What If…?: Roteirista explica como Vingadores Era de Ultron influenciou a série

Capa da Publicação

What If…?: Roteirista explica como Vingadores Era de Ultron influenciou a série

Por Gus Fiaux

A primeira temporada de What If…? chegou ao fim na última quarta-feira (06), trazendo consigo um confronto épico entre os Guardiões do Multiverso e o todo-poderoso Ultron, que não apenas se apossou do corpo do Visão como seu receptáculo final, mas também assumiu o controle das Joias do Infinito após matar Thanos com uma certa facilidade. Tudo isso levou à grande batalha na qual o Vigia quebrou seu juramento de não intervir na humanidade.

Recentemente, a produtora da série, A.C. Bradley conversou com o ScreenRant sobre o que foi apresentado nesses dois últimos episódios da animação. Até então, What If…? se vendia como uma antologia narrada pelo Vigia, mas os dois capítulos finais reúnem os personagens apresentados ao longo dos episódios anteriores para compor a equipe responsável por dar cabo à nova dominação de Ultron.

Para ela, uma das produções que mais o ajudou a definir o tom do episódio foi justamente Vingadores: Era de Ultron – mas não por suas qualidades. Em vez disso, Bradley quis fazer um episódio que honrasse Ultron como um vilão aterrorizante, coisa que – nas palavras da roteirista – o personagem não teve muita chance de fazer no filme de 2015:

“Bem, eu acho que qualquer fã de quadrinhos sabe que o Ultron das HQs é absolutamente aterrorizante. ‘Era de Ultron’ é bom, mas só teve um filme e, às vezes, parece que não deu tanto tempo de tela para o vilão quanto eu teria dado. Nós não podemos encaixar tudo nesses filmes. Essa foi a nossa oportunidade de mostrar o que Ultron é capaz de fazer. E além disso, enquanto estamos chegando na Fase 4, temos as Joias do Infinito em jogo, temos o Multiverso, então o que aconteceria se Ultron conseguisse a Manopla do Infinito? O quão feio seria? É fácil pular para a completa devastação.”

Felizmente, Bradley acertou em cheio. O episódio imagina o pior cenário possível no qual Ultron sai vitorioso e sai destruindo todo seu universo, antes de voltar sua atenção para o Multiverso. Para detê-lo, foi necessário um esforço conjunto do Vigia e dos Guardiões do Multiverso, e mesmo assim a devastação causada foi quase irreversível.

Produtor quiz corrigir alguns erros de Era de Ultron.

Lançado em 2015, Vingadores: Era de Ultron sofreu críticas do público e da mídia especializada sobretudo pelo excesso de personagens apresentados ao longo de sua duração. Isso fez com que o arco de Ultron acabasse sendo bem diluído – muito disso se deu por interferências criativas de Ike Perlmutter na época da produção, inclusive. Felizmente, What If…? faz jus ao vilão e explora como seria de fato uma Era de Ultron.

What If…? está disponível no Disney+.

Abaixo, veja também: