Avatar: Quais eventos da vida real inspiraram a história da série animada?

Capa da Publicação

Avatar: Quais eventos da vida real inspiraram a história da série animada?

Por Gabriel Mattos

Avatar: A Lenda de Aang introduz um mundo fictício fantástico muito diferente do nosso, onde os conflitos surgem em volta das habilidades de dominação. Mas mesmo com esse ar descontraído, o desenho não deixa de buscar inspiração em diferentes eventos históricos que aconteceram de verdade. Você sabe quais eventos da vida real inspiraram a história da série animada? (via CBR)

Guerra dos Cem Anos

Tudo isso mudou quando a Nação do Fogo atacou…

Apesar de trazer uma forte influência da cultura oriental, a principal guerra que inspirou A Lenda de Aang foi europeia. A Guerra dos Cem Anos foi um conflito armado entre a Inglaterra e França que se estendeu por mais de um século, marcado por breves momentos de respiro entre as batalhas. De forma similar, na animação, o ataque da Nação do Fogo também se estendeu por mais de um século, sendo inclusive chamada de Guerra de Cem Anos por cidadãos de diferentes nações.

Segunda Guerra Sino-Japonesa

O Reino da Terra foi tomado pelo fogo

O culto extremo a honra pregado pela Nação do Fogo é levemente inspirado na própria cultura japonesa e a série aproveita esta relação para relembrar uma das suas consequências mais drásticas na história: o Massacre de Nanjing, durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa. Na era do Eixo, o Império do Japão atacou a “honra” da China invadindo a sua antiga capital para cometer crimes imperdoáveis contra as mulheres e crianças chinesas.

Na animação, o paralelo é a invasão de Ozai ao Reino da Terra, incendiando tudo para acabar com a esperança do povo. Tanto Ozai quanto o imperialista Iwane Matsui tiveram a punição máxima para os seus crimes de guerra.

Segunda Guerra Mundial

Ozai, o Lorde da Nação do Fogo

Como muitas histórias de guerra na ficção, A Lenda de Aang também faz referências à Segunda Guerra Mundial. Além da doutrina fascista da Nação do Fogo, que busca destruir a cultura de seus inimigos, vemos uma Nação inteira se corromper sob a imagem de um líder populista, neste caso, Ozai. Alguns pontos chave da história também têm paralelos na história da Segunda Guerra, como a apropriação de balões de guerra no episódio 17 e a invenção do submarino no episódio 50, similar ao emprego de barcos de desembarque no mundo real.

Quais outras referências ao eventos históricos do mundo real você encontrou no desenho? Não deixe de comentar!

Fique com: