X-Men: Ciclope consegue enxergar todas as cores ou vê tudo em vermelho?

Capa da Publicação

X-Men: Ciclope consegue enxergar todas as cores ou vê tudo em vermelho?

Por Gus Fiaux

Rosas são vermelhas. Violetas são vermelhas. Tudo é vermelho“. Você muito provavelmente já deve ter visto esse meme circulando na internet, enquanto vemos uma foto do Ciclope, o líder dos X-Men. Nos quadrinhos, o herói é conhecido por suas poderosas rajadas óticas que adquirem uma tonalidade escarlate – e para controlá-las, ele precisa usar um visor de quartzo-rubi, o que faz com que muitos acreditem que ele só enxerga o mundo na cor vermelha.

Mas será que é isso mesmo? Afinal de contas, o que os quadrinhos nos dizem sobre a visão de Scott Summers, se levarmos em conta que seus poderes afetam diretamente o modo como ele enxerga (perdão pelo trocadilho) o mundo ao seu redor? Todas essas questões são bem interessantes e precisam ser analisadas com calma, já que existem várias respostas diferentes para isso. Aqui, vamos explorar se o Ciclopse realmente enxerga tudo vermelho.

Ciclope é capaz de disparar poderosas rajadas óticas.

Quais são os poderes do Ciclope?

Considerado por muitos como o primeiro membro “oficial” dos X-Men, Scott Summers não consegue controlar os seus poderes por conta de um acidente que sofreu quando criança, ao saltar de um avião e bater a cabeça na queda. Isso fez com que ele, ao desenvolver seus dons mutantes durante a puberdade, perdesse o controle das rajadas óticas e precisasse usar um visor de quartzo-rubi para controlá-las.

Mas como exatamente funciona os poderes do Ciclope?

Nos quadrinhos originais dos X-Men, era dito apenas que Scott podia disparar rajadas de energia concussiva pelos olhos – e aqui, temos inclusive outra coisa que as pessoas entendem errado sobre Scott: suas rajadas não são laser e nem calor, então ele teoricamente não pode queimar ou derreter coisas com os olhos. Em tese, ele só é capaz de “empurrar” coisas ou então destruí-las pela força da rajada.

Depois, várias histórias foram contadas para estipular a origem dos raios óticos de Ciclope – algumas HQs dizem que os olhos do herói funcionam como um “portal” para uma dimensão de pura energia, enquanto outras explicam que ele é capaz de absorver energias ambientes – como radiação solar, raios cósmicos e fótons -, convertendo-as em seu metabolismo e disparando-as pelos olhos. Essa segunda tese é a mais utilizada nos quadrinhos da Marvel Comics.

A visão de Scott Summers varia de roteirista para roteirista.

Como o Ciclope enxerga?

A resposta é difícil, porque cada roteirista que assumiu o título dos mutantes deu um parecer diferente sobre a visão de Scott Summers. Em vários quadrinhos, o herói mostra a capacidade de reconhecer e identificar cores diferentes de vermelho, o que faz com que a ideia de que ele “só enxerga vermelho” caia por água abaixo. Contudo, há várias ideias diferentes sobre como o herói enxerga o mundo.

Em New X-Men #131, temos uma cena na qual Emma Frost entra na mente de Scott e vê o mundo através dos seus olhos. Aqui, é explicado que sem o visor, Scott enxerga tudo em tons de vermelho. Porém, quando ele coloca o visor ou os óculos especiais criados pelo Professor X, a luz é refratada de alguma forma, de modo que ele consegue ver tudo em tons de amarelo – tudo isso de acordo com o roteirista Grant Morrison.

Porém, a versão mais aceita e mais provável vem de Astonishing X-Men #14. A HQ foi escrita por Joss Whedon e aqui, o herói explica que consegue enxergar todas as cores, mas que elas são “manchadas” de vermelho. Isso sugere que ele consegue distinguir e enxergar todo o espectro de cores, mas vê todas elas com um toque de vermelho – mais ou menos como seria colocar um óculos escuro de lente avermelhada.

Cena de X-Men Origens: Wolverine.

E nos filmes?

Nos cinemas, a visão de Scott Summers nunca foi uma questão muito importante – até porque o personagem foi, em boa parte de suas aparições, um herói secundário que não tinha muito destaque. Contudo, há uma cena especial de X-Men Origens: Wolverine, onde temos uma resposta para essa pergunta.

No filme, ele é interpretado por Tim Pocock, como um jovem perseguido e sequestrado pelo Programa Arma X, para servir como base para os vários poderes do Deadpool ao final do longa. Na primeira cena em que ele aparece, o vemos em uma sala de aula, sofrendo com dores de cabeça e sendo zoado por toda a sala de aula.

Aqui, podemos ver através dos olhos de Scott brevemente. É difícil determinar exatamente como ele enxerga, mas parece distinguir cores específicas como o amarelo e até o azul, ainda que todo o resto esteja bem avermelhado. Isso se aproxima mais da noção de Joss Whedon em Astonishing X-Men

Contudo, não é como se os filmes da Fox dos X-Men mantivessem uma coerência narrativa, então é bem possível que essa informação pudesse ser desmentida por outro longa. Mas até onde sabemos, essa é a única vez que vimos o que Scott conseguia ver nos filmes.

Abaixo, veja tudo o que você precisa saber sobre o Ciclope: