Capa da Publicação

WandaVision: Supervisor de Efeitos Visuais da série fala sobre Visão

Por Melissa de Viveiros

Após o final de WandaVision, a Marvel lançou a série documental Avante, cujo primeiro episódio mostrou os bastidores da primeira produção do MCU lançada no Disney+. Entre todos os fatos e revelações interessantes sobre WandaVision, um detalhe chamou a atenção do público e se espalhou rapidamente pela internet: o Visão com orelhas. Agora, o Supervisor de Efeitos Visuais da série comentou o assunto, falando sobre a estranheza gerada pelo visual e a criação do design visto no MCU (via ComicBook).

Trent Claus, um dos responsáveis por desenvolver o design do Visão, revelou que embora o público só tenha visto o personagem com orelhas agora, nos bastidores de WandaVision, esta sempre foi a maneira como o personagem foi feito para os cinemas, com as orelhas do ator Paul Bettany sendo removidas digitalmente depois. Assim, desde a introdução do sintozóide em Vingadores: Era de Ultron, foi decidido que seria melhor trabalhar com ele deste modo do que utilizar maquiagem e próteses, embora esta não fosse a ideia inicial.

Ao comentar o assunto, Claus disse:

“Nós, da Lola, fizemos o design do visual do Visão baseado nos conceitos do visual criado pelo departamento de desenvolvimento da Marvel — especificamente, de um cara chamado Ryan Meinerding. Ele fez o conceito inicial do Visão, e então nós tivemos a tarefa de traduzir isto para o live-action. Inicialmente filmamos com a intenção de usar — isso é lá atrás em Era de Ultron, aliás, a primeira aparição dele — nós pretendíamos usar próteses para parte da cabeça dele, o capuz e coisas assim que vão ao redor dele, e então só fazer melhorias em seu rosto por computação gráfica porque ele tem todas essas linhas e padrões esculpidos em sua face.”

Apesar da ideia inicial, ficou claro para a equipe que isto não funcionaria tão bem na prática, o que levou a uma mudança de planos, de acordo com o Supervisor de Efeitos Visuais:

“Quando começamos a trabalhar com a gravação, logo ficou claro que [usar próteses] não ia dar certo. Então acabamos removendo digitalmente todas as próteses, mesmo naquele primeiro filme, então qualquer prótese de cabeça foi e é sempre completamente substituída por computação gráfica.”

Paul Bettany e Elizabeth Olsen nos bastidores de WandaVision.

Sobre a reação do público diante da descoberta do Visão com orelhas, Claus comentou que a imagem choca por parecer muito estranha. De acordo com ele, poucos perceberam que o sintozóide não possui orelhas antes de ver esta imagem, pois o visual dele nos filmes parece muito mais natural:

“Eles não perceberam que era normal para ele não ter orelhas. Apenas parece muito natural, eu acho. Então quando você vê ele com orelhas humanas reais, isso realmente mexe com as pessoas, porque então eles tem que re-examinar, ‘Para que estive olhando? Ele nunca teve orelhas?’, sabe?”

A equipe parece ter feito a escolha certa para o visual do herói, uma vez que a versão vista na série e nos cinemas parece tão natural, principalmente em comparação com o visual de antes da série passar pela adição de efeitos visuais. De fato, o design é muito menos estranho do que ver orelhas humanas no sintozóide.

Todos os episódios de WandaVision estão disponíveis no Disney+.

Veja aqui 10 perguntas que a série deixa para o futuro:

Imagem de perfil
sobre o autor Melissa de Viveiros

Graduanda em Letras na UFMG. || Mais obcecada pela lore de WoW do que é saudável. || @windrunning_