Xialing: Tudo que você precisa saber sobre a irmã do Shang-Chi

Capa da Publicação

Xialing: Tudo que você precisa saber sobre a irmã do Shang-Chi

Por Gus Fiaux

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis entrou em cartaz na semana passada, dando início a mais uma franquia no vasto Universo Cinematográfico da Marvel. Apresentando muita ação de artes marciais e um profundo respeito pela mitologia e pela cultura chinesa, o filme apresenta o herói titular, Shang-Chi, em uma jornada de autodescoberta, ao mesmo tempo em que foge da influência de seu pai, o poderoso Wenwu.

Entre todos os personagens apresentados no novo filme, uma que conquistou os fãs de imediato é Xialing, a irmã de Shang-Chi que também possui um histórico complicado com o pai, por ter sido menosprezada e deixada de lado, só por ser mulher. A personagem é interpretada por Meng’er Zhang em sua estreia nos cinemas, e aqui estão algumas coisas que você precisa saber sobre a personagem!

Xialing nos cinemas

Xialing Shang-Chi são filhos de Wenwu, o líder da organização criminosa dos Dez Anéis, e Ying Li, uma mulher vinda da dimensão mitológica de Ta-Lo – um reino mágico habitado por criaturas míticas. Após a morte da mãe, Shang-Chi foi transformado por seu pai em uma arma viva, para que ele pudesse tomar seu lugar quando fosse a hora e então liderasse os Dez Anéis.

Xialing, por outro lado, sempre foi deixada de lado. Ela não podia participar dos treinos e era sempre ignorada pelo pai, embora fosse uma lutadora tão capaz quanto o irmão. Anos depois, Shang-Chi e Xialing se reencontram quando Wenwu retorna para buscá-los e abrir seu caminho até Ta-Lo, onde acredita que sua esposa está sendo mantida refém.

Xialing então mostra seu valor e também se volta contra o pai, auxiliando na fuga de Shang-Chi. Eles conseguem entrar em Ta-Lo a tempo de alertar a população sobre a chegada de Wenwu, e eventualmente, ela se junta à luta, auxiliando seu irmão. Além disso, ela também administra o Clube das Adagas Douradas, um ringue de luta em Macau, onde pessoas podem enfrentar oponentes e ganhar dinheiro com isso.

A personagem foi interpretada por Meng’er Zhang e esse é o primeiro papel da atriz no cinema, embora ela esteja na ativa no teatro desde 2013. A atriz provavelmente terá um futuro promissor no Universo Cinematográfico da Marvel, levando em conta o que vemos na última cena pós-créditos do filme. Resta saber se ela continuará sendo uma aliada de Shang-Chi ou não.

Nas HQs…

Quem pesquisar por Xialing nos quadrinhos talvez se surpreenda, já que a personagem não existe. Ela é uma criação original dos cinemas, e faz parte de uma iniciativa da própria Marvel de reformular o Shang-Chi nos cinemas, uma vez que o personagem original dos quadrinhos possuía vários traços problemáticos em relação à representação da cultura chinesa.

Para começo de conversa, o pai de Shang-Chi nas HQs é Zheng Zu, o vilão conhecido como Fu Manchu, que é uma das caricaturas mais ofensivas ao povo chinês não apenas dentro da Marvel Comics. Fu Manchu se casou com Jiang Li, com quem teve Shang-Chi e mais uma filha, Zheng Shi-Hua, além de ter tido vários filhos e filhas com outras concubinas e esposas.

Zheng Shi-Hua foi criada com Shang-Chi e os dois tinham uma relação amigável, até o dia em que invadiram o laboratório do pai sem a permissão dele. Como punição, Zheng Zu marcou a testa da filha com ferro em brasa e mandou ela para a Rússia, onde foi treinada em artes marciais. Anos depois, ela reencontrou seu irmão, mas sempre era comparada a ele pelo pai, e isso acabou fazendo com que os dois tivessem uma rivalidade instável.

Eventualmente, a personagem se libertou das amarras da família e se tornou uma grande vilã, formando um exército para destruir o mundo ocidental. Shang-Chi ficou encarregado de enfrentá-la, mesmo não querendo feri-la. Em uma HQ recente, ele a salva de um tiro certeiro, mas ela foge e a relação dos dois continua uma incógnita, mas ela parece ter uma grande importância nas histórias futuras do herói.

As outras irmãs de Shang-Chi

Além de Shi-Hua, Shang-Chi tem várias meias-irmãs nos quadrinhos, frutos de relacionamentos de Zheng Zu com outras mulheres. Essas personagens possuem histórias bem diferentes entre si, mas acreditamos que a Xialing dos filmes é uma combinação de Shi-Hua com algumas delas. Entre as meias-irmãs dele, podemos citar Zheng Zhilan, Kwai FarZheng Bao YuEsme.

Aqui trazemos um breve histórico delas:

Zheng Zhilan (Irmã Cajado): Nascida em Londres, ela é uma mutante que tem poderes de transformar música em energia solidificada, como construtos. Ela se tornou uma aliada de Shang-Chi e chegou a recusar o convite de Wolverine de ir para Krakoa para poder ajudar o irmão a reconstruir a Sociedade das Cinco Armas, criada para proteger a China.

Zheng Bao Yu (Fah Lo Suee): Assim como o pai, Zheng Bao Yu se tornou uma grande criminosa, usando o alter-ego de Fah Lo Suee – ou Lótus Amaldiçoada. Ela enfrentou Shang-Chi em diversas ocasiões e chegou a atacar o irmão até quase matá-lo. Durante um breve período, ela se redimiu e se tornou uma agente do MI6, mas voltou à vida de crimes. A imagem acima retrata a personagem.

Kwai Far: Criada como a ponte entre a China e Wakanda, Kwai Far era a filha de Zheng Zu com uma mulher de Wakanda cujo nome nunca foi revelado. É dito que ela era apaixonada pelo Pantera Negra, mas há anos a personagem não retorna nas HQs.

Esme (Irmã Adaga): Uma das muitas filhas de Zheng Zu, Esme nasceu na França e foi treinada desde cedo com o uso de adagas. Ela originalmente não gostava de Shang-Chi, mas acabou dando o braço a torcer para o herói e aceitou o convite de participar da Sociedade das Cinco Armas.

Shang-Chi e Xialing

Em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, Xialing parece incorporar elementos de várias dessas personagens – e isso ajuda a simplificar a história do filme e trabalhar de forma mais focada na relação familiar do protagonista. Embora a personagem não tenha muito a ver com Kwai Far, já que essa está profundamente ligada a Wakanda, as outras compartilham diversos traços interessantes.

Shi-Hua parece ser a principal base, levando em conta como ela é irmã de sangue de Shang-Chi, tanto por pai quanto por mãe. Além disso, ela nutre uma certa inveja do irmão, que é justificada pelas atrocidades que o pai cometeu quando ela era menor. Além disso, ela também parece estar bem ligada a “continuar os negócios do pai”, que é algo que está presente no filme, de certa forma.

Bao Yu pode ser uma inspiração por conta de sua postura letal e a forma como a rivalidade com Shang-Chi se desenvolveu. Por outro lado, a relação mais “amigável” e leal parte de Esme e de Zheng Zhilan, que também ajudam Shang-Chi a, de certo modo, reconstruir o que o pai destruiu. E embora Wenwu seja um personagem muito diferente de Zheng Zu, isso está bem evidente no filme.

De qualquer modo, Xialing veio para ficar. No filme, ela prova todo seu valor, chegando a vencer o Shang-Chi em combate, além de salvá-lo de diversas situações. Embora não possua “poderes”, ela é uma combatente nata, muito poderosa e eficaz, além de usar com maestria uma arma similar a um kyoketsu-shoge – uma corda com uma lâmina na ponta.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis está em cartaz nos cinemas.

Abaixo, veja dez perguntas que Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis deixa para o futuro do MCU: