Wolverine: Todos os poderes do mutante da Marvel

Capa da Publicação

Wolverine: Todos os poderes do mutante da Marvel

Por Chris Rantin

Wolverine é um dos mutantes mais populares da Marvel. Conhecido por seu jeito selvagem e por suas garras afiadas, ele é um dos X-Men mais importantes do grupo, mas também já passou pelos Vingadores e outras equipes dos quadrinhos. Com seus poderes e seu jeito de durão, Logan é uma grande ameaça para os seus inimigos, podendo ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de uma missão.

Mas quais são todos os poderes deste grande herói? O que faz ele ser tão apelão? Preparei este artigo com todos os poderes do Wolverine para responder essas perguntas. Bora dar uma olhada!

Fator de Cura

É preciso bem mais do que alguns tiros para derrubar Logan!

Talvez a principal habilidade de Wolverine — e aquela que o deixa praticamente imparável — seja seu fator de cura. Este dom mutante é extremamente poderoso e permite que Logan consiga se regenerar em uma velocidade absurda. Funcionando de forma automática e passiva, ou seja, sem que necessite do controle do herói, o poder garante que, independente de quantas vezes o mutante caia, ele conseguirá se levantar e continuar lutando, independente da gravidade dos ferimentos.

Ao longo dos anos a eficiência e velocidade da sua recuperação deste poder variou muito. Em algumas HQs seu fator de cura era quase instantâneo, ressuscitando Logan dos ferimentos mais graves em poucos segundos. Em outras, sua habilidade funcionava de uma forma muito lenta e não muito eficaz, chegando ao ponto de que, em algumas histórias essa habilidade se tornou extremamente letárgica e praticamente inexistente. Atualmente, no entanto, o fator de cura parece funcionar de uma forma muito eficaz.

Por conta deste poder, Wolverine possui:

Imunidade contra contaminantes

Com seu fator de cura, o organismo de Logan é praticamente imune aos vírus, venenos, drogas e praticamente toda substância que poderia contaminá-lo. Por causa disso, o herói precisa beber muito para sentir qualquer efeito de embriaguez e, mesmo assim, consegue se recuperar dessa condição rapidamente. Vírus “místicos” como vampirismo e licantropia também não deixam efeitos duradouros em seu corpo, uma vez que, naturalmente, Wolverine acabará se curando dessa condição (caso ela chegue a infectá-lo).

Envelhecimento desacelerado

Não, Logan não usa produtos Ivone! É o seu fator de cura que garante que, apesar de ter centenas de anos, seu envelhecimento seja desacelerado. Com isso, ele continua parecendo bem jovial, sem que a idade afete sua performance ou seu intelecto. Portanto, além de ter um tempo de vida maior do que o de uma pessoa normal, ele possui uma vitalidade invejável.

Resistência Telepática

Ainda que não seja completamente imune à telepatia, Wolverine possui uma resistência surpreendente a essa habilidade. Isso porque seu fator de cura cria “cicatrizes mentais” para bloquear invasões dos telepatas, erguendo barreiras que só podem ser ultrapassadas por mutantes extremamente poderosos como Jean Grey e Quentin Quire.

Garras Retráteis

As garras mais famosas da Marvel!

Ainda que seja o fator de cura que deixe Wolverine imparável, são suas garras que o transformaram em uma fera extremamente perigosa. Nascido originalmente com garras de ossos, que já eram bem letais, o mutante ficou ainda mais poderoso após o Adamantium.

Garras de Ossos

Antes de passar pelo experimento, Logan possuía seis garras feitas de ossos — três em cada mão — que eram naturalmente afiadas e bem mais resistentes do que um osso humano. Com elas, ele podia cortar e matar pessoas, além de materiais naturais mais resistentes.

Garras de Adamantium

Mas foram com as garras de Adamantium que todo o potencial violento de Wolverine foi desbloqueado. Ao ser infundido com o material, todo o esqueleto do mutante ganhou uma resistência absurda — e o mesmo aconteceu com suas garras de osso. Praticamente indestrutível, suas novas garras conseguem cortar qualquer material, dependendo apenas da força física que Logan é capaz de empregar no momento.

Garras Incandescentes

Wolverine usando suas garras para colocar fogo na gasolina

Pouco antes do “reboot” dos X-Men nos quadrinhos, a atual fase envolvendo a grande nação de Krakoa, as garras de Adamantium de Wolverine mostraram um novo tipo de habilidade. Em algumas histórias, Logan tornou-se capaz de aquecer suas garras, atingindo temperaturas altíssimas, deixando o Adamantium incandescente a ponto de colocar fogo em objetos. O ponto negativo era que, ao utilizar este dom, seu fator de cura não funcionava tão bem, deixando-o vulnerável ao ataque dos inimigos.

Fisiologia Aprimorada

O pacote básico de muitos heróis dos quadrinhos também está presente nas habilidades de Logan. Assim, o mutante possui Força Sobre-humana (graças ao seu esqueleto de Adamantium); Velocidade Sobre-humana, Resistência Sobre-humana (por conta do fator de cura); Durabilidade Sobre-humana; Reflexos e agilidade Sobre-humana.

Sentidos Superiores

O olfato de Logan é extremamente aguçado!

As habilidades mutantes de Logan garantem que ele tenha sentidos aguçados, isso porque seu fator de cura faz com que seus órgãos estejam sempre no seu ápice, ou seja, sem sofrerem nenhum tipo de desgaste por conta do tempo ou algo do tipo. Com uma visão, audição e olfato extremamente precisos, o carcaju já afirmou (e demonstrou) ser capaz de agir em total escuridão sem ser afetado negativamente por isso.

Assim, Logan possui Audição Sobre-humana, sendo capaz de ouvir sons de uma longe distância; Visão Sobre-humana, algo que permite que ele veja mais longe do que um humano comum; Olfato Sobre-humano, sentido que permite que ele consiga encontrar rastros de pessoas e objetos; Paladar Sobre-humano, sendo capaz de distinguir os ingredientes individuais de uma comida ou bebida; e Tato Sobre-humano, por meio do qual Wolverine pode sentir alterações sutis na temperatura e na corrente de ar, o que faz com que ele consiga reagir a ataques antes que eles aconteçam.

Empatia Animal

Ainda que não seja algo muito trabalhado nos quadrinhos, Wolverine já demonstrou possuir uma empatia animal, conseguindo identificar as emoções dos animais e se comunicar (de forma bem básica) com eles. Com isso, o mutante consegue obter algumas informações deles, mas principalmente alertá-los de que não é uma ameaça e, com isso, tranquilizá-los para que não causem nenhum alarde.

Habilidades

Além de uma fera no combate, Logan é cheio de habilidades!

Além dos seus poderes e dons mutantes, Logan é uma pessoa muito habilidosa, acumulando talentos ao longo das suas décadas de existência. No seu conjunto de proficiências temos:

  • Rastreador Excelente; 
  • Expertise em Liderança; 
  • Mestre em Artes Marciais; 
  • Mestre em Combate Armado (tanto armas de fogo quanto armas brancas)
  • Piloto habilidoso;
  • Conhecimento em Mecânica; 
  • Assassino habilidoso; 
  • Poliglota (capaz de falar japonês, russo, mandarim, inglês, espanhol, krakoano de forma fluente e dominar, até certo ponto, farsi, francês, alemão, coreano, tailandês e vietnamita).

Fraquezas

Afogamento é uma das formas mais eficientes de matar Wolverine.

Entretanto, até mesmo os heróis mais habilidosos possuem fraquezas. E dentre os heróis da Marvel, Logan tem alguns pontos fracos bem específicos.

Sobrecarga Sensorial

Por ter os sentidos tão aprimorados, uma das formas de incapacitar Logan é sobrecarregando eles, criando sons estridentes ou poderosos, por exemplo.

Perda de Memória

Eventos traumáticos do passado de Logan foram apagados de sua mente, causando períodos em branco na história do herói.

Adamantium

Ainda que seja uma das causas para sua força, o adamantium também acaba sendo uma das fraquezas de Logan. Além de aumentar consideravelmente o peso de Logan e de ser uma grande vulnerabilidade diante daqueles capazes de controlar metal (como Magneto, por exemplo), algumas HQs trabalharam a ideia de que Logan estava sendo envenenado por adamantium, enfraquecendo seu fator de cura e, ainda que lentamente, matando o herói. Além disso, outras histórias mostraram que as variações do Adamantium causam efeitos adversos no mutante, trazendo resultados peculiares quando chegam perto de Logan — como uma versão do componente que o enfraquecia e o deixava zonzo.

Afogamento

Sim, o afogamento é uma fraqueza que acabaria com muitas pessoas, mas essa é uma das poucas formas de matar Logan — ou pelo menos prendê-lo em um constante estado de agonia, uma vez que seu fator de cura faria o mutante despertar apenas para ser afogado novamente.

E aí, qual o seu poder favorito do Carcaju? Comente!

Aproveite para conferir mais sobre os mutantes abaixo: