Tempo: Tudo sobre o novo filme de M. Night Shyamalan

Capa da Publicação

Tempo: Tudo sobre o novo filme de M. Night Shyamalan

Por Evandro Lira

Em 2021, o cineasta M. Night Shyamalan lançará seu mais novo filme. Intitulado Tempo, o longa parece ser mais um thriller misterioso e arrepiante feito para quem curte os melhores trabalhos do diretor, que ganhou aclamação mundial ao estrear O Sexto Sentido em 1999.

Neste artigo, você vai sair informado sobre tudo que é necessário descobrir antes de poder curtir o filme. Desde elenco, sinopse e data de lançamento.

M. Night Shyamalan comanda novo filme de terror

Quem está por trás de Tempo?

Antes de assistir Tempo é legal conhecer a equipe por trás do filme. Para além do cineasta M. Night Shyamalan, que também dirigiu Sinais, Corpo Fechado e Fragmentado, há um grande número de pessoas cujo currículo dá alguns indícios do que podemos esperar do filme.

Shyamalan dirigiu e escreveu Tempo baseado em uma HQ francesa, e por isso divide os créditos da história com Pierre Oscar Lévy e Frederik Peeters, os responsáveis pelo quadrinho original.

Mike Gioulakis, diretor de fotografia de filmes de terror conhecidos como Corrente do Mal e Nós assume a função em Tempo. Gioulakis também já havia trabalhado com Shyamalan antes, tendo feito a fotografia de Fragmentado, Vidro e da série produzida pelo cineasta, Servant.

Como você vai ver ao longo do texto, a série da Apple TV+, na verdade, é de onde saiu praticamente todos os chefes de departamento de Tempo.

Personagens de ‘Servant’, série produzida por M. Night Shyamalan para o Apple TV+

A montagem, uma das funções mais importantes de um filme, fica à cargo de Brett M. Reed. Ele também trabalhou em Servant, além de ter sido montador assistente de produções como O Espetacular Homem-Aranha, Argo e Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas.

Toda a parte de design de produção, direção de arte e decoração de set são de responsabilidade de Naaman Marshall, Wilhem Perez e Karen Frick, profissionais que também trabalharam em Servant.

O figurino é assinado por Caroline Duncan, que além de Servant, também trabalhou na minissérie da Netflix, Olhos que Condenam. Já a trilha-sonora do filme ficou à cargo de Trevor Gureckis, responsável pela música absurdamente assustadora de Servant.

Tempo é baseado na graphic novel Castelo de Areia

Diz a lenda que, alguns anos atrás, M. Night Shyamalan recebeu de presente de Dia dos Pais uma HQ francesa chamada Sandcastle (Castelo de Areia no Brasil). O Collider publicou essa história em setembro do ano passado.

Segundo o portal, Shyamalan ficou tão encantado com a premissa da HQ que comprou os direitos do quadrinho para assim servir de partida para seu novo filme.

Lançada em 2011, Castelo de Areia é de autoria do suiço Frederik Peeters e do documentarista francês Oscar Lévy, que adaptou a HQ de uma ideia que originalmente era para um roteiro de cinema.

Capa da HQ ‘Castelo de Areia’

A perturbadora história de Castelo de Areia parece saída da série de TV Além da Imaginação ou da mente de Stephen King. Nela, um grupo de 13 pessoas fica aprisionado em uma praia onde o tempo passa aceleradamente. Em poucas horas, as crianças entram na puberdade e, logo, na vida adulta, enquanto os adultos envelhecem e os velhos morrem.

A graphic novel é direcionada para o público adulto e conta com um texto afiado e ilustrações bem realistas. No Brasil, foi publicada pela editora Tordesilhas e possui 104 páginas. 

Quem compõe o elenco de Tempo?

O elenco de Tempo é formado por alguns rostos conhecidos e outros nem tanto. Quem encabeça o filme é o ator mexicano Gael García Bernal, que interpreta Guy, um dos chefes de família que viajam até a praia onde a história se passa.

Conhecido por seus papéis em filmes como La mala educación, Diarios de Motocicleta e Babel, o ator foi confirmado no elenco em junho de 2020. Indicado a diversos prêmios relevantes ao longo da carreira, como o BAFTA e o Globo de Ouro, ele aparece ainda como um dos 25 maiores atores do século 21 em uma lista publicada pelo New York Times no ano passado.

Gael Garcia Bernal é o nome mais conhecido do elenco de ‘Tempo’

Quem interpreta Prisca, a esposa de Guy é Vicky Krieps, atriz que protagonizou o filme indicado ao Oscar Trama Fantasma, de Paul Thomas Anderson.

Os filhos do casal são vividos por Nolan River e Alexa Swinton quando crianças e ao começarem a sofrer os efeitos sobrenaturais da praia, eles são interpretados por Alex Wolff (Jumanji e Hereditário) e Thomasin McKenzie (Jojo Rabbit e Noite Passada em Soho).

Thomasin McKenzie e Alex Wolff interpretam irmãos no novo filme de M. Night Shyamalan

Haverá ainda outro casal na praia, Charles e Lisa, acompanhado por sua filha Karen. Rufus Sewell (Meu Pai) e Abbey Lee (Mad Max: Estrada da Fúria) interpretam os pais e Mikaya Fisher vive a versão criança de Karen. Eliza Scanlen de Adoráveis Mulheres e O Diabo de Cada Dia interpreta Karen mais velha.

Outros personagens que também estão na praia são vividos por Ken Leung (Inumanos), Nikki Amuka-Bird (A Lavanderia), Embeth Davidtz (O Espetacular Homem-Aranha 2), Emun Elliott (Game of Thrones) e Kathleen Chalfant (Law & Order).

Qual é a história de Tempo?

Segundo o Collider, Tempo não será fielmente baseado em Castelo de Areia, tendo a HQ servido apenas de inspiração para o filme. No entanto, a premissa do longa não sugere nada diferente do quadrinho.

Confira a sinopse oficial de Tempo:

“Breve, o visionário cineasta M. Night Shyamalan revela um novo thriller misterioso e arrepiante sobre uma família em um feriado tropical que descobre que a praia isolada onde eles estão relaxando por algumas horas está de alguma forma os fazendo envelhecer rapidamente… reduzindo suas vidas inteiras em um único dia.”

Quando estreia o filme?

Tempo, que se chama originalmente Old (Velho, em português), está previsto para chegar aos cinemas dos Estados Unidos no dia 23 de julho, depois de sofrer um adiamento provocado pela pandemia de COVID-19. O filme teria sido lançado em fevereiro de 2021 de acordo com o cronograma original.

A Universal Pictures do Brasil já anunciou que o filme estreia por aqui, embora uma data não tenha sido revelada, por enquanto. 

Assista ao trailer de Tempo:

Fique com: