What If…?: Tudo o que já sabemos sobre a segunda temporada da série

Capa da Publicação

What If…?: Tudo o que já sabemos sobre a segunda temporada da série

Por Gus Fiaux

What If…? acaba de encerrar sua primeira temporada deixando uma reação majoritariamente positiva entre os fãs. A série se propõe a analisar eventos do Universo Cinematográfico da Marvel caso pequenas mudanças tivessem sido feitas neles, criando uma reação em cadeia que levaria ao começo de novos universos completamente diferentes do que nós já conhecemos dos filmes e das séries.

Embora irregular, o primeiro ano estabeleceu muito bem a presença do Vigia e ainda serviu para nos apresentar as versões alternativas mais peculiares de alguns heróis da Casa das Ideias, como a Capitã Carter, o Thor Festeiro e o T’Challa Senhor das Estrelas, tudo culminando em dois episódios finais que nos apresentam os Heróis Mais Poderosos das Terras: os Guardiões do Multiverso. Mas para muitos, fica a pergunta – o que veremos na segunda temporada?

What If…?: Vai ter segunda temporada?

Resposta curta: Sim.

Desde antes do lançamento da primeira temporada, já ouvíamos rumores aqui e ali de que a Marvel Studios estaria desenvolvendo um segundo ano para a série. A confirmação oficial veio em 2019, quando Kevin Feige comentou com a Buzzfeed Brasil que uma segunda temporada já estava sendo desenvolvida. Atualmente, é provável que a série esteja em estágios iniciais de produção, talvez já reunindo os atores no estúdio para dar voz aos seus personagens.

Quanto à data de lançamento, não sabemos com certeza. Acredita-se que a segunda temporada da série pode ser lançada por volta do mesmo período que a primeira, no ano que vem. Ou seja, com uma estreia estipulada entre os meses de agosto a setembro de 2022. Mas ainda é muito cedo para embarcar ou não nessa especulação, uma vez que ainda não sabemos em qual estágio da produção está a temporada.

Por fim, a série deve ir ao ar no Disney+ – o serviço de streaming da Disney, que se tornou a casa oficial dos heróis da Marvel Studios. Quanto à produção em si, o diretor e produtor Bryan Andrews deve retornar para tomar conta dos próximos episódios, criando uma unidade narrativa e coesiva através da animação e dos arcos de personagens.

Detalhes dos episódios

Quando Feige anunciou o desenvolvimento da segunda temporada, acreditava-se que a primeira também teria 10 episódios – isso porque, na época, o COVID-19 não tinha afetado boa parte da cadeia produtiva de Hollywood, o que fez com que muitos criadores e desenvolvedores perdessem a chance de finalizar suas histórias. O mesmo acabou valendo para What If…? e, dos dez episódios planejados para o ano de estreia, um acabou sendo “cancelado”.

O episódio em questão mostra Gamora e o Homem de Ferro em Sakaar, depois que o Vingador Dourado não consegue retornar para a Terra após jogar uma ogiva nuclear na nave Chitauri. Nesse capítulo, veríamos a heroína também derrotar seu pai, Thanos, e tomar para si a armadura dele. Apesar do episódio não constar na temporada, a Titã Gamora se tornou uma das personagens a integrar os Guardiões do Multiverso.

Por conta disso, a história acabou sendo empurrada para a segunda temporada – e é o único episódio que já sabemos a premissa. Ao total, serão nove capítulos, assim como a primeira temporada – e devemos ter o retorno de alguns personagens que foram apresentados aqui, como a Capitã Carter e o Esmagador da Hidra. Ainda não sabemos se os Guardiões do Multiverso vão se reunir novamente.

O que podemos esperar da segunda temporada da série?

Do elenco, é certo que Jeffrey Wright deve retornar ao papel de Uatu – o Vigia que observa todos esses universos e tenta manter a coesão do Multiverso. Ainda não sabemos se os elementos da trama vão influenciar diretamente o que está por vir no Universo Cinematográfico da Marvel, através de filmes tipo Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Contudo, é provável que tenhamos alguma menção a isso na segunda temporada de Loki, já que a série está lidando diretamente com a criação do Multiverso.

Porém, Kevin Feige prometeu que o efeito reverso já é garantido: ou seja, os filmes e séries que compõem a Fase 4 serão analisados e devem influenciar tramas da segunda temporada. Já tivemos um gostinho disso no penúltimo episódio do primeiro ano, quando a Viúva Negra descobre o escudo do Guardião Vermelho e passa a usá-lo para enfrentar uma legião de robôs Ultron.

A animação deve se manter no mesmo estilo e não sabemos ainda quais atores devem reprisar seus papéis. Por outro lado, é esperado que o elenco de vozes continue trazendo novos atores para dublar personagens de cujos atores não puderam ou não quiseram participar. O formato também deve continuar o mesmo, com episódios de 30 a 37 minutos de duração.

What If…? está disponível no Disney+. Ainda não sabemos quando a segunda temporada será lançada.

Abaixo, veja todos os episódios de What If…? ranqueados do pior ao melhor: