Antes do Capitão América, um grande herói da DC já havia batido em Hitler

Capa da Publicação

Antes do Capitão América, um grande herói da DC já havia batido em Hitler

Por Junno Sena

O teor político ao redor da criação de Superman não é uma novidade. Constituído como a síntese do sonho americano, Jerry Siegel e Joe Shuster o criaram como um símbolo de esperança, igualdade e fraternidade frente ao nazismo. Porém, o que nem todos sabem é que, antes do Capitão América, o kriptoniano Kal-El deu um soco em Hitler.

Mesmo sendo um enredo esperado para o personagem, esse fato pode surpreender até os fãs mais fervorosos do Homem de Aço. Isso por conta do acontecimento ter se dado em uma curta história de duas páginas esquecida pelo público.

Em entrevista para o Screen Rant, Roy Schwartz, autor de Is Superman Circumcised?: The Complete Jewish History of the World’s Greatest Hero (Superman é Circuncisado?: A História Judaica Completa dos Grandes Heróis da Terra, em tradução direta), comentou sobre a curiosidade:

“Sim, o famoso Capitão América dá um soco na cara de Hitler na capa de seu primeiro quadrinho… Mas a verdade é que antes disso, em 27 de fevereiro de 1940, Siegel e Shuster publicaram uma história imaginária de duas páginas nas páginas da Look Magazine para contar como o Superman acabaria com a guerra.

 

Ele atravessa a linha Siegfried, a linha de fortificação supostamente impenetrável entre a Alemanha e a França, ele transforma candidatos nazistas em pretzels, ele derruba a Luftwaffe do céu. Ele agarra Hitler e Stalin pela nuca. Essa história é anterior ao Capitão América, Superman foi o primeiro a fazer isso.”

Superman enfrentou Hitler em uma história de duas páginas lançada na Look Magazine

Publicada na Look Magazine, que saiu de circulação há mais de cinco anos, o embate entre Hitler e Superman acabou sendo deixado de lado. Além disso, o fato de Capitão América ter enfrentado o nazista na capa de sua primeira edição, em março de 1941, colocou Steve Rogers como o maior exemplo de como a propaganda política funcionava dentro dos quadrinhos.

Mesmo não sendo o destaque, Superman possui alguns encontros interessantes com o partido nazista. Como em Superman #17, de Jerry Siegel e Joe Shuster, por exemplo, em que mostra o herói segurando Hitler e o General Hideki, o primeiro ministro do Japão, pelo colarinho

Capa da primeira edição de Capitão América

Já recentemente, em Superman Smashes the Klan, história de Gene Luen Yang publicada em 2019, vimos o herói enfrentando os supremacistas brancos da Ku Klux Klan, socando nazistas e derrotando fascistas.

Mas, se para Superman esses encontros eram momentos chave, Capitão América ainda tinha o ineditismo de ter sido criado para combater na Segunda Guerra Mundial, colocando-o como a representação americana em solo alemão. Enquanto Superman se tornava, de alguma forma, o imigrante judeu em território americana.

Aproveite e continue lendo: