O dia em que a Viúva Negra ergueu o martelo do Thor nas HQs

Capa da Publicação

O dia em que a Viúva Negra ergueu o martelo do Thor nas HQs

Por Melissa de Viveiros

Uma das questões recorrentes sobre o universo Marvel é a discussão sobre quem seria digno de erguer o famoso martelo do Thor, Mjölnir. A honra é reservada apenas para aqueles considerados dignos, mas em um universo de heróis, nem sempre é simples determinar o que isso significa. Ainda assim, diversos personagens tiveram a oportunidade de usar a arma nos quadrinhos, com um deles sendo ninguém menos que a Viúva Negra.

Embora nos filmes ela tenha se recusado a tentar levantar o Mjölnir, nas HQs ela já realizou esse feito, pelo menos em um dos múltiplos universos da Marvel. Aqui, contamos mais sobre o que levou Natasha a se tornar digna de usar o martelo do Thor nos quadrinhos!

O que torna alguém digno do Mjölnir?

Uma das características mais importantes do martelo utilizado pelo deus asgardiano do trovão é que apenas aqueles que são dignos podem usá-lo. Quem não é considerado digno sequer consegue levantar o martelo, independente de quanta força possua. Ainda assim, nem nos filmes nem nas HQs é estabelecido exatamente o que significa “ser digno”.

A definição mais direta foi apresentada Thor #15, da série de 2020. Na trama, o personagem titular explica que está perdendo seu poder sobre o martelo, e discute o porquê disso estar acontecendo. Tendo se tornado rei de Asgard, o herói ainda participa de batalhas, mas deixou de ser de fato um guerreiro. Assim, ele diz que o Mjölnir foi forjado não só para um guerreiro, mas para alguém que está “na linha de frente de qualquer ameaça aos mundos entrelaçados nas raízes e galhos da árvore do mundo”.

Thor explica porque não consegue mais utilizar o martelo como deveria.

Na prática, isso poderia ser resumido como alguém que, além de ser um guerreiro que luta para proteger, um personagem digno do martelo precisa tomar a frente dessas batalhas. Como resultado, pode ser deduzido que é preciso estar disposto a se arriscar para defender a outros, mas também se colocar à frente, liderando o caminho contra as ameaças que apareçam.

A Viúva Negra consegue levantar o martelo do Thor?

Nos quadrinhos, Natasha Romanoff já ergueu o martelo do Thor em uma história apresentada em What If…?. Assim como a versão animada lançada no Disney+, as HQs são uma antologia que apresenta mudanças em pontos chave do universo Marvel, introduzindo novos universos como resultado. A série teve início em 1977, mas a edição que conta esta história da Viúva Negra só foi lançada em 2014.

No volume 3 da HQ What If…? Age of Ultron, é apresentada uma versão do universo onde o Ragnarök tomou as vidas de todos os seres superpoderosos, deixando apenas os heróis sem poderes para proteger o universo. Assim, esses personagens são reunidos por Nick Fury com o objetivo de defender o planeta de Jormungand, a serpente gigante nórdica que matou Thor.

Após o Deus do Trovão ser derrotado, a serpente mata diversos outros heróis. O grupo reunido por Fury conta apenas com a Viúva Negra, Microchip, Falcão Shang-Chi. Os personagens enfrentam um exército de gigantes de gelo na Latvéria, antes de irem atrás da própria criatura. Em meio a essa jornada, Natasha encontra o Mjölnir, deixado no local após a morte de seu antigo dono.

A Viúva Negra se torna Thor.

Ao empunhá-lo, a personagem se torna a nova Thor. Ela logo parte para a batalha, utilizando suas novas habilidades contra Jormungand. Sua aparição no papel é breve, e a história é concluída com Fury relembrando o quão incrível a heroína se tornou, dizendo que o momento foi superior a qualquer outro absurdo que presenciou em sua vida. De acordo com ele, nada poderia se comparar à Viúva Negra lutando ao lado de seus guerreiros e valquírias, o que ele considera algo digno de lendas.

Apesar de só mostrar a personagem em ação por um curto período de tempo, a HQ mostra que Natasha era digna do martelo quando ela demonstra sua coragem e determinação de salvar os outros ao tentar impedir a serpente gigante. No fim, é graças a ela que o Ragnarök é impedido antes que todo o mundo fosse destruído.

Fique com: