Capa da Publicação

Zé do Caixão: Personagem vai ganhar reboot americano produzido por Elijah Wood

Por Gus Fiaux

Uma das maiores lendas do cinema brasileiro, Zé do Caixão é reconhecido internacionalmente como um ícone do horror, ao lado de nomes como Jason Voorhess e Freddy Krueger. O personagem criado por José Mojica Marins em 1963 se mantém até hoje como uma figura estranha, surpreendente e assustadora. E agora, ganharemos novas versões desse personagem… mas nenhuma delas será brasileira.

ScreenDaily acaba de confirmar que Elijah Wood (o Frodo de O Senhor dos Anéis) vai produzir, através de sua companhia, a SpectreVision, dois novos reboots do Zé do Caixão. Um deles será produzido nos Estados Unidos e o outro será produzido no México. O reboot americano está sendo co-produzido pela One Eyed Films e deve trazer a dupla Daniel Noah (Max Rose) e Josh C. Waller (Obsessão Perigosa) como diretores.

Em declaração após a divulgação da notícia, Noah disse que pretende tornar o personagem mais acessível para o público mainstream: “Zé do Caixão é um bicho-papão icônico e indelével que merece ser reimaginado para nossa cultura contemporânea. Estamos ansiosos para criar um novo filme que captura a arte sombria da criação singular de Marins para nosso mundo moderno.”

Elijah Wood vai produzir remake americano do Zé do Caixão.

Além desse filme, outro está sendo produzido pelo México, que já está em fase de criação de roteiro pelas mãos de Lex Ortega (México Bárbaro) Adrian Garcia Bogliano (Eu Vi: América Latina). Ortega vai dirigir o filme e sua meta é recriar a história do Zé do Caixão e enraizá-la na cultura mexicana. De acordo com a produtora Betina Goldman, há um motivo bem importante para essa decisão:

“Faz todo sentido que as novas histórias sejam ambientadas nos EUA – onde os filmes do Zé do Caixão cativaram uma geração de fãs de horror desde a década de 70 quando o personagem foi batizado com seu nome inglês (Coffin Joe) – e no México, onde a mudança do cenário original brasileiro pode criar analogias culturais, ainda assim criando uma nova abordagem cheia de novas possibilidades para o personagem.”

Em fevereiro do ano passado, José Mojica Marins faleceu aos 83 anos de idade, deixando para trás um legado imensurável. O autor criou o conceito do Zé do Caixão e acabou fazendo um grande sucesso no papel, solidificando-se no imaginário popular brasileiro. Entre os maiores filmes do autor com o personagem, podemos citar À Meia-Noite Levarei Sua Alma (o primeiro filme do Zé), Esta Noite Encarnarei no teu CadáverExorcismo NegroRitual dos Sádicos. Seu último filme foi Encarnação do Demônio, de 2018.

Ainda não sabemos quando serão lançados os novos filmes do Zé do Caixão.

Abaixo, veja 10 filmes brasileiros de horror e suspense que você precisa assistir:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux