Breaking Bad: Políticos estão furiosos com estátuas em homenagem à série nos EUA

Capa da Publicação

Breaking Bad: Políticos estão furiosos com estátuas em homenagem à série nos EUA

Por Nick Narukame

Breaking Bad entrou para a história como uma das séries mais aclamadas de todos os tempos. O impacto foi tamanho que a cidade de Albuquerque no Novo México resolveu erguer estátuas para Walter White (Bryan Cranston) e Jesse Pinkman (Aaron Paul). Desde então, políticos conservadores estão furiosos, alegando não ser apropriado enaltecer traficantes, mesmo que fictícios.

Segundo a Variety as estátuas foram inauguradas em julho deste ano em uma cerimônia que contou com a presença dos atores homenageados, Vince Gilligan, criador da série e Tim Keller, prefeito da cidade.

Não demorou para que figuras públicas mais conservadoras levantassem problemas referentes à existência das estátuas. O apresentador de rádio Eddy Aragon e o deputado republicano Rod Montoya foram categóricos em suas críticas.

“Estou feliz que o Novo México conseguiu o lance, mas de verdade?” Montoya disse recentemente à Fox News. “Estamos seguindo o caminho de literalmente glorificar os fabricantes de metanfetamina?”

Protagonistas da série foram homenageados.

Aragon complementou o discurso de Montoya afirmando que a série trata sim de assuntos que fazem parte do cotidiano do Novo México, mas não acha que “seria o tipo de coisa pelo qual a cidade deveria ser lembrada”. Ele também criticou o estado por preferir erguer estátuas para os personagens após decidir derrubar a de uma grande figura histórica, o conquistador espanhol Juan de Oñate, a qual é amputado o genocídio do povo nativo americano.

“Agora estamos colocando personagens fictícios na frente. Temos Jesse Pinkman e, claro, Heisenberg, e agora erguemos estátuas e nosso prefeito progressista da cidade de Albuquerque as apoiou”, disse Aragon. “Estamos financiando isso, então não há problema em se livrar de figuras históricas reais e agora, de alguma forma, é ainda melhor, [ter] figuras fictícias de tráfico de drogas.”

Durante a inauguração, o próprio Gilligan comentou que talvez nem todos fossem ver aquela homenagem a dois traficantes de metanfetamina com bons olhos, mas que aquilo iria além do trabalho ilícito dos personagens. Era também uma forma de homenagear aos atores e o excelente trabalho feito por eles.

Estáuas dos personagens da série.

A ideia de homenagear dois “traficantes de drogas fictícios” não agradou algumas figuras públicas.

O prefeito da cidade afirmou achar apropriada a inauguração das estátuas devido ao impacto econômico que a série gerou para a cidade enquanto esteve em exibição. A existência movimentaria o turismo ao seu ver e, segundo o mesmo, “a obra pode até ser fictícia, mas os empregos gerados por essa comoção não são”.

Breaking Bad conta a história de um químico frustrado que descobre ter câncer no pulmão e decide embarcar em uma carreira ilícita no tráfico de drogas para tentar pagar suas dívidas hospitalares e dar uma vida melhor para seus filhos. Recentemente a série voltou aos holofotes por conta de sua série derivada, Better Call Saul, que teve seu episódio final exibido nesta semana.

Mas e você? Qual a sua opinião sobre essa situação toda? Divida com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: