. Ele então se torna um vigilante solitário e violento, que alcance limites inultrapassáveis para castigar quem merece, ao mesmo tempo em que é visto com desconfiança por outros membros da comunidade heroica.

Claro que há quem acredite que o Batman também sofre de doenças mentais e transtornos psicológicos, e por isso faça o que faz – mas os quadrinhos nunca deram uma base sólida para isso, sempre o trazendo como um herói honrável e justo (que muitas vezes se recusava a matar seus inimigos). O Cavaleiro da Lua já era tido como um lelé da cuca desde que foi introduzido, e até mesmo seus poderes são motivos de dúvidas para muitos, que acreditam que ele é só um maluco sem poderes especiais que anda por aí espancando bandidos.

O Cavaleiro da Lua logo se tornará um personagem bem popular, graças à sua série no Disney+!

O Cavaleiro da Lua é o “Batman da Marvel”?

Resposta rápida: Não é. Nem de longe.

Embora existam comparações plausíveis entre os dois personagens, todas as semelhanças entre o Batman e o Cavaleiro da Lua são elementos comuns aplicados a vários super-heróis. É a mesma coisa que dizer que o Superman e o Ciclope são parecidos só porque os dois disparam rajadas vermelhas pelos olhos. Porém, as diferenças entre esses personagens são gritantes e contam ainda mais quando analisamos numa perspectiva mais ampla, especialmente considerando as diferenças entre suas histórias.

Uma história clássica do Batman conta com o peso de sua origem nos dias atuais, como ele se dedica a proteger Gotham City do caos e como deve lidar com vilões que são tão formidáveis quanto ele – e que muitas vezes são quase capazes de derrotá-lo. Suas histórias solo se focam na corrupção da cidade, na vasta Batfamília que ele formou ao longo dos anos e no contraste entre Bruce Wayne e sua identidade heroica.

Já as histórias do Cavaleiro da Lua, embora também tenham o viés urbano, sempre penderam mais para o sobrenatural – não é à toa que o personagem fez sua primeira aparição em uma HQ do Lobisomem. Além disso, sua origem é permeada pela mitologia egípcia e pela sombra constante de Khonshu. Ele é um personagem visto com maus olhos por outros heróis, cuja loucura se faz presente em vários momentos – tanto que o maior contraste de suas histórias é entre suas múltiplas identidades, com o Cavaleiro da Lua sendo uma parte fundamental de cada uma delas.

Assim, os dois são personagens essencialmente diferentes. Até mesmo a cor de seus trajes denuncia isso – enquanto o Cavaleiro das Trevas usa preto para se esconder dos criminosos à luz do luar, o Avatar de Khonshu sempre traje a cor branca, justamente para chamar a atenção e intimidar seus inimigos de longe – pois, para ele, nenhuma estratégia é mais importante que a adrenalina da ação, seja ele atingido ou não pelos seus inimigos. Com sorte, tanto o filme da DC protagonizado por Robert Pattinson quanto a série da Marvel estrelada por Oscar Isaac conseguirão mostrar como essas duas figuras são diferentes e únicas em sua proposta.

A série do Cavaleiro da Lua estreia no dia 30 de março, no Disney+. Já The Batman chega aos cinemas no dia 3 de março.

Abaixo, confira também: