Capa da Publicação

Qual o anime com mais episódios da história?

Por Flávia Pedro

Quando o assunto é “animes com muitos episódios” tenho certeza que nomes como One Piece e Pokémon vem à sua cabeça, afinal ambos levam fama nesse quesito. Porém, o anime com maior número de episódios exibidos até hoje não é tão popular como seus colegas famosos: Sazae-san. Você o conhece?

Quantos episódios esse anime tem?

Sazae-san é uma série que começou em 1946 ainda como história em quadrinho e continuou sendo publicada até 1974 (via CBR). A obra da mangaká Machiko Hasegawa era estruturada em páginas com 4 painéis e cerca de 6.500 tiras, sendo publicada no jornal local –  Ukunichi Shinbu – antes de migrar para o Asahi Shinbun.

Machiko Hasegawa recebendo a placa do recorde pela adaptação de Sazae-san.

A partir de 1969 a obra começou a ganhar uma adaptação para anime e está sendo exibida na TV japonesa até hoje. Com uma estrutura de 3 episódios, cada um com uma média de 8 minutos sendo exibidos semanalmente, a contagem de episódios é realmente impressionante: atualmente, Sazae-san já exibiu 7.881 episódios e a estimativa tende a aumentar ainda mais!

Esse é o anime mais longo de todos os tempos, reconhecido até mesmo pelo Guinness World Records. Com essa quantidade de episódios e por ainda estar em exibição, esse recorde não vai ser quebrado nem tão cedo.

Mas sobre o que é a história de Sazae-san?

Personagens de Sazae-san.

Sazae-san conta uma história bem comum, por incrível que pareça. Uma dona de casa com seus vinte e poucos anos vivendo uma vida pacata com sua família, composta por seu marido, seus pais, seu filho e seus irmãos mais novos… E um gato, não podemos esquecer do bichinho de estimação da família!

Hasegawa criou essa estrutura familiar em sua obra imaginando como a família tradicional japonesa seria após a Segunda Guerra Mundial, a partir de seu ponto de vista, claro. Então Sazae, a protagonista, era uma mulher que não estava interessada em fazer o que se esperava de mulheres para que arrumassem um marido, ela tinha preocupações mais importantes, como andar a cavalo.

Sazae-san é uma comédia bem simples, mas traz uma visão sobre a representação da vida japonesa que gera elogios até hoje entre o público. É uma visita nostálgica ao passado, numa época antes das mudanças sociais derivadas da tecnologia, mas com uma visão progressiva de avanço. Esse conjunto faz com que a série seja bem classificada até hoje no país, o que justifica tantos episódios e anos de exibição.

Mas e você, conhecia Sazae-san? O que acha dessa quantidade de episódios? Faria uma maratona de um anime tão longo assim? Deixe sua opinião nos comentários!

Confira também:

 

Imagem de perfil
sobre o autor Flávia Pedro

Historiadora formada pela UFF e apaixonada por cultura japonesa, animes, mangás, filmes... Criadora de conteúdo no instagram Anime Dicria, viciada em café e leitora de fanfics ruins nas horas vagas. Instagram: fllavia_pedro