Vingadores: Entenda por que Heróis Renascem tinha duas versões do Thor

Capa da Publicação

Vingadores: Entenda por que Heróis Renascem tinha duas versões do Thor

Por Melissa de Viveiros

Na década de 1990, a Marvel lançou o infame reboot Heróis Renascem, que trazia uma reimaginação do universo da editora criada por Jim Lee Rob Liefeld. Entre os múltiplos heróis e Vingadores que fizeram parte do evento, Thor teve um papel de destaque, que colocou duas versões do personagem cara a cara (via CBR).

Thor em Heróis Renascem

Como mostrado nos eventos que antecedem Heróis Renascem, acreditava-se que os Vingadores e o Quarteto Fantástico tinham se sacrificado para derrotar Massacre, o ser criado da fusão entre as partes obscuras das mentes de Magneto e do Professor X. Mas na realidade, o que aconteceu com os heróis foi que eles foram transportados para uma dimensão diferente por meio dos poderes de Franklin Richards.

Thor, no entanto, só apareceria posteriormente nos quadrinhos, já que sua natureza e poderes divinos exigiam mais para serem transportados. Ao invés disso, Franklin criou um novo Deus do Trovão do zero, fazendo com que ele fosse um ser originado na chamada Contra-Terra, o mundo onde esse novo universo se passava. Desse modo, duas versões distintas do personagem passaram a existir na Marvel.

Thor em Heróis Renascem.

Na história, o segundo Thor é encontrado preso em um bloco de gelo. O responsável pela descoberta é ninguém menos que Donald Blake, o humano que serviu de hospedeiro para a versão original do asgardiano. Ele, porém, não é o único asgardiano na Contra-Terra. Ironicamente, o Loki dessa Terra acreditava ser o Loki real, sendo também o único que sabia que o universo em que estava havia sido criado artificialmente.

A trama mostra o vilão orquestrando situações para que Thor atacasse os Vingadores, embora o herói acabe se livrando das mentiras de seu irmão e se juntando ao grupo de heróis. Assim, a formação do grupo tinha um paralelo com sua versão original, onde o Hulk, cansado de ser manipulado pelo Deus da Trapaça, se junta aos heróis para derrotá-lo.

Os dois Thors se enfrentam

Na HQ Vingadores #10, de 1996, o grupo titular descobre uma fenda no espaço-tempo. Por meio dela, eles encontram o Thor original, que não havia ressurgido na outra dimensão. Ao se encontrar com o Deus do Trovão criado na Contra-Terra, as duas versões do herói acabam batalhando uma com a outra, com o original inclusive criticando as ações de seu suposto substituto.

Thor vs. Thor.

Foi apenas quando precisaram unir forças para derrotar uma versão extremamente poderosa do Loki que eles colocaram suas diferenças de lado. Neste confronto, o segundo Thor se sacrificou para que eles pudessem ser vitoriosos, mostrando que apesar de não ter nascido um deus como o original, ele ainda assim era um herói.

A versão primária do personagem também o reconhece como tal, dando a ele um funeral Viking com o auxílio da S.H.I.E.L.D.. Ainda assim, todo este drama é deixado de lado com a conclusão de Heróis Renascem, já que grande parte do evento passou a ser ignorada. Como resultado, não houve menção posterior deste segundo Thor.

Fique com:

Imagem de perfil
sobre o autor Melissa de Viveiros

Graduanda em Letras na UFMG. || What is infinite? The universe and the greed of men. || @windrunning_