Capa da Publicação

Quem é Zeitgeist, o mutante de Deadpool 2 com os poderes mais nojentos da Marvel?

Por Paula Ramos

Deadpool 2 introduziu o pior superpoder das histórias dos filmes da Marvel nos cinemas. Zeitgeist, personagem de Bill Skarsgard, tem a capacidade de vomitar ácido e destruir paredes com isso, um poder não muito valorizado diante de outros mutantes, como o Wolverine e suas garras de Adamantium.

O filme contou com um senso de humor ainda maior do que seu antecessor, mas as piadas bem feitas não foram o suficiente para deixar uma habilidade bizarra passar despercebida. Deadpool 2 foi ainda mais fiel ao universo dos X-Men do que o primeiro lançamento, introduzindo novos mutantes e novos poderes, como Zeitgeist e seu vômito corrosivo.

Bill Skarsgard foi anunciado como Zeitgeist em uma campanha no Twitter

Quando o personagem surgiu nos quadrinhos?

Zeitgeist tem o nome de Alex Cluney, tendo sido criado pelo escritor Peter Milligan e pelo artista Mike Allred para a edição de julho do quadrinho X-Force #116, em 2001. Ele foi introduzido como o líder de uma outra equipe, conhecida como X-Statix, mas sua importância fica restrita a uma única edição das HQs, onde ele surge e encontra seu fim em uma mesma história.

Depois de tentar eliminar seus companheiros de equipe, Zeitgeist se vê preso em uma barragem de artilharia e lá tem seu corpo cravejado por balas. O personagem chega a aparecer brevemente em flashbacks em algumas edições futuras dos quadrinhos X-Force, mas sua recepção diante dos fãs nunca chegou a ser a melhor possível.

Os poderes de Zeitgeist são realmente bizarros?

O lodo descarregado pela cavidade bucal de Alex pode consumir ou dissolver praticamente qualquer substância no mundo. Ele tem plena consciência da força da substância, pois já acabou queimando acidentalmente o rosto de uma menina. Ao tentar beijá-la, seu estômago começa a borbulhar e ele literalmente despejou ácido no rosto da garota. O resultado foi tão grotesco que ele teve pesadelos por anos.

Para evitar machucar mais pessoas, Zeitgeist começou a usar um bocal de proteção dentro e fora do traje. Nos quadrinhos já foi mostrado que seu vômito poderia queimar através de materiais como aço de 10 cm de espessura, em menos de 30 segundos.

O traje do personagem passou a ter um bocal de proteção

Ele não é o único Zeitgeist que existe

Em 1982, quase duas décadas após a criação do Zeitgeist membro da X-Force, JM DeMatteis e Mike Zeck criaram um super-herói diferente chamado Zeitgeist. Conhecido inicialmente como Everyman, ele fez sua estreia nos quadrinhos do Capitão América, na HQ Capitão América Vol. 1 #267.

Depois de entrar em contato com o médico Dr. Faustus e sofrer uma lavagem cerebral, Everyman se torna um assassino e passa ser conhecido como Zeitgeist. Embora não conseguisse vomitar ácido, ele usava um cinto que podia projetar hologramas.

Deadpool 3 ainda não tem uma data oficial de lançamento, mas deve chegar em algum momento de 2023

Veja também:

Imagem de perfil
sobre o autor Paula Ramos

Aluna da Sonserina, moradora do Condado e uma aprendiz de Obi-Wan do Lado Sombrio. Futura CSI e Vingadora da Marvel, mas acima de tudo, uma variante do Loki perdida no multiverso | @p_lokerbatch