A Inundação do Milênio: Série da Netflix é mesmo baseada em fatos reais?

Capa da Publicação

A Inundação do Milênio: Série da Netflix é mesmo baseada em fatos reais?

Por Gus Fiaux

Uma das coisas mais legais a respeito da Netflix é como o serviço de streaming tem ajudado a popularizar séries e filmes de diferentes partes do mundo, trazendo histórias que não são contadas nas produções Hollywoodianas. E um grande exemplo disso é A Inundação do Milênio, série polonesa que chegou à plataforma na última terça-feira (05).

Na trama, acompanhamos Jasmina Tremer, uma hidróloga que envia um relatório para o governo polonês, sobre uma inundação que deve atingir a cidade da Breslávia. Inicialmente, o governo se recusa a acreditar no relatório, mas a catástrofe acaba vindo com força, fazendo com que Jasmina se junte a uma força-tarefa para tentar diminuir os efeitos da tragédia.

A trama então faz uma crônica da vida das pessoas atingidas pela inundação, desde oficiais governamentais que são vistos celebrando a iniciativa para salvar as próprias terras, até a população local, que fica desabrigada e precisa ir até o centro da cidade em busca de refúgio.

Foto real da inundação que abalou a Europa Central em 1997.

Essa história é real?

Exceto pelos personagens, que são ficcionais, a série lida diretamente com um dos eventos mais chocantes da Europa Central: as inundações de 1997, que acometeram países como Polônia, República Tcheca e a Alemanha – e isso faz a história da série ser ainda mais assustadora.

Em julho de 1997, fortes chuvas atingiram o sudoeste da Polônia e o nordeste da República Tcheca, devido à ação de um ciclone chamado Genoa Low. Com o aumento do nível da água, uma inundação teve início na República Tcheca e, pouco tempo depois, se espalhou para os territórios poloneses.

A inundação é considerada, até hoje, o segundo maior desastre já enfrentado pela Polônia, atrás apenas da Segunda Guerra Mundial. Ao todo, 56 pessoas morreram e cerca de 40 mil cidadãos perderam tudo o que tinham – suas casas, bens pessoais e até mesmo animais de estimação.

A série busca mostrar como a negligência governamental acabou criando uma situação catastrófica que poderia ter sido evitada, caso os cientistas fossem ouvidos – algo que até hoje reverbera na nossa sociedade, se pensarmos nas perdas provocadas por governos negacionistas em relação à pandemia do COVID-19.

Fonte: The Envoy Web

A Inundação do Milênio está disponível na Netflix.

Abaixo, veja também: