Capa da Publicação

X-Men: Noturno conquista seu primeiro discípulo nas HQs

Por Gus Fiaux

As atuais HQs dos X-Men têm trazido um novo conceito e proposta jamais antes visto nas histórias da equipe. Com os heróis sãos e salvos na ilha de Krakoa, os mutantes finalmente conseguiram criar sua própria sociedade, livre das amarras e conceitos da humanidade. Isso nos leva diretamente a Way of X, um dos títulos mais interessantes dessa fase por mostrar o Noturno criando os preceitos de uma religião mutante.

O herói sempre teve esse lado religioso muito aflorado em sua personalidade e histórias. Com sua mudança para a ilha de Krakoa, ele começa a perceber que suas crenças não mais correspondem àquilo pelo qual ele luta. Assim, ele começa uma jornada para definir uma nova religião mutante, que possa confortar e auxiliar seus companheiros e os aliados que fazem parte dos homo superior.

Eis que, em Way of X #2, o herói finalmente encontra seu primeiro discípulo. Noturno parte para ajudar Legião, o filho do Professor X conhecido por ter milhões de personalidades. Legião está em apuros porque membros da Orchis (uma organização misteriosa que tem aparecido nas HQs desde Fallen Angels) tentam usar sua mente para criar um dispositivo de destruição em massa, para exterminar Krakoa e seus habitantes.

Noturno então percebe que, para ajudar seu colega mutante, precisará matá-lo – e isso desafia todas as convicções e morais que Kurt Wagner aprendeu ao longo dos anos. Ele sabe que, se matar Legião, o mutante retornará graças aos protocolos de ressurreição em Krakoa, mas ainda assim considera o ato terrível por ter que sujar suas mãos de sangue. Mas mesmo assim, ele o faz.

Noturno mata Legião sem remorsos.

Com isso, Legião é finalmente ressuscitado nas câmaras de Krakoa com a ajuda dos Cinco – os cinco mutantes que são capazes de ressuscitar os homo superior que morreram. Ao retornar, ele acaba se encontrando com Magneto e seu pai, o Professor X, dois membros do Conselho Silencioso. É aí que ele explica que ficará junto com Noturno, principalmente por não gostar da aura de segredos que se envolveu em Krakoa:

“Há segredos aqui — segredos e sombras. E eu posso sentir o cheiro deles em vocês dois. E quanto às sombras? Parece que Kurt é a única pessoa que as enxerga. Vou dizer isso: eu já estive na cabeça dele antes. É um antro bagunçado cheio de perguntas, mas ele não finge que tem as respostas. E nisso eu confio.”

Assim, Legião se torna o primeiro discípulo da nova religião de Noturno.

Legião confia em Noturno.

Agora, o mutante das mil personalidades terá um papel fundamental para ajudar Noturno a “espalhar a palavra” na nação de Krakoa. Com seus poderes psiônicos, ele pode ser de extrema valia, auxiliando no combate às ameaças mais perigosas – como é o caso do Massacre, que espreita a ilha e quer trazer a destruição de todos os mutantes. De certa forma, Legião é o mutante perfeito para se juntar à causa, sobretudo por seu nível descomunal de poder.

Vale lembrar também que Kurt já tem alguns aliados ao seu lado, ainda que eles estejam mais interessados na teoria por trás de uma nova religião mutante que na prática da fé em si. São eles o Doutor Nemesis e a Fada, que estão aparecendo com certa frequência em Way of X e ainda podem ter um papel crucial a desempenhar no futuro das HQs mutantes.

Way of X #2 está à venda nas bancas norte-americanas, ainda sem previsão de lançamento no Brasil.

Abaixo, relembre 10 coisas que você precisa saber sobre o Noturno:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux