Awkwafina, de Shang-Chi, fala pela primeira vez sobre acusações de apropriação cultural

Capa da Publicação

Awkwafina, de Shang-Chi, fala pela primeira vez sobre acusações de apropriação cultural

Por Jaqueline Sousa

A atriz Awkwafina vem ganhando bastante destaque em Hollywood nos últimos anos, chegando a participar de grandes produções da indústria como Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, do Universo Cinematográfico da Marvel. Mas, recentemente, a atriz usou o Twitter para falar pela primeira vez a respeito de acusações de apropriação cultural que fez em seu passado.

Segundo as acusações (via ComicBookMovie.com), a atriz teria utilizado o dialeto Inglês Vernáculo Afro-americano (African American Vernacular English ou AAVE, em inglês) para promover sua carreira como rapper. Conforme ela foi ganhando destaque na indústria, a repercussão negativa na mídia também aumentou.

Em resposta às acusações, a atriz declarou em seu Twitter:

“Existe um contexto social e político em tudo, especialmente na história da comunidade afro-americana neste país.

 

É um grupo que foi desproporcionalmente afetado por políticas institucionais e aplicações de leis – enquanto tinham sua cultura roubada, explorada e apropriada pela cultura ‘dominante’ para fins monetários sem conhecimento ou respeito por suas raízes, os pioneiros ou artistas que aperfeiçoaram e dominaram o ofício.

 

É um problema que nós ainda vemos hoje em dia, embora alguns passem como uma mistura da ‘geração TikTok’ que liberalmente utiliza a AAVE, e o hip-hop – um gênero musical que é onipresente e amado através do país – está ancorado como um gênero popular na história da música. E na vida, a aculturação linguística e imigrante, juntamente com a inevitável passagem globalizada da gíria de internet atuam como fatores na linha tênue entre ofensa e cultura pop.

 

Mas como uma pessoa não preta, eu afirmo que estarei sempre à disposição para escutar e trabalhar incansavelmente para entender a história e o contexto da AAVE, o que é considerado apropriado ou que vá contra a direção do progresso de todo ou qualquer grupo marginalizado. Porém tenho que enfatizar: zombar, menosprezar ou ser cruel diante das outras pessoas não é a minha natureza. Nunca foi, e nunca será.

 

Minha base imigrante me permitiu esculpir uma identidade americana  fora dos filmes e séries de TV que eu assistia, as crianças com quem eu convivia durante a escola pública e meu amor e respeito pelo hip hop. Acho que, como um grupo, os americanos asiáticos ainda estão tentando entender o que essa jornada significa para eles – o que é correto e onde eles não pertencem. E embora eu ainda esteja aprendendo e fazendo um trabalho pessoal, tenho certeza de que quero passar o resto da minha carreira inspirando nossa comunidade. Fazemos isso falhando, aprendendo, entendendo, ouvindo e com empatia… Continuarei fazendo isso.”

Awkwafina está presente no MCU como Katy, em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.

Após a declaração, Awkwafina também anunciou que se afastaria das redes sociais.

Aproveite também: