Brittany Murphy: A história intrigante por trás da morte da atriz

Capa da Publicação

Brittany Murphy: A história intrigante por trás da morte da atriz

Por Jaqueline Sousa

Foi em dezembro de 2009 que a morte da atriz Brittany Murphy deixou Hollywood em choque. Com apenas 32 anos de idade na época, ela era especialmente conhecida por seus papéis no clássico As Patricinhas de Beverly Hills e no drama 8 Mile – Rua das ilusões, mas teve sua promissora carreira interrompida prematuramente por uma morte que ainda deixa muita gente intrigada.

Isso porque o caso envolve alguns aspectos um tanto quanto misteriosos que ainda geram bastante especulações sobre a vida pessoal da artista e a própria causa de sua morte. Pensando nisso, hoje nós vamos te contar um pouco mais sobre a trajetória de Brittany Murphy e toda a história por trás de seu falecimento!

Quem é Brittany Murphy?

Brittany Murphy sorrindo em As Patricinhas de Beverly Hills.

Brittany Murphy começou a se destacar na indústria cinematográfica após participar de As Patricinhas de Beverly Hills.

Nascida em Atlanta, nos EUA, Brittany Murphy foi criada por sua mãe e, desde os cinco anos de idade, já começou a apresentar os primeiros indícios de suas habilidades no meio artístico. Além de estudar dança, Murphy também se dedicou à atuação, iniciando sua carreira na área ainda na adolescência com trabalhos menores na televisão.

Mas foi só em 1995, com o lançamento de As Patricinhas de Beverly Hills, que Brittany se viu diante do verdadeiro estrelato. Sua vida profissional deslanchou de vez na indústria cinematográfica e ela passou a fazer parte de grandes projetos como Garota, Interrompida, Sin City – A Cidade do Pecado e Recém Casados, por exemplo. 

Apesar do futuro promissor em Hollywood, a vida de Brittany começou a mudar quando ela conheceu Simon Monjack, um roteirista que tinha diversos problemas financeiros e legais, além de também ter um histórico de relacionamentos conturbados. Segundo familiares e amigos de Murphy, conforme relatos do documentário What Happened, Brittany Murphy (O Que Aconteceu, Brittany Murphy?, em tradução livre), foi a toxicidade da união entre os dois que colaborou para a morte da atriz (via NY Post).

Como Brittany Murphy morreu?

Brittany Murphy em um evento.

Conforme relatado na autópsia, a causa da morte de Brittany foi uma combinação de pneumonia e anemia.

No dia 20 de dezembro de 2009, praticamente véspera de Natal, após passar alguns dias com sintomas de gripe, Brittany Murphy colapsou no chão do banheiro de sua casa, onde vivia com sua mãe e seu então marido, Simon Monjack. Pouco tempo depois, ela foi levada ao hospital, local onde foi declarada morta algumas horas depois do colapso.

Não demorou muito para que as autoridades declarassem a causa do falecimento: a autópsia apontou uma combinação de pneumonia e anemia, juntamente com intoxicação de remédios

Em entrevista à People, naquela época, o legista Ed Winter, informou que Brittany “estava muito doente por causa da pneumonia, muito anêmica e ainda estava tomando remédios”. Além disso, Winter também confirmou que não foram encontradas drogas ilegais no organismo da atriz, apenas aquelas que foram prescritas por seus médicos, e que “a morte poderia ter sido evitada” se ela tivesse procurado ajuda médica antes.

Por que há tanto mistério envolvendo a morte de Brittany Murphy?

Brittany Muprhy no filme 8 Mile.

Após a morte da atriz, diversas especulações a respeito do caso começaram a surgir.

Embora a causa da morte de Murphy não seja um grande mistério, algumas situações um tanto quanto questionáveis ocorreram após seu trágico falecimento. No período, Monjack, que continuou vivendo na mesma casa com a mãe da atriz, chegou a tentar evitar que a autópsia de Brittany fosse feita (via NY Post).

Tais comportamentos começaram a levantar suspeitas, e diversas especulações sobre o caso passaram a surgir, como a teoria de que havia mofo na casa da artista ou que ela teria sido, na verdade, envenenada pela mãe e pelo marido.

Simon Monjack e Brittany Murphy abraçados.

Brittany Murphy foi casada com Simon Monjack, um roteirista que levava uma vida bastante conturbada.

A bizarrice ao redor da situação só aumentou quando, cerca de cinco meses depois, Simon Monjack morreu aos 40 anos. A causa, assim como a de Brittany, também foi pneumonia e anemia. 

Diante desse cenário, Angelo Bertolotti, o pai de Brittany, chegou a abrir um processo contra o departamento de polícia de Los Angeles, em 2012, alegando que havia uma “falha na condução dos exames toxicológicos” (via THR). De acordo com ele, uma nova análise das amostras do cabelo da atriz poderia indicar que a causa da morte teria sido devido à toxicidade do mofo que havia na casa. 

Conforme o documentário What Happened, Brittany Murphy? (via Esquire), os legistas comprovaram que as alegações de Angelo não eram verídicas, assim como as demais “teorias da conspiração” acerca do caso. Ainda assim, a morte de Murphy intriga as pessoas até hoje exatamente por causa das estranhas coincidências e fatores envolvendo a trágica história.

Aproveite também: