WandaVision: O que o final do quinto episódio pode significar para a série

Capa da Publicação

WandaVision: O que o final do quinto episódio pode significar para a série

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

As coisas estão ficando muito tensas em Westview. Na última sexta-feira (5), tivemos a exibição do quinto episódio de WandaVision. Foi um capítulo dramático e cheio de intrigas, conforme a realidade perfeita de Wanda começa a se desintegrar por interferências internas e externas. Porém, toda a atenção do capítulo foi desviada para o final, que conta com uma participação mais do que especial e que pode trazer grandes consequências para a história da heroína e de todo o Universo Cinematográfico da Marvel.

Sim, o Mercúrio finalmente apareceu – mas não é bem quem esperávamos que fosse…

Mercúrio está de volta

Em WandaVision, estamos tendo uma clara e nítida expansão dos traumas e medos de Wanda Maximoff. Ao longo de seus cinco episódios lançados até o momento, a série se propõe a desconstruir a psiquê da personagem, ao mostrar um pouco de como ela está após os eventos de Vingadores: Ultimato. E um dos grandes traumas da vida da heroína é, definitivamente, a morte de seu irmão, Pietro Maximoff.

Esse assunto veio à tona no terceiro episódio, quando Wanda está conversando com sua vizinha Geraldine (que nós descobrimos mais tarde ser Monica Rambeau, agente da S.W.O.R.D.) após ter dado luz aos seus filhos gêmeos. Ela relembra que já teve um irmão gêmeo e que o perdeu – o que faz com que Geraldine/Monica cite Ultron e isso acabe despertando um lado furioso de Wanda, que joga a vizinha para fora de sua realidade.

Porém, no quinto episódio da série, essa perda do irmão é deixada de lado. Em conversas com seus filhos, Wanda cita o “tio Pietro”, dando a entender que o homem está vivo e saudável, ainda que não apareça há muito tempo. E no fim do episódio, finalmente temos essa participação. Tudo acontece quando Wanda Visão começam a ter uma grande discussão a respeito da realidade de Westview, onde tudo parece estar sendo manipulado pela heroína.

No ápice do conflito, a campainha toca e Wanda Maximoff vai prontamente atender. Após segundos de choque e contemplação, finalmente descobrimos quem é o visitante: Pietro Maximoff, dessa vez interpretado por Evan Peters, o mesmo astro da franquia mais recente de filmes dos X-Men. Ele chega, faz um gracejo com a irmã, chama o cunhado de picolé e o episódio acaba abruptamente, deixando um grande gancho para o final.

Quem é esse personagem?

A primeira vista, o Mercúrio de Evan Peters nos faz lembrar do personagem que apareceu pela primeira vez em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Na franquia da Fox, seu nome é Peter Maximoff e ele é tido como o filho perdido de Magneto (uma adaptação de um elemento das HQs que foi apagado nos últimos anos, já que nem o Mercúrio e nem a Feiticeira Escarlate são considerados mais filhos do Mestre do Magnetismo).

Peter surge pela primeira vez quando Wolverine Charles Xavier precisam de alguém para livrar o Magneto da cadeia no Pentágono. Com sua supervelocidade, Peter auxilia os dois e depois acaba se tornando um X-Men, tanto em Apocalipse quanto em Fênix Negra. Essa versão do personagem é conhecida por ser bem mais cômica que a versão do MCU, além de protagonizar divertidas cenas de ação em câmera lenta, ao som de músicas famosas.

Ainda assim, não há como dizer com certeza absoluta que o Pietro de WandaVision é exatamente essa versão do Mercúrio do universo dos X-Men da Fox. No próprio episódio, Darcy Lewis sugere que Wanda “mudou o ator” do irmão, quase como se fosse apenas um fan service. Porém, conhecendo os planos da Marvel Studios, é mais provável que a escolha de Evan Peters tenha uma justificativa narrativa atrelada à ideia de multiverso e realidades paralelas.

Outra teoria bem presente entre os fãs é a de que esse não é o Mercúrio, e sim algum vilão disfarçado para mexer com a mente de Wanda (seja ele Mephisto ou o Pesadelo). De qualquer forma, caso esse não seja o caso, fica evidente que esse personagem é uma criação direta ou indireta da própria Wanda – uma revelação bem sinistra, ainda mais no episódio onde descobrimos a natureza de seus poderes de alteração e manipulação da realidade.

O que aconteceu com o Mercúrio que conhecíamos?

Quem acompanha o Universo Cinematográfico da Marvel há muito tempo sabe bem o que aconteceu com o outro Mercúrio – e por outro, quero dizer o personagem interpretado por Aaron Taylor-Johnson e que apareceu em Capitão América: O Soldado Invernal Vingadores: Era de Ultron. O herói é apresentado como o irmão gêmeo de Wanda, que fica ao lado dela durante todas as piores situações – o que inclui a morte dos pais dos dois.

Porém, o personagem acaba se sacrificando justamente ao fim de Era de Ultron. No filme, ele acaba desenvolvendo uma espécie de rivalidade com o Gavião Arqueiro, o que acaba sendo motivo de piadas e de breves interações dos dois. Ao fim, quando os heróis estão defendendo Sokóvia e evacuando seus habitantes, Clint Barton tenta salvar uma criança, mas acaba ficando bem na mira de Ultron, que pilotava uma nave.

É aí que o Mercúrio intervém, “empurrando” o Gavião e tomando os tiros disparados por Ultron. Ele cai ali no chão e Wanda consegue sentir a vida deixando seu corpo, o que a leva a um novo surto onde ela dispara uma grande rajada de seus poderes. Temos aqui mais um dos traumas da heroína, que contribuiu para sua jornada nos outros filmes do Universo Cinematográfico da Marvel. 

Esse Mercúrio está morto – o que não é bem um impedimento, já que o Visão também está e continua andando por aí normalmente. Não sabemos se, em algum momento da série, essa versão do personagem aparecerá mais uma vez para Wanda Maximoff, mas há muitos que especulam que o velocista original desse universo pode sim dar as caras, contribuindo para a jornada de redenção e luto de sua irmã.

A porta para o Multiverso está aberta?

Desde que foi anunciada, WandaVision atraiu a atenção dos fãs por diversos motivos. O primeiro deles foi toda a possibilidade de desenvolvimento para a Feiticeira Escarlate. Porém, muitos também se interessaram na série ao descobrir que ela se ligaria diretamente aos eventos de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (inclusive a própria Wanda estará no filme).

Com um título como esses, é bem nítido que o segundo filme do Mago Supremo no Universo Cinematográfico da Marvel vai abordar realidades e mundos paralelos, trazendo mais consequências para os eventos de Vingadores: Ultimato e explorando novas entidades místicas na franquia. Porém, muitos fãs teorizam que o filme também seria o responsável por “abrir as portas” para os X-Men, apresentando outras realidades conhecidas.

Por exemplo, uma dessas teorias explica que todos os filmes dos X-Men lançados pela Fox seriam parte de um novo universo alternativo, que correria paralelamente ao Universo Cinematográfico da Marvel. Isso permitiria ao estúdio trazer de volta atores que estavam na franquia rival para interpretar seus personagens, como o Deadpool de Ryan Reynolds, por exemplo.

Com o quinto episódio de WandaVision, pode ser que essa abertura para o Multiverso tenha vindo mais cedo do que esperávamos. Claro que ainda precisamos esperar pelos próximos episódios, até porque não dá para definir se esse Mercúrio vivido por Evan Peters é uma criação de Wanda, um vilão disfarçado ou até mesmo uma contraparte de um universo alternativo com base em uma única cena. Porém, os próximos capítulos estão chegando, e a casa de Wanda Maximoff vai cair ainda mais…

WandaVision é exibida semanalmente, todas as sextas-feiras, no Disney+. A série terá, ao total, nove episódios – o que significa que já estamos na metade da temporada e que, em breve, as coisas começarão a ficar ainda mais sérias. Sabemos também que o próximo episódio, que deve ir ao ar nesta sexta (12) vai fazer homenagens e referências aos sitcoms dos anos 90, além de nos trazer o tão aguardado episódio de Halloween.

Abaixo, fique com os easter-eggs e referências do quinto episódio de WandaVision: