Capa da Publicação

Viúva Negra: Filme explica cena da heroína com Loki em Os Vingadores

Por Arthur Eloi

Atenção: Alerta de Spoilers!

Mais de uma década após ser apresentada em Homem de Ferro 2 (2010), a Viúva Negra ganhou seu filme-solo que enfim estreou na última sexta (9), após diversos adiamentos por conta da pandemia da Covid-19. O longa é uma homenagem à participação da espiã no Universo Cinematográfico da Marvel, e até amarrou pontas soltas que haviam sido deixadas em Os Vingadores (2012).

A trama de Viúva Negra finalmente mostra a infame missão de Budapeste, sempre citada por Natasha (Scarlett Johansson) e o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) nos filmes da Marvel. Aqui, é revelado que a missão foi parte fundamental para a agente defletir da União Soviética para se juntar à SHIELD, e envolvia assassinar o general Dreykov (Ray Winstone), o militar responsável pela Sala Vermelha, programa de treinamento de espiãs como a Viúva Negra.

Missão de Budapeste foi citada pela primeira vez em Os Vingadores (2012), mas só explicada em Viúva Negra (2021)

Para atrair o oponente, Natasha utiliza Antonia, a filha de Dreykov, como isca. A estratégia dá certo, e uma explosão faz com que a Viúva Negra acredite que matou ambos no processo. Acontece que, na realidade, nenhum dos dois morreu.

Mas o que tudo isso tem a ver com Os Vingadores? Bom, lá em 2012 a Marvel já sinalizava que o confronto entre as duas ficaria marcado na memória da agente. No filme, quando Loki (Tom Hiddleston) é capturado pela SHIELD, Natasha tenta interrogá-lo, mas o Deus da Trapaça apela para o lado emotivo da agente e começa a citar vários de seus traumas do passado – extraídos direto da mente do Gavião Arqueiro. A lista de eventos do passado da Viúva Negra que Loki cita inclui: “A filha de Dreykov, São Paulo, o incêndio do hospital.

Relembre o momento abaixo:

Anteriormente, Kevin Feige, o presidente da Marvel Studios, já havia apontado que a cena seria importante para o filme-solo da Viúva Negra (via Comic Book):

Quase tudo é um easter egg com uma personagem que nem Natasha Romanoff, que já está no MCU há mais de dez anos. Quase toda fala e todo arco narrativo já foi citado anteriormente. Em especial, há uma cena em Os Vingadores, quando Loki está preso na base da SHIELD e tenta provocar Natasha. Muito do que ele usa para irritá-la são coisas de seu passado que ainda não sabíamos sobre, mas que conhecemos e vemos em primeira mão em Viúva Negra.

Assim, Viúva Negra preenche as lacunas que não tinham ficado claras em Os Vingadores, e também enfim mostra ao público o que foi a tão falada missão de Budapeste que criou a amizade que Natasha e Clint Barton levaram até o túmulo da espiã.

Por um valor adicional, Viúva Negra já está disponível no Disney+, que também conta com Os Vingadores e os demais filmes do Universo Cinematográfico da Marvel – assista aqui.

Além das respostas, quais perguntas Viúva Negra deixou no ar? Confira abaixo nossa lista de dúvidas sobre o futuro dos filmes da Marvel:

Imagem de perfil
sobre o autor Arthur Eloi

Repórter entusiasta de filmes ruins, jogos de tiro e de horror em todas as suas formas. Dá notas duvidosas para obras questionáveis • @ArthurEloi117