86: Eighty-Six – Tudo sobre o mangá e anime

Capa da Publicação

86: Eighty-Six – Tudo sobre o mangá e anime

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

86 – Eighty-Six é uma série de light novels escrita pelo autor Asato Asato que recentemente foi adaptada para anime e, desde então, ganhou o coração do público. Com uma animação bem trabalhada, enredo profundo e questões existenciais como depressão, solidão, traumas de guerra, o anime ganhou destaque e está sendo considerado um dos melhores lançamentos de 2021.

Vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre essa obra intrigante!

Como é uma obra recente e ainda não está completa, vamos respeitar sua experiência e dar apenas panoramas gerais sem spoilers porque sim, ela é repleta de plot twists e reviravoltas. A versão com spoiler ficará sinalizada em cada sub-título e você pode optar se gostaria de ler ou não.

Qual é a história de 86 – Eighty-Six?

Personagens da primeira fase de 86 – Eighty-Six

Os humanos estão enfrentando uma Guerra brutal contra as máquinas há 9 anos e, para que a República de San Magnólia e seus 85 distritos fiquem em segurança, o governo e as forças militares mantém um terrível segredo sobre as frentes do campo de batalha.

De acordo com as informações que chegam até a população da República, a guerra está sendo enfrentada sem que hajam baixas para seus aliados graças ao desenvolvimento de drones não-tripulados (os Juggernauts) que estão enfrentando a Legião (outros drones também não tripulados do Império vizinho, Giadian), que saíram do controle e começaram a ameaçar toda a humanidade.

Ou pelo menos esse discurso de “estamos enfrentando a ameaça sem baixas para o nosso lado” é o que os poderosos querem que a população de dentro dos muros saiba. É nesse momento que o roteiro nos apresenta Vladilena Melizé, a protagonista feminina da série e a Comandante desses “drones não-tripulados”, os controlando através do Para-RAID, um dispositivo de comunicação de longa distância. É ela a responsável por nos revelar a verdade por trás da guerra e dos drones da República.

Qual é a história 86 – Eighty-Six (com spoiler)?

Os Eighty-Six que pilotam os Juggernauts

O plano de fundo principal, além da guerra, é a segregação entre os povos: os Albas, que possuem cabelos e olhos prateados são privilegiados e vivem na república, sabendo que há uma guerra, mas sem se envolver diretamente com ela. Enquanto isso, contrariando o que os 85 distritos pensam, existe um distrito a mais (o 86º) onde vivem os Eighty-Six.

Esse distrito é mantido em segredo para que a população não saiba sobre as atrocidades do campo de batalha, isso porque os Juggernauts não não máquinas não-tripuladas. Há 9 anos quem pilota os drones Juggernauts e estão na linha de frente são os moradores do distrito 86, que por não terem a linhagem pura foram isolados e forçados a lutar uma guerra em defesa da República.

Vladilena é direcionada a comandar um grupo de Eighty-Six cujo um dos guerreiros mais temidos faz parte, “The Undertaker” ou Shinei Nouzen (seu nome verdadeiro). Melizé acaba agindo de uma forma diferente dos demais comandantes que trabalham com as tropas, estreitando a relação com eles ao conversar toda noite para saber mais sobre cada uma daquelas pessoas.

E esse é o primeiro plot twist da série: a segregação e a condição de “raça superior” que fica em segurança, e a “inferior” que é mandada para o campo de batalha sem garantia alguma de que retornarão vivos. Depois disso, outros plots vão acontecendo, tanto sobre alguns personagens específicos quanto sobre a própria Legião (os drones inimigos) e do que ela é composta.

Mas tudo isso acaba servindo como plano de fundo para um dilema ainda maior que envolve a morte: o que você faria se soubesse que pode morrer amanhã? Desistiria de lutar ou morreria lutando?

Quais são os personagens de 86 – Eighty-Six?

Algumas das personagens que aparecem no início, mas não criamos tanta identificação

Quando a obra começa nós somos apresentados a uma grande tropa de Eighty-Six e com tantos personagens, acaba sendo difícil de se apegar a eles. O que é até bom se levarmos em conta que o roteiro não hesita em matar quem quer que seja. Mas, com o passar dos episódios e com a individualidade dos que vão sobrando sendo cada vez mais explorada se torna impossível não se preocupar com cada um deles.

Vale lembrar também que são crianças, tendo no máximo 16 anos, que estão nesse grupo e que pilotam os Juggernauts.

Vladilena Milizé

Vladilena Milizé

Vladilena é uma garota doce e justa, que não se cala quando vê algo terrivelmente errado acontecendo (principalmente quando se trata dos Eighty-Six), enfrentando até mesmo seus superiores do exército e familiares que ocupam um cargo alto em seu setor.

Ela inicia como Comandante ainda muito inexperiente, mas ao mesmo tempo sendo gentil com os tripulantes com quem se comunica. Com um bom coração, ela liga para eles toda noite não apenas para estreitar relações, mas também para demonstrar a eles que ela os vê como seres humanos e iguais, não com discriminação como o resto da República. Ao final da primeira temporada a vemos bem mais experiente e séria, diferente dos primeiros episódios.

Shinei Nouzen

Shinei Nouzen

The Undertaker ou apenas Shinei Nouzen, Shin é um jovem garoto que passou por traumas desde sua infância. Diferente de Lena, ele não é um Alba e foi direcionado para os campos de batalha para lutar uma guerra que não era sua. Ele é muito introspectivo e dificilmente expõe seus sentimentos, isso devido a tudo que já viveu dentro e fora da Guerra.

Shinei é conhecido como Undertaker pois é ele o responsável por executar seus amigos que estão agonizando após algum ataque brutal da Legião. Pesado, né? Como nenhum Eighty-Six recebe um enterro digno, Shin guarda partes do metal que reveste o Juggernauts de cada um de seus amigos mortos. Ele faz isso como uma forma de lembrar de cada um deles, demonstrando respeito por sua coragem de lutar até o fim.

Frederica Rosenfort

Frederica Rosenfort

Frederica é a última imperatriz viva do Império Giadiano, o que perdeu o controle sobre as máquinas. Ela vai para um dos distritos após ser salva como o último membro da família e tem sua real identidade escondida de todos. Ela se torna o mascote do esquadrão Nordlicht e possui uma habilidade interessante: ela pode ver o passado e o presente de uma pessoa que conhece.

Graças a um segredo que ela carrega, se torna uma das personagens mais importantes para o final da primeira temporada.

Kiriya Nouzen

Kiriya Nouzen

Kiriya era o cavaleiro pessoal de Frederica, quando ela ainda atendia por seu nome da nobreza: Augusta Frederica Adel-Adler.

Ele acaba se tornando um dos pastores da Legião após a Federação ter rompido uma das linhas defensivas e agora ele está do lado das máquinas que matam humanos. O principal objetivo de Frederica é tentar salvar e libertar seu bom cavaleiro, antes que seja tarde demais e ele seja consumido pelo ódio.

Onde assistir 86 – Eighty-Six?

Atualmente o anime está disponível na Crunchyroll, tanto legendado em português quanto dublado. Veja o trailer oficial a seguir:

Mas e você, o que achou de 86 Eighty Six? Gostou do enredo? Já assistiu e tem alguma observação legal? Divide sua opinião com a gente ali nos comentários!

Confira também: