Turma da Mônica Lições: Tudo que já sabemos o novo filme da Turminha

Capa da Publicação

Turma da Mônica Lições: Tudo que já sabemos o novo filme da Turminha

Por Raphael Martins

Em 2019, os tão amados personagens de Maurício de Souza ganharam vida no cinema em seu primeiro filme com atores, Turma da Mônica: Laços. O longa, que foi muito esperado desde o exato momento em que foi anunciado, foi um tremendo sucesso de público e crítica por aqui, arrecadando mais de R$46 milhões em sua trajetória e levando mais de dois milhões de pessoas aos cinemas.

Diante de tanto êxito, a Maurício de Souza Produções resolveu produzir uma sequência, Turma da Mônica: Lições, também baseada em uma graphic novel dos irmãos Vitor e Lu Cafaggi. Caso você não seja familiar com a história e queira saber mais sobre a adaptação para o cinema, é hora de descobrir!

Nos quadrinhos

Lançada em Julho de 2015 pela editora Panini como parte da iniciativa Graphic MSP, que reimaginava os principais personagens do universo de personagens criado por Maurício de Souza, Turma da Mônica: Lições tem um tom bem menos aventuresco (mas igualmente emocionante) do que o encadernado anterior, Turma da Mônica: Laços. Sendo uma sequência direta, ela mostra a turminha em uma situação atípica das que são contadas nas histórias em quadrinhos: a melancolia da separação e os problemas que vem com o crescimento.

Na trama, Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão não fazem o dever de casa, e com medo do que poderia acontecer, resolvem bolar um plano para fugir da escola em pleno horário de funcionamento. É claro que tudo dá errado e os quatro são forçados a encararem consequências severas.

Capa de Lições, de Vitor e Lu Cafaggi: a força da amizade da turminha é testada

Mônica, por exemplo, é transferida de escola, se afastando de seus amigos e sendo vítima de piadinhas no local novo. Cebolinha é obrigado a ir para sessões de fonoaudiologia, correndo o risco de perder sua característica mais marcante. O Cascão tem o pior destino: precisa frequentar aulas de natação! E agora?

Sem querer dar muitos spoilers, a amizade de todos eles é testada, e entre um desafio e outro, eles descobrem o verdadeiro significado da amizade e deixam para o leitor uma  grande lição: se você entender que os amigos mudam, você não precisa mudar de amigos.

No cinema

Produzido pela Maurício de Souza Produções e distribuído pela Paris Filmes e a Downtown Filmes, a adaptação de Turma da Mônica: Lições foi apresentada ao público pela primeira vez em durante o evento CCXP Worlds, ocorrido em dezembro de 2020, com direito a uma pequena prévia do que veremos nos cinemas dentro de alguns meses.

Ao que parece, a história será a mesma da Graphic Novel, mas tomando algumas liberdades criativas aqui e ali e reservando algumas surpresas para os fãs mais dedicados. A prévia original você confere aqui embaixo:

Recentemente, o primeiro trailer completo do filme foi lançado, revelando ainda mais detalhes da história e também novos personagens. Entre eles estão a professora Vânia, tutora das crianças, e a Tina, uma personagem mais voltada para o público adolescente, sempre vista entrando em frias com seus melhores amigos, Pipa, Rolo e Zecão. Assista:

Turma da Mônica: Laços é dirigido por Daniel Rezende, que também comandou o primeiro filme, Turma da Mônica: Laços. Thiago Dottori e Mariana Zatz adaptam o roteiro original de Vitor e Lu Cafaggi. As filmagens ocorreram entre janeiro e fevereiro de 2020, em Poços de Caldas, Minas Gerais, em um período pré-pandemia.

Quem é quem em Turma da Mônica: Laços?

No elenco, temos a volta de Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo e Gabriel Moreira, vivendo respectivamente Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão. Quem também retorna são Paulo Vilhena e Fafá Rennó como os pais de Cebolinha, Ana Carolina Godoy e Beto Schultz como os pais de Magali, Angélica Paula e Adriano Paixão como os pais de Cascão e Monica Iozzi e Luiz Pacini como os pais de Mônica.

Entre os novatos, estão a já citada professora Vânia, que será interpretada pela veterana das novelas Malu Mader, e Tina, cujo papel ficou com Isabelle Drummond, também conhecida por várias novelas. Rolo também estará no filme, sendo vivido por Gustavo Merighi.

Do elenco, o que mais chama atenção certamente é a presença de Tina, que não aparece em nenhum momento na HQ original.

Isabelle Drummond como Tina: personagem fará sua estreia nos cinemas em Turma da Mônica: Lições

Quem é a Tina?

Criada por Maurício de Souza em 1964, Tina apareceu originalmente apenas em tirinhas, indo parar nas revistas da Turma da Mônica bem depois e ganhando sua própria revista na década de 70. Adolescente, era sempre mostrada às voltas com Rolo e com sua melhor amiga Pipa, a quem sempre dava conselhos amorosos.

No início, seguia um visual hippie, tribo bastante popular na época, mas foi se adaptando aos anos e passando por várias transformações, seguindo a moda da década vigente de suas histórias. Sempre vanguardista, Tina acabou se tornando um verdadeiro registro histórico da evolução da moda no Brasil, conseguindo se manter moderna mesmo tantos anos depois de sua primeira aparição.

Pelo que as primeiras fotos de Turma da Mônica: Lições dão a entender, a Tina do filme deve ser fiel à sua primeira encarnação, adotando a moda hippie pela qual ficou conhecida em seus primeiros anos, mas com uma abordagem e atitudes mais condizentes com a nossa época atual.

Em agosto de 2019, Tina também ganhou sua própria Graphic Novel. Intitulada Tina: Respeito, a história foi escrita e desenhada pela quadrinista Fefê Torquato, e mostra a personagem recém-saída da faculdade e trabalhando na redação de um jornal. Lá dentro, ela encara desafios que vão muito além do âmbito profissional, de exclusão por ser uma garota até assédio no ambiente de trabalho.

Tina encara assédio e desigualdade no trabalho em sua própria Graphic Novel

Quando o filme estreia?

A adaptação de Turma da Mônica: Lições foi anunciada ainda no ano passado, mas passou por alguns adiamentos no caminho. Primeiro, o filme havia sido prometido para chegar no dia 8 de outubro de 2020, sendo adiado algum tempo depois para 10 de dezembro de 2020.

Embora a data de estreia não seja informada nos trailers ou no Instagram oficial do filme, o artigo sobre a produção na Wikipedia diz que o longa chega em 24 de junho de 2021, algo que foi amplamente reproduzido pela internet afora. E aí, ansiosos?

A turma reunida: um pouco mais velhos, Mônica e seus amigos retornarão para mais uma aventura

Veja também: