Xbox: Microsoft e Duracell discordam sobre o motivo para os controles ainda usarem pilhas

Capa da Publicação

Xbox: Microsoft e Duracell discordam sobre o motivo para os controles ainda usarem pilhas

Por Chris Rantin

Ainda que a nova geração de consoles tenha levado os games para o futuro, algumas escolhas ainda parecem um tanto ultrapassadas. É o caso dos controles do Xbox que continuam usando pilhas AA. Mas a Microsoft e a Duracell discordam sobre o motivo para isso acontecer.

Em uma entrevista para a Stealth Optional, Luke Anderson, o gerente de Marketing da Duracell no Reino Unido, aumentou as especulações sobre esse assunto, ao dar uma declaração sobre o que seria o verdadeiro motivo para os controles continuarem usando pilhas AA.

Na entrevista, Anderson afirmou que a Duracell possuí um acordo com a Xbox para fornecer a bateria para os controles dos consoles de nova geração:

“Sempre existiu uma parceria entre a Duracell e Xbox… É um acordo constante que a Duracell e a Microsoft possuem. O acordo é para a OEM fornecer os produtos de bateria para os consoles Xbox e para a bateria dos controles. Então isso acontece há algum tempo, e eu acho que precisa durar [mais].”

Pilhas no controle do Xbox continuam gerando polêmica

A parceria entre as empresas parece ser reforçada nas redes sociais. No Twitter (via CBR), a Duracell constantemente fala sobre como as pilhas dela duram mais nos controles Xbox, ofertando duas semanas de Game Pass do Xbox para os consumidores internacionais que comprarem a pilha Duracell Optimun.

Mas isso contradiz o que Jason Ronald, veterano da Microsoft e diretor do gerenciamento de programas na Xbox, disse em uma entrevista no ano passado:

“O que aconteceu é que quando falamos com gamers, esse assunto é meio que polarizado, e existe uma campanha bem forte pedindo [pilhas] AA. Então nós estamos dando a flexibilidade para ambos os grupos de pessoas. Você pode usar pilhas recarregáveis […] mas isso é uma coisa separada.” 

Após a repercussão da entrevista de Anderson, a Microsoft emitiu um comunicado par a Eurogamer reforçando sua explicação para as pilhas:

“Nós intencionalmente oferecemos uma escolha para nossos consumidores sobre as baterias para os controles sem fio do Xbox. Isso inclui o uso de baterias AA de qualquer marca, a bateria recarregável do Xbox, opções de carregamento dos nossos parceiros, ou um cabo USB, que pode alimentar o controle quando plugado no console ou no PC.” 

Ao ser procurada pela Stealth Optional para continuar a discussão, tanto a Duracell quanto a Microsoft recusaram contato.

Conheça também os melhores exclusivos de Xbox dessa geração: