As Branquelas: Marlon Wayans defende filme de críticas e rejeita a cultura do cancelamento

Capa da Publicação

As Branquelas: Marlon Wayans defende filme de críticas e rejeita a cultura do cancelamento

Por Gus Fiaux

Lançado em 2004, As Branquelas foi um divisor de águas na comédia. Mesmo tendo sido mal recebido pela crítica especializada, o filme acabou conquistando o coração do público e hoje é visto como clássico cult. No Brasil, o amor pelo filme é expresso frequentemente, uma vez que ele já se tornou um dos longas mais reprisados na TV aberta desde seu lançamento.

Porém, há um movimento na internet que aponta para as piadas que envelheceram mal no longa, com a presença de insultos e comentários de baixo calão sobre minorias. Porém, Marlon Wayans, um dos roteiristas e astro do longa, não acredita no cancelamento. Em entrevista ao Buzzfeed, ele falou sobre como acha As Branquelas e as comédias de sua família – os Wayans Brothers, que já é uma produtora bem reconhecida – necessárias no cenário contemporâneo:

“Eu acho que elas são necessárias. Eu não sei em que planeta estamos, onde você acha que as pessoas não precisam rir, e as pessoas precisam ser censuradas e canceladas. Se uma piada vai ser o motivo de me cancelarem, obrigado por me fazerem esse favor.”

Marlon Wayans diz que o segredo de sua família é “contar as piores piadas da melhor forma possível”.

Wayans continua, falando sobre como a “cultura do cancelamento” trouxe um impacto negativo para a sociedade. De acordo com ele, ainda há interesse de sua parte em continuar produzindo filmes ousados e com um humor ácido, mas ele também reconhece que são poucos os estúdios que embarcariam em uma jornada como As Branquelas:

“É triste que a sociedade tenha se tornado esse lugar onde não podemos rir mais. Eu não estou mais escutando essa maldita geração. Eu não estou escutando essas pessoas: essas pessoas assustadas, esses executivos assustados. Vocês fazem o que querem fazer? Ótimo. Eu ainda vou contar as minhas piadas do jeito que as contos. E se você quer fazer algum dinheiro, venha comigo. E se não, então eu encontrarei um jeito de fazer por conta própria. Eu conheço meu público, e eles vêm às minhas apresentações todos os finais de semanas e eles saem se sentindo ótimos e rindo. Uma coisa sobre os Wayans é que sempre contamos as piores piadas da melhor forma possível.”

Em As Branquelas, dois policiais negros precisam se disfarçar como duas patricinhas brancas para investigar um caso de sequestro. Para cumprir bem o papel, eles devem se adaptar à realidade fútil e superficial nos Hamptons, enquanto mudam a vida das pessoas que encontram pelo caminho.

As Branquelas está disponível na Netflix e no Paramount+.

Abaixo, confira também: