Avatar: O Caminho da Água tem causado problemas em diversos cinemas do Japão

Capa da Publicação

Avatar: O Caminho da Água tem causado problemas em diversos cinemas do Japão

Por Gus Fiaux

Lançado na semana passada, Avatar: O Caminho da Água já está se tornando um dos maiores sucessos de 2022 – seja pelo seu retorno na bilheteria ou até mesmo por sua recepção, já que o visual do filme tem sido aclamado até mesmo por quem não gostou tanto da narrativa. Porém, o mais novo filme de James Cameron tem causado alguns problemas técnicos surpreendentes no Japão.

A notícia foi dada pela Bloomberg e tudo tem a ver com o sistema usado por Cameron para renderizar o visual de seu filme. O Caminho da Água usa o sistema HFR (que significa Alta Taxa de Frames), com uma taxa de 48 frames por segundo. Geralmente, filmes usam um sistema de 24 frames por segundo.

Não são todos os cinemas do mundo que comportam o HFR. Na verdade, para que essa tecnologia funcione do jeito certo, quase sempre é necessário usar os projetores mais recentes lançados no mercado, já que apenas estes servem para passar a alta taxa de frames corretamente.

Projetores estão dando problema graças à alta taxa de frames do filme.

Assim, várias pessoas do Japão estão dizendo que muitas das cadeias exibidoras de cinema no país não estão sendo capazes de exibir o filme em toda sua glória. Redes como a Tohol Col, a United Cinemas Co. e a Tokyu Corp. estão tendo que tirar o longa de sua grade de programação, já que seus projetores estão dando problemas por não comportarem bem a tecnologia HFR.

Um dos cinemas no centro do Japão teve que fazer uma alteração no meio da exibição, reduzindo a taxa de frames de 48 para 24, apenas para que o público conseguisse desfrutar da experiência sem que o projetor travasse. E mesmo com esses problemas, o longa conseguiu a proeza de se tornar a maior bilheteria de abertura da história do Japão.

No Brasil, grande parte dos cinemas já estão adaptados para a tecnologia HFR, embora um ou outro ainda conte com projetores mais antigos. Nesse caso, a própria rede exibidora pode solicitar o envio de cópias no formato 24 frames por segundo para as distribuidoras.

Avatar: O Caminho da Água está em cartaz nos cinemas.

Abaixo, confira também: