Capa da Publicação

Berserk: Obra terá continuação oficial após falecimento do seu criador

Por Flávia Pedro

Berserk é um mangá clássico do autor e mangaká Kentaro Miura, sendo considerado por muitos leitores uma obra prima do gênero. Infelizmente, Miura nos deixou em maio de 2021 sem terminar sua principal história e isso deixou os fãs se perguntando: o que seria de Berserk daqui em diante? Para a alegria de todos, foi oficialmente divulgado que esta história será concluída!

Desde a morte de Miura, os fãs ficaram preocupados com o destino da história de Guts, o protagonista de Berserk. De acordo com as informações divulgadas na época do falecimento, o mangaká não havia deixado rascunhos ou quadros prontos que concluíssem a história, ficando em aberto o que seria feito com o fim da obra.

O medo de que outra pessoa tomasse a frente e descaracterizasse o universo tomou conta dos fãs, mas depois de um anúncio oficial da editora Hakusensha reforçando que as ideias de Kentaro serão respeitadas, podemos respirar aliviados. O anúncio foi publicado no Twitter (@berserk_project) e no próprio site da Hakusensha, estando disponível em inglês e japonês, confira abaixo:

Pronunciamento oficial da equipe de Berserk

Pronunciamento oficial de Kouji Mori

Segundo o pronunciamento, toda a equipe de Berserk está grata por ter recebido inúmeras mensagens de carinho e apoio em relação a obra, lamentando que Kentaro não pôde estar aqui para ler junto a eles. Além disso, confirmaram cerca de 6 capítulos novos que fecharão o Arco da Ilha dos Elfos (ponto onde o mangá havia parado) e, em seguida, iniciarão o próximo arco (que provavelmente será o último da obra).

Eles afirmam que nada novo será criado, ou seja: eles não vão inventar histórias do zero e nem acrescentar novidades, respeitando todo o projeto do criador e usando apenas o que foi deixado por ele como base. Para isso, a equipe de produção convidou o melhor amigo de Miura, o senhor Kouji Mori, para supervisionar o projeto a partir de agora.

Guts, protagonista de Berserk criado por Kentaro Miura

De acordo com Mori, Kentaro havia lhe contado tudo sobre Berserk, incluindo seu final e como ele havia planejado. Quando o mangaká estava prestes a desenhar a icônica cena do Eclipse — um marco dentro da obra — ele convidou Mori para ajudá-lo e ambos passaram uma semana trabalhando neste projeto. Segundo o melhor amigo do autor, foram nesses dias que Miura lhe contou detalhes e afirmou que ele era o único que tinha informações tão precisas sobre o fim da obra.

Desde então a história seguiu tudo o que Kentaro contou para Mori durante esses sete dias, contendo pouquíssimas alterações. Então, Mori vai servir como base para dar continuidade a história de seu amigo, usando sua memória para escrever. Ele sabe e admite que nunca será como quando Miura estava vivo, mas ele promete fazer dessa continuação o mais fiel possível para honrar o trabalho de seu amigo.

O lançamento deste novo capítulo está marcado para o dia 24 de junho de 2022 e, como dito antes, serão 6 capítulos para encerrar o arco atual. Ainda não foi esclarecido como será a dinâmica de publicação destes capítulos, mas acredita-se que seguirá o padrão de um capítulo por semana.

Agora, o que podemos fazer é esperar ansiosamente pelo dia 24 e matar um pouco da saudade deixada por Kentaro Miura.

E você, ficou animado com esse novo pronunciamento? Acredita que a obra manterá seu nível de qualidade e será fiel às vontades de Miura? Espera que Guts finalmente encontre seu “final feliz” depois de uma jornada tão dura? Divida sua opinião com a gente nos comentários!

Confira também:

Imagem de perfil
Flávia Pedro

Historiadora formada pela UFF e apaixonada por cultura japonesa, animes, mangás, filmes... Criadora de conteúdo no instagram Anime Dicria, viciada em café e leitora de fanfics ruins nas horas vagas. Instagram: fllavia_pedro