Alexa, aparelho da Amazon, ganha nova função digna de Black Mirror

Capa da Publicação

Alexa, aparelho da Amazon, ganha nova função digna de Black Mirror

Por Jaqueline Sousa

Ao que tudo indica, a Amazon está empenhada em transformar Black Mirror em algo real. Isso porque a empresa planeja fazer com que a Alexa, sua famosa assistente de voz, consiga reproduzir padrões de fala de nossos entes queridos ou qualquer outra pessoa, inclusive aqueles que já morreram.

A novidade foi divulgada durante a conferência re: MARS da Amazon, evento sobre inteligência artificial, robótica e outras temáticas relacionadas ao universo tecnológico e ao espaço (via ComicBook.com). Nela, a varejista apresentou um vídeo em que uma criança pedia à Alexa que ela citasse um trecho do livro O Mágico de Oz na voz de sua avó.

Echo dot da Amazon.

Alexa, assistente de voz da Amazon, vai reproduzir padrões de fala de qualquer pessoa.

Segundo Rohit Prasad, cientista e vice-presidente do setor que comanda a Alexa, a nova tecnologia é possível porque “nós estamos inquestionavelmente vivendo na era de ouro da inteligência artificial, onde nossos sonhos e a ficção científica estão se tornando realidade”.

Embora a Amazon não tenha entregado muitos detalhes a respeito de quando essa tecnologia estará disponível para os usuários, sabe-se, até o momento, que basta cerca de um minuto de áudio vindo da fonte original da voz para que a Alexa consiga reproduzi-la.

Na segunda temporada de Black Mirror, o episódio “Volto Já” retrata um conceito bem parecido. Nele, a protagonista contrata um robô que simula a personalidade de seu falecido namorado usando inteligência artificial para analisar suas postagens na internet.

E aí, o que você achou desse Black Mirror da vida real? Deixe nos comentários!

Aproveite também: