X-Men: Noturno usa seu poder de forma impressionante nas HQs

Capa da Publicação

X-Men: Noturno usa seu poder de forma impressionante nas HQs

Por Melissa de Viveiros

Entre os inúmeros mutantes da MarvelNoturno não costuma ser considerado um dos mais poderosos. Capaz de se teleportar, embora seu poder seja útil, seus usos são limitados, e não tem o mesmo impacto que outros mutantes tem em batalha. Isso, no entanto, não quer dizer que ele não seja capaz de feitos incríveis, como suas ações no volume 5 de Way of X demonstraram (via CBR).

Na HQ feita por Si SpurrierBob QuinnJava TartagliaClayton Cowles, o herói utilizou sua habilidade de teleporte de modo surpreendente, indo muito além de seus limites convencionais. Seu grande feito acaba sendo responsável por salvar a vida de milhões de pessoas, mas vem com um custo tremendo para o próprio mutante devido às suas limitações e ao que precisou fazer para ultrapassá-las.

Quais são os poderes e habilidades do Noturno?

O principal poder de Noturno é a capacidade se teleportar. Na prática, o que acontece é que ele se desloca por meio da Dimensão do Enxofre, viajando por ela e reaparecendo depois em sua própria dimensão. Apesar de a decisão de onde reaparecer, ou seja, do local para onde vai se teleportar ser consciente, a viagem pela Dimensão do Enxofre acontece de forma tão rápida que o mutante sequer percebe o tempo passado lá.

Assim, para se localizar no local, o personagem conta com um sentido inconsciente e natural, que o direciona para o caminho certo. De modo semelhante, ele possui um senso de espaço subconsciente, que impede que ele se teleporte dentro de um objeto sólido ou abaixo do chão. Esse senso, no entanto, é limitado, motivo pelo qual ele sempre opta por não viajar para um local sem antes vê-lo.

Embora sua mente seja parte importante do processo e ele escolha seu destino conscientemente, os poderes do herói não são psiônicos, tendo origem em reações bioquímicas e biofísicas, com apenas o início do processo sendo desencadeado mentalmente. Isso também é mostrado pelo modo como os campos magnéticos da Terra influenciam sua habilidade, sendo mais fácil para ele se deslocar entre o norte e o sul do planeta, seguindo as linhas magnéticas, do que para leste e oeste, tendo que ir contra essas linhas.

Noturno em Way of X #1.

Isso adiciona aos limites encontrados pelo personagem, que não pode se teleportar para qualquer lugar. Quanto mais distante o local para onde ele pretende ir, mais difícil e cansativo é para ele se teleportar. Nos quadrinhos, isso se reflete na distância máxima que ele consegue atingir ao usar seu poder para deslocar apenas a si mesmo e suas roupas. Nesse caso, ele consegue viajar por cerca de 2 milhas (aproximadamente 3.2 km) de leste a oeste ou 3 milhas (cerca de 4.8 km) de norte a sul. Se teleportar para cima verticalmente também é mais complexo para ele, e levando seus poderes ao máximo ele consegue atingir, no máximo, sua distância limite de leste a oeste.

Outra questão relacionada a seu poder é que ele chega ao local de destino com a mesma quantidade de inércia que saiu. Assim, se ele estiver caindo de uma grande altura, ele chegaria caindo na mesma velocidade, caso se transportasse para outro local. Isso pode ser controlado ao subtrair dessa inércia, se teleportando para cima, por exemplo.

Também há um limite do quanto ele pode teleportar consigo e por qual distância, já que ele é capaz de teleportar outros seres além de si próprio. Quando ele carrega outras pessoas, é comum que isso deixe seu “passageiro” enfraquecido, motivo pelo qual ele por vezes utiliza a habilidade ofensivamente. Por fim, vale notar que ir além desses limites poderia ser fatal, ainda que por meio de prática ele consiga melhorar suas habilidades com o tempo.

Além do teleporte, ele também é capaz de escalar paredes e se mesclar com as sombrar, o que utiliza para se camuflar. Seu corpo também é mais flexível que o de uma pessoa comum, e o mutante consegue escalar superfícies. Sua agilidade, reflexos e força também são superiores aos das pessoas comuns.

Em Way of X

Nos quadrinhos, Noturno vinha agindo para estabelecer um elemento difícil da construção de Krakoa. Sua missão seria formar a base de uma religião mutante, tarefa que acabou sendo tão difícil quanto parece. Além das inúmeras questões filosóficas relacionadas ao objetivo, o grupo diverso de mutantes, com crenças diferentes e divergências entre si, não tornou as coisas mais simples.

As coisas se tornam ainda mais difíceis devido à presença de Massacre. Para quem não conhece a criatura psiônica, ela surgiu da fusão das partes mais sombrias das mentes de Magneto e Charles Xavier, após este último usar seus poderes telepáticos para desligar a mente de seu grande adversário. Na série dedicada a Massacre, é explicado que ao fazer isso, partes obscuras da mente de Magneto se uniram à escuridão na mente de Xavier, e dessa fusão surgiu um ser consciente que se desenvolveu em uma entidade completamente separada dos dois.

Massacre na capa de Way of X #5.

Durante os eventos de Reign of XNoturno percebeu a existência de uma força que vinha influenciando e alterando as mentes dos mutantes, os levando para caminhos sinistros. Além disso, ele descobre a existência de uma outra figura misteriosa, que estaria aparecendo nos sonhos dos mutantes e os assombrando. Ao investigar, o personagem acaba resgatando Legião, que Xavier havia indicado como o possível culpado pelos acontecimentos, e juntos os dois descobrem que tudo estava sendo causado por Massacre, que visava destruir o que estava sendo construído em Krakoa.

Em Way of XMassacre volta a agir, tomando à força o controle sobre o corpo de Fabian Cortez e usando seus poderes de amplificação para sobrecarregar Lost. Isso leva a mutante a perder o controle de sua habilidade de controlar a gravidade, que consequentemente leva Phobos, uma das luas de Marte, a cair em direção ao planeta Arakko. A sobrecarga é tamanha que Lost acaba morrendo, impossibilitando que Fabian utilizasse seus poderes para amplificá-la novamente e permitir que ela retornasse a lua a seu devido lugar.

Sem opções para prevenir a morte de milhões de pessoas, Noturno decide agir, pedindo que o outro personagem o amplifique. Fabian faz como pedido, aumentando os poderes do herói ao máximo, e Noturno rapidamente se teleporta para a lua em queda. Em seguida, ele se teleporta com toda a lua para longe de Marte, salvando todas as pessoas no planeta. Isso, porém, vem com grande custo para o personagem, que ao ultrapassar seus limites, sacrifica sua própria vida.

Noturno se sacrifica ao teleportar a lua.

Ele logo é revivido por Xavier e pelos Cinco, mas fica claro que todos em Krakoa e Arakko sabem sobre seu feito impressionante. Mesmo que suas habilidades tenham sido amplificadas, transportar toda uma lua para uma longa distância não é algo pequeno, sendo uma das coisas mais impressionantes que o mutante já realizou. Além de mostrar toda a capacidade do poder de Noturno, a ação diz muito sobre o próprio personagem, que está disposto até mesmo a se sacrificar para salvar outras pessoas.

O que você achou dos acontecimentos mais recentes de Way of X?

Fique com: