Capa da Publicação

WandaVision: Diretor explica criação da SWORD

Por Evandro Lira

O diretor de WandaVision, Matt Shakman, discutiu o processo de desenvolvimento da S.W.O.R.D., agência que opera diante da anomalia criada por Wanda na série.

A S.W.O.R.D. compartilha muitas semelhanças com a S.H.I.E.L.D. no Universo Cinematográfico da Marvel, mas as agências são diferentes em alguns aspectos importantes, com a S.W.O.R.D. sendo a Divisão Senciente de Respostas e Observação de Armas enquanto a S.H.I.E.L.D. é Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão.

Ambas são agências de inteligência militar antiterroristas, mas a divisão apresentada em WandaVision é perita em lidar com anomalias e planetas estranhos. Criada por Maria Rambeau, mãe de Monica e grande amiga da Capitã Marvel, a SWORD tem como principio conduzir missões espaciais tripuladas para aprender sobre potenciais ameaças extraterrestres.

Em uma entrevista ao Screen Rant, o diretor Matt Shakman falou sobre o processo de criação de uma nova agência na franquia, e sobre a ideia de torná-la o mais realista possível.

“Ah, foi uma oportunidade super empolgante de construir uma agência totalmente nova. Começamos onde começamos praticamente qualquer coisa quando o projetamos; dizemos: ‘O que seria isso no mundo real?’ Então, nós olhamos para o Cabo Canaveral [região onde se situa o Centro Espacial Kennedy e uma Base da Força Aérea dos EUA], nós olhamos para a história das agências espaciais, e como esses mundos eram. Em seguida, trabalhamos com nosso designer de produção, Mark Worthington, designers conceituais, artistas de storyboard, e começamos a construir o mundo da SWORD.

 

Mas nós realmente queríamos que parecesse real, para contrastar com a realidade de sitcom dentro do hex. Vimos filmes que acho que fazem isso muito bem – filmes como A Chegada, por exemplo, e a base temporária que eles construíram em torno de sua anomalia extraterrestre foi um grande ponto de referência para nós. Imaginamos que a SWORD é exatamente a agência certa quando você tem uma anomalia radioativa; que estão acostumados a entrar em planetas estranhos, terrenos muito difíceis. Então, essa base que construímos foi baseada nas unidades de resposta química radiológica e biológica existentes.”

Até o final de WandaVision, a SWORD tem se mostrado uma grande vilã do programa, já que Tyler Hayward, diretor interino, está focado em combater Wanda e usar da tecnologia do Visão para fins não muito nobres.

Independentemente do papel que a SWORD desempenhe no final de WandaVision, é provável que ela ainda atue como uma força importante no futuro da franquia da Marvel.

Fique com:

Imagem de perfil
sobre o autor Evandro Lira

Editor, bacharel em Cinema e Audiovisual, bruxo nascido trouxa, filho dos filhos do átomo, mestre dos quatro elementos, fã de mais coisas do que deveria, frequentemente falando sozinho no Twitter. Segue: @evandroslira