Wandavision: Diretor fala sobre as teorias dos fãs para o final da série

Capa da Publicação

Wandavision: Diretor fala sobre as teorias dos fãs para o final da série

Por Gus Fiaux

Nesta sexta-feira, Wandavision chega ao fim com um novo episódio, estabelecendo os caminhos da Feiticeira Escarlate nas próximas produções do Universo Cinematográfico da Marvel e apresentando conexões com filmes que ainda estão por vir. No meio disso, zilhões de teorias estouram na internet a respeito de variados temas, que vão desde entidades por trás da magia de Wanda a participações especiais surpreendentes.

Em uma entrevista ao Entertainment WeeklyMatt Shakman – que dirigiu todos os episódios da série – falou sobre o que podemos esperar do final de Wandavision. Ele espera que os fãs gostem do encerramento e o julguem uma jornada satisfatória, mas reconhece que muitos podem se decepcionar devido às teorias insanas criadas nos últimos meses.

“Eu espero que eles [os fãs] sintam que a jornada foi satisfatória. Eu sei que há muitas teorias por aí, e existirão pessoas que vão sem dúvidas ficar desapontadas por conta de uma ou outra teoria. Mas nós sempre estivemos contando essa história sobre como a Wanda está lidando com o luto e aprendendo a aceitar sua perda. Com sorte, as pessoas vão achar que a final é surpreendente mas também satisfatória, e isso é inevitável porque é a mesma história que eles estiveram assistindo esse tempo todo.”

Quando lidamos com um produto audiovisual que é mantido em sigilo da maneira que as produções da Marvel Studios são, é normal que fãs comecem a produzir teorias e especulações – e é mais comum ainda que muitos se decepcionem quando essas teorias não se comprovam. É importante lembrar, no entanto, que tudo isso é fruto de nossas próprias expectativas e não é culpa da série ou de seus produtores.

Série ainda tem alguns mistérios a esclarecer.

Shakman, por outro lado, não se sente mal com esse carinho dos fãs. Para ele, é impressionante ver toda a recepção que a série tem recebido na internet, seja através de memes ou teorias. Em especial, ele fala sobre o “engenheiro aeroespacial” citado por Monica Rambeau, que acabou gerando diversas especulações dos fãs, que iam desde o Marvel Azul até o Senhor Fantástico:

“Me desculpa, me desculpa. A lágrima desce pelo rosto de todos os fãs, eu sei. Engenheiros aeroespaciais e coisas do tipo… vocês sabem. Nós certamente… eu fiquei completamente arrebatado pelo interesse apaixonado na série. E eu amo os memes que eles criaram, os vídeos no TikTok, as teorias. Digo, meu deus, as pessoas fazendo essas teorias são mais criativas que eu, então muito obrigado. Tem havido uma ótima recepção [para a série] e para aqueles que ficaram um pouco decepcionados semana a semana, minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa. Certamente, a quantidade de paixão a respeito do ‘engenheiro aeroespacial’ foi ótima. Digo, teria sido ótimo se Reed Richards tivesse chegado com aquele veículo. Isso teria sido realmente ótimo.”

Entre outras teorias populares dos fãs, havia a presença de outros mutantes vindos do Universo dos X-Men da Fox, bem como a participação de outros Vingadores. A mais popular das teorias, no entanto, que virou meme na internet, diz respeito ao demônio Mephisto – que muitos acreditavam estar por trás de toda a realidade criada por Wanda em Westview.

WandaVision está disponível no Disney+. O próximo e último episódio da série será exibido nesta sexta-feira, dia 05 de março. No capítulo, é esperado que vejamos o conflito final entre Wanda Maximoff Agatha Harkness, bem como a entrada do Visão Branco no campo de batalha.

Abaixo, confira 5 teorias que foram descartadas e 5 que ainda podem se concretizar em WandaVision: