The Witcher: Conheça Nivellen, o personagem amaldiçoado da segunda temporada

Capa da Publicação

The Witcher: Conheça Nivellen, o personagem amaldiçoado da segunda temporada

Por Melissa de Viveiros

A série The Witcher da Netflix, adaptação dos livros de Andrzej Sapkowski, se tornou rapidamente um dos grandes sucessos da plataforma de streaming, chamando a atenção não apenas dos fãs da obra literária, mas também daqueles que se familiarizaram com The Witcher através dos jogos, e indo ainda mais além ao conquistar todo um público que não conhecia a história até então. As aventuras de Geralt ganharam diversos fãs e, ainda este ano, devem continuar na segunda temporada da série.

A história da nova temporada contará com personagens já conhecidos e queridos pelo público, como Ciri e Yennefer, mas também trará novos personagens, como é o caso de Nivellen. O personagem será interpretado pelo ator Kristofer Hivju, conhecido por seu papel como Tormund Giantsbane em Game of Thrones — mas se você não quer esperar para saber quem é Nivellen, contaremos tudo para você bem aqui!

Nos livros

A fera botando invasores pra correr

Nivellen é um personagem importante no conto “Um Grão de Veracidade”, presente no primeiro livro da série, O Último Desejo. Os dois primeiros livros da série The Witcher são coletâneas de contos, e muitos dos eventos da primeira temporada da série foram baseados neles, principalmente no primeiro livro. Apesar disso, o conto que apresenta Nivellen acabou sendo deixado de fora, fato que frustrou alguns dos fãs, que o consideram como um dos melhores contos do livro.

Em “Um Grão de Veracidade”, Geralt investiga as mortes de um mercador e uma mulher, encontrados próximos à mansão de Nivellen. Ao chegar até a mansão, o bruxo conhece seu dono: um homem amaldiçoado que se transformou em uma fera, motivo pelo qual mais ninguém vive nos arredores de sua mansão. Inicialmente, o encontro dos dois é tenso, mas assim que percebe a reação apática de Geralt a sua forma monstruosa, Nivellen o convida a entrar, e conta sua história ao bruxo.

Fica claro ao longo do conto que a história de Nivellen é baseada em A Bela e a Fera, mas como é comum aos contos de Sapkowski, a história apresenta diferenças e reviravoltas em relação ao que o público esperaria da base já conhecida. Tal como a Fera, Nivellen não é uma pessoa ruim apesar de sua aparência monstruosa. No entanto, ele não deseja se libertar de sua maldição, o que surpreende Geralt, quando o bruxo propõe que seria capaz de torná-lo humano novamente. Além disso, a Bela do conto não é tão boa e gentil quanto se esperaria, sendo ela própria um monstro, chamada de lâmia em português. Em The Witcher, essas criaturas são um tipo de vampiresas, muito ágeis, resistentes e manipuladoras, o que as torna extremamente perigosas.

A vida de Nivellen

Um jantar com o bruxo

Ao contar sua história para Geralt, Nivellen revela que seu pai era líder de uma gangue, e após sua morte, ele herdou a posição apesar de ser apenas um garoto. Por ser muito jovem, o restante da gangue não o respeitava, e era comum que o enrolassem. Algum tempo depois, durante um ataque a um templo em Gelibol, os rapazes da gangue decidiram que era hora de Nivellen se tornar um homem. A sacerdotisa do templo obviamente resistiu e com suas últimas palavras amaldiçoou Nivellen, tirando sua própria vida com um punhal antes que a gangue pudesse tocá-la.

A sacerdotisa disse que ele era “um monstro em pele humana e que seria um monstro na pele de um monstro”. Dias depois, Nivellen acordou já transformado, com os criados em sua casa entrando em desespero por conta de sua aparência monstruosa, o que por sua vez fez com que ele próprio ficasse em pânico. A mansão refletiu os sentimentos de seu dono, gerando ainda mais tumulto com portas abrindo e fechando e móveis voando por todos os lados. Todos aqueles que conseguiram sair, fugiram. Outros, no entanto, acabaram mortos em meio à confusão. Nivellen foi o único que restou, sozinho e desvairado, quebrando tudo ao seu redor, principalmente espelhos.

Ele permaneceu sozinho por muito tempo, resignado a sua nova situação. Um dia, porém, ele viu um homem cortar uma rosa azul de Nazair do jardim que era de sua tia, o que o deixou irado. Saindo para confrontar o mercador, Nivellen se lembrou dos contos de fadas que costumava ouvir quando criança, sobre princesas transformando sapos em príncipes através de seu amor, e decidiu tentar descobrir se havia um grão de veracidade nas histórias, tentando quebrar sua própria maldição. Assim, ele exige que o mercador decida entre a filha ou a vida, mas descobre que a filha do homem era apenas uma criança de oito anos. Nivellen, então, fica com pena do homem e o convida a entrar, oferecendo comida e bebida e presenteando o comerciante com uma pequena fortuna quando ele foi embora.

Esse fato causa uma grande mudança para Nivellen: a história do mercador se espalha, e em apenas duas semanas outro comerciante apareceu, trazendo a filha para fazer um acordo com a Fera. Em troca de uma quantia considerável de riquezas, o homem deixa a filha vivendo com Nivellen por um ano. A garota logo se acostuma com ele, e em um mês já não o teme mais. Nivellen, no entanto, não sabe como agir diante dela, e por fim desiste de tentar, preferindo ficar no seu canto até que o tempo dela viver na mansão acabasse.

 

Depois disso, ele decide não aceitar propostas similares, e vive sozinho por mais algum tempo. Eventualmente, no entanto, a solidão o convence a aceitar essas propostas novamente. Ele vive com diversas mulheres a partir daí, cada uma ficando na mansão por algum tempo em troca de riqueza para suas famílias.

Apesar de se considerar um monstro, Nivellen passa a aceitar sua nova forma durante esse tempo, até mesmo vendo vantagens no que se tornou. Quando humano, ele era fraco e comum, mas em sua forma monstruosa ele possui muito mais força e vigor. Além de permitir que ele tivesse contato com magia, a maldição trouxe outros benefícios, como sua reputação de monstro, que mantinha ladrões e inimigos afastados. Nivellen também considerava um benefício o interesse que as mulheres passaram a ter nele, uma vez que isso não acontecia quando ele era humano.

Quando Geralt o encontra, Nivellen já está vivendo amaldiçoado há doze anos. Assim, quando o bruxo afirma poder livrá-lo da maldição e estar disposto a torná-lo humano novamente, a criatura já não deseja mais retornar ao que era antes.

Vereena

Nivellen revela a Geralt, também, que existe uma mulher vivendo com ele. Chamada Vereena, ela é diferente das outras mulheres que passaram pela mansão por diversos motivos, uma vez que não é a filha de um mercador que está lá por dinheiro, e que Nivellen afirma que ele e Vereena se amam de verdade. Muito além disso, no entanto, Vereena é diferente por não ser humana: e, ao discutir o que ela seria realmente, Nivellen e Geralt chegam a conclusão de que ela deve ser uma náiade, uma ninfa dos rios.

Mais tarde, porém, Geralt percebe que estavam errados, deduzindo corretamente que Vereena é, na verdade, uma lâmia. Geralt, então, a enfrenta, e Nivellen chega até eles durante o confronto. Dessa forma, apesar de Vereena ter, em teoria, o papel de Bela na história, ela também é um monstro.

Na série

Na série o personagem será interpretado pelo ator de GOT!

Na segunda temporada de The Witcher, Nivellen será interpretado por Kristofer Hivju. Quando o personagem que Hivju interpretaria foi divulgado, uma descrição do personagem também foi liberada. De acordo com a descrição, Nivellen é um homem carismático, esperto e divertido. Além disso, é dito que ele vem de uma família aristocrática e foi amaldiçoado por crimes que cometeu no passado. Foi afirmado, ainda, que o papel exigiria habilidade física e capacidade de interpretar uma grande variedade de emoções.

Ainda de acordo com o material que continha informações sobre o elenco, Nivellen aparecerá em um dos primeiros episódios da nova temporada de The Witcher. Apesar dos imprevistos que atrasaram a produção da segunda temporada, a previsão de seu lançamento permanece sendo para o outono estadunidense deste ano, próximo ao mês de outubro.

Relembre os melhores momentos da primeira temporada de The Witcher com essa lista: